Por: Helio Fernandes
Serra, Dona Dilma, Ciro, Dona Marta, o Carnaval que passou, 2010 que não verão
No Sambódromo, a maior discussão e comentário não era sobre as escolas e sim sobre o presidente. Primeiro presidente a comparecer desde 1994 (Itamar, há 15 anos), Lula deixou lamentável impressão. Sujo, gordo, maltrapilho, sem a aura que cerca os presidentes, foi totalmente ignorado.
Nem vaiado, nem aplaudido, Lula só era bajulado por Cabral e Eduardo Paes, profissionais desse tipo de comportamento, ou melhor, subservientes.
Lula deveria ter repetido os outros anos, quando nem se interessou pelos desfiles, ficou bem longe. Lula não deveria ter vindo, não deveria ter ficado, um pouco de autoestima faria muito bem a ele.
No Carnaval anunciaram nova separação de Dona Marta. Sexóloga e política, mandou fazer pesquisa para saber por que perde maridos e eleições. Marcos Valerio fará o levantamento.
No camarote do Sambódromo, na presença de Lula, alguém falou que Sergio Cabral seria o vice ideal para Dona Dilma. O governador riu, escancarado e entusiasmado.
Mas não tão entusiasmado quanto este repórter. Identificado pelo dossiê de Marcelo Alencar (papa no assunto) e pelas acusações repetidas (e não respondidas) de Marcelo Itagiba, seria ótimo. Como Dona Dilma não ganha. Serginho desapareceria.
Durante o Carnaval, Serra e Aécio falaram três vezes pelo telefone. Não têm medo de gravação. Combinado: terão encontro depois do Carnaval, que já acabou como sempre.
Mas onde se reunirão? Serra não sai de São Paulo, onde é ídolo do empresariado, que o protegeu desde que voltou das férias no Chile. Já Aécio só aceita em Minas ou no Rio.
Quem também falou muito com Serra no Carnaval foi o "disque Quercia para a corrupção". Está apavorado em não se eleger senador, mesmo (ou principalmente?) com apoio de Serra.
O Planalto-Alvorada divulga lista de vices que teriam apoio para completar a chapa com Dona Dilma. Não colocaram o nome de Requião, que votou em Lula 5 vezes. Nas 3 derrotas e duas vitórias.
Alguém estranhou a ausência nessa lista do governador do Paraná, explicaram: "O presidente Lula quer poupar Requião, que considera amigo e dos bons". Motivo: para Lula, Dona Dilma é apenas um espaço, perdido e não preenchido.
Quer dizer: poderia ou poderá ser preenchido por ele mesmo. O PT-PT que tem sido apresentado como "fervoroso adepto de Dona Dilma" nem esconde. Seu ídolo é Luiz Inacio Lula da Silva, favorito para o terceiro mandato seguido.
Aliás, Requião nunca apareceu tão por baixo. Estava no Sambódromo, quis ir cumprimentar o presidente. Barrado pelos seguranças, mandou avisar o presidente. Não obteve retorno nem autorização para entrar. Não soube se falaram mesmo com Lula.
Que tristeza. Requião parece mesmo destinado a voltar ao Senado em 2010. Já foi reeeleito, ganhando de Osmar Dias por menos de 10 mil votos. Acreditava numa vice, não acredita mais. Pelo menos voltou o bom senso.
Serra queria vir ao Sambódromo, dar complemento às boas ligações com Lula. Quando soube que Cabral e Eduardo Paes estariam, desistiu, comentando: "Segundo time, não". Às vezes Serra raciona ou aceita conselhos.
Não só no Sambódromo, mas também em Brasília, muita conversa sobre 2010. Impressão geral no PMDB e fora dele: Lula é candidatíssimo ao terceiro mandato seguido. Dona Dilma é um esconderijo onde Lula se guarda de todos.
PS - Acabado o Carnaval, exposta a fragilidade de homens e de ideais, sobra apenas Luiz Inacio Lula da Silva e sua obsessão elo terceiro mandato.
PS 2 - Vai manobrar no Congresso para obter esse terceiro mandato como FHC manobrou o segundo. Quem será o Sergio Motta de Lula?
PS 3 - Finalmente, ufa, ponto para Lula. Foi padrinho, em pleno Sambódromo, do casamento do Neguinho da Beija Flor. Este foi o grande e sensacional personagem. Por ele mesmo, sobre a vitória contra o câncer e a recuperação total, o casamento maravilhoso. Se não fosse o padrinho, Lula teria voltado a Brasília sem marcar presença no Sambódromo. Deve isso ao Neguinho, que figura.
Fonte: Tribuna da Imprensa
Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados
Em destaque
Governo e bancada ruralista se unem contra Trump e aprovam PL da reciprocidade no Senado
Foto: Divulgação/Arquivo Donald Trump 01 de abril de 2025 | 12:38 Governo e bancada ruralista se unem contra Trump e aprovam PL da recipro...
Mais visitadas
-
Eis a resposta fornecida pelo SUS. Partos podem ser realizados em qualquer hospital ou maternidade do SUS Conheça as diferentes possibi...
-
Por ANTÔNIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO Publicado em 07/03/2025 às 11:45 Alterado em 07/03/2025 às 11:45 'Todas as cartas de amor são rid...
-
or JB NO CARNAVAL com Agência Pública redacao@jb.com.br Publicado em 05/03/2025 às 07:56 Alterado em 05/03/2025 às 07:56 Dom Hélder no Car...
-
A cidade de Jeremoabo está prestes a viver um dos momentos mais aguardados do ano: a Alvorada do São João 2025. Reconhecida como a "M...
-
... Por ADHEMAR BAHADIAN agbahadian@gmail.com Publicado em 02/03/2025 às 10:34 Alterado em 02/03/2025 às 10:34 . Trump rima com Dante que ...
-
Publicado em 02/03/2025 às 08:00 Alterado em 02/03/2025 às 08:07 Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (de cinza) com entusiastas do...
-
JUSTIÇA ELEITORAL 051ª ZONA ELEITORAL DE JEREMOABO BA AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL (11527) Nº 0600425-35.2024.6.05.0051 /...
-
Quem é o responsável pelo caos na Educação de Jeremoabo? A população de Jeremoabo, especialmente pais e alunos, vive um verdadeiro estado d...
-
DESPACHO Ante ao pleito do Id 127853815, mantenho a decisão. Além de já ter sido oficiado o CREMEB (Id 127849235), já estão superados o...
-
A gestão do prefeito Tista de Deda em Jeremoabo demonstra um esforço para equilibrar a ordem pública e a valorização das manifestações cultu...