Por: Helio Fernandes
Serra, Dona Dilma, Ciro, Dona Marta, o Carnaval que passou, 2010 que não verão
No Sambódromo, a maior discussão e comentário não era sobre as escolas e sim sobre o presidente. Primeiro presidente a comparecer desde 1994 (Itamar, há 15 anos), Lula deixou lamentável impressão. Sujo, gordo, maltrapilho, sem a aura que cerca os presidentes, foi totalmente ignorado.
Nem vaiado, nem aplaudido, Lula só era bajulado por Cabral e Eduardo Paes, profissionais desse tipo de comportamento, ou melhor, subservientes.
Lula deveria ter repetido os outros anos, quando nem se interessou pelos desfiles, ficou bem longe. Lula não deveria ter vindo, não deveria ter ficado, um pouco de autoestima faria muito bem a ele.
No Carnaval anunciaram nova separação de Dona Marta. Sexóloga e política, mandou fazer pesquisa para saber por que perde maridos e eleições. Marcos Valerio fará o levantamento.
No camarote do Sambódromo, na presença de Lula, alguém falou que Sergio Cabral seria o vice ideal para Dona Dilma. O governador riu, escancarado e entusiasmado.
Mas não tão entusiasmado quanto este repórter. Identificado pelo dossiê de Marcelo Alencar (papa no assunto) e pelas acusações repetidas (e não respondidas) de Marcelo Itagiba, seria ótimo. Como Dona Dilma não ganha. Serginho desapareceria.
Durante o Carnaval, Serra e Aécio falaram três vezes pelo telefone. Não têm medo de gravação. Combinado: terão encontro depois do Carnaval, que já acabou como sempre.
Mas onde se reunirão? Serra não sai de São Paulo, onde é ídolo do empresariado, que o protegeu desde que voltou das férias no Chile. Já Aécio só aceita em Minas ou no Rio.
Quem também falou muito com Serra no Carnaval foi o "disque Quercia para a corrupção". Está apavorado em não se eleger senador, mesmo (ou principalmente?) com apoio de Serra.
O Planalto-Alvorada divulga lista de vices que teriam apoio para completar a chapa com Dona Dilma. Não colocaram o nome de Requião, que votou em Lula 5 vezes. Nas 3 derrotas e duas vitórias.
Alguém estranhou a ausência nessa lista do governador do Paraná, explicaram: "O presidente Lula quer poupar Requião, que considera amigo e dos bons". Motivo: para Lula, Dona Dilma é apenas um espaço, perdido e não preenchido.
Quer dizer: poderia ou poderá ser preenchido por ele mesmo. O PT-PT que tem sido apresentado como "fervoroso adepto de Dona Dilma" nem esconde. Seu ídolo é Luiz Inacio Lula da Silva, favorito para o terceiro mandato seguido.
Aliás, Requião nunca apareceu tão por baixo. Estava no Sambódromo, quis ir cumprimentar o presidente. Barrado pelos seguranças, mandou avisar o presidente. Não obteve retorno nem autorização para entrar. Não soube se falaram mesmo com Lula.
Que tristeza. Requião parece mesmo destinado a voltar ao Senado em 2010. Já foi reeeleito, ganhando de Osmar Dias por menos de 10 mil votos. Acreditava numa vice, não acredita mais. Pelo menos voltou o bom senso.
Serra queria vir ao Sambódromo, dar complemento às boas ligações com Lula. Quando soube que Cabral e Eduardo Paes estariam, desistiu, comentando: "Segundo time, não". Às vezes Serra raciona ou aceita conselhos.
Não só no Sambódromo, mas também em Brasília, muita conversa sobre 2010. Impressão geral no PMDB e fora dele: Lula é candidatíssimo ao terceiro mandato seguido. Dona Dilma é um esconderijo onde Lula se guarda de todos.
PS - Acabado o Carnaval, exposta a fragilidade de homens e de ideais, sobra apenas Luiz Inacio Lula da Silva e sua obsessão elo terceiro mandato.
PS 2 - Vai manobrar no Congresso para obter esse terceiro mandato como FHC manobrou o segundo. Quem será o Sergio Motta de Lula?
PS 3 - Finalmente, ufa, ponto para Lula. Foi padrinho, em pleno Sambódromo, do casamento do Neguinho da Beija Flor. Este foi o grande e sensacional personagem. Por ele mesmo, sobre a vitória contra o câncer e a recuperação total, o casamento maravilhoso. Se não fosse o padrinho, Lula teria voltado a Brasília sem marcar presença no Sambódromo. Deve isso ao Neguinho, que figura.
Fonte: Tribuna da Imprensa
Certificado Lei geral de proteção de dados
Em destaque
Bolsonaristas utilizam a tese de perseguição para rebater o golpismo
Publicado em 27 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Flávio diz que somente Bolsonaro pode vencer Lul...
Mais visitadas
-
Essa lista preliminar de secretários na administração de Tista de Deda em Jeremoabo traz a expectativa de que todos assumam com compromiss...
-
. A recente tentativa do prefeito de Jeremoabo e seu conluio de , de contestar o resultado eleitoral que favoreceu Tista de Deda parece te...
-
. Em Jeremoabo, há uma situação tensa envolvendo o descumprimento de uma determinação judicial por parte da administração do prefeito e ...
-
PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA SECRETARIA JUDICIÁRIA CERTIDÃO DE JULGAMENTO EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - 0600083-...
-
Mais um revés para o grupo de Deri do Paloma: Justiça reitera derrota e confirma legalidade da vitória de Tista de Deda. No dia 13 de novemb...
-
Divulgação - Grupos WhatsApp Nota da Redação deste Blog - Resumo da Síntese da Lide: O processo trata de uma suposta fraude à cota de ...
-
É realmente preocupante que um cidadão, ao buscar transparência e justiça no processo eleitoral, sinta-se ameaçado e precise considerar at...
-
Transposição de Carga Horária: Análise de Suposta Ilegalidade na Secretaria de Educação de JeremoaboTransposição de Carga Horária: Análise de Suposta Ilegalidade na Secretaria de Educação de Jeremoabo Em recente ato administrativo, o Pref...
-
. Nota da redação deste Blog - Prefeito Deri do Paloma Cede às Exigências Legais e Institui Comissão de Transição para Nova Gestão Após ...
-
Reincidência Eleitoral: Prefeito de Jeremoabo e Sobrinho Multados por Uso Indevido de Evento Público. Esse episódio reflete uma reincidência preocupante no desrespeito à legislação eleitoral por parte da gestão municipal de Jeremoabo. A o...