Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, junho 03, 2023

Santo Antônio era intelectual, professor de Teologia, Filosofia e Ciências. Você sabia?

Publicado em 3 de junho de 2023 por Tribuna da Internet

Santo Antônio - A história do intelectual português que se chamava Fernando

Lançada uma bela biografia de Santo Antonio

Antonio Carlos Rocha

Em todo o país, as igrejas preparam comemorações para o 13 de junho, Dia do Santo Antônio (1195-1231), padroeiro de diversas cidades do Brasil e localidades em todo o Ocidente. Poucos sabem, mas o taumaturgo (milagroso) Antônio foi professor em Lisboa e no Seminário de Coimbra, logo, ele também é nosso colega de profissão. Lecionava Teologia, Filosofia e Ciências.

Dentre as várias biografias do referido frade, há uma recente, muito boa, que aborda a vida e a obra deste grande Mestre de forma jornalística e não religiosa, como se fosse uma reportagem.

A capa registra que se trata de “Santo Antonio – A história do intelectual português que se chamava Fernando, quase morreu na África, pregou por toda a Itália, ganhou fama de casamenteiro e se tornou o santo mais querido do Brasil”, Editora Planeta, autoria do jornalista brasileiro Edson Veiga, que mora atualmente na Eslovênia.

EXCELENTE OBRA – São 208 páginas de ótima leitura. O autor, paulista de Taquarituba já trabalhou nos principais jornais brasileiros (Veja SP, Estadão. Folha SP, Uol) e depois na BBC de Londres, Rádio France Internationale e Deutsche Welle da Alemanha.

Diz o autor: “Este livro foi escrito a partir de longas pesquisas e de muitas viagens. O trabalho, ainda bibliográfico e documental, começou em 2017 (…) e transcorreu ao longo de 2018, quando vivi na Itália e percorri muitos pontos onde Antônio pregou oito séculos atrás”.

Eu e minha esposa tivemos a oportunidade, no ano passado, de estar no dia 13 de junho em Lisboa, na Igreja dele. Milhares de peregrinos e visitantes de todo o mundo ganhavam o famoso pãozinho. É o Dia Nacional de Portugal e no centro da cidade, na Avenida da Liberdade, há desfile de carros alegóricos.

GRANDE MESTRE – O professor Antônio também lecionou na Universidade de Pádua, fundada em 1222, e por seus bancos passaram nomes como Nicolau Copérnico (1451-1506), Cristóvão Colombo (1451-1506), Galileu Galilei (1564-1642) entre muitos outros.

Santo Antônio faz parte da cultura brasileira, de nossa literatura, das modinhas folclóricas, como bem disse o autor. Na década de 1970, Maria Betânia gravou a música/canção/poesia “O que seria de mim, meu Deus, sem a Fé em Antônio”.

Houve época em que entre os nomes mais populares no Brasil estavam Antônio e Antônia. E haja apelidos: Toninho, Tuninho, Tonico, Tunico, Tonho etc. E, para quem não sabe, o estudo da Onomástica faz parte dos Estudos Literários, conforme ensina mestre Aurélio em seu Dicionário Século 21: “Investigação da etimologia e transformações morfológicas dos nomes próprios de pessoas e lugares”.


Em destaque

Prefeito de Igaci é condenado por injúria e difamação contra vereador e também deve responder à queixa crime

  22/04/2024 18:15 - Justiça Por  Com assessoria O prefeito do município de Igaci, José Petrúcio Oliveira, foi condenado pelos crimes de inj...

Mais visitadas