Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, junho 03, 2023

Lula deseja um avião maior para viajar, que tenha suíte presidencial para Janja

 


Viagens internacionais de Lula já levaram Alckmin a ocupar Presidência por  quase 1 mês - Estadão

O presidente e sua mulher acham o Aerolula desconfortável

Roberto Godoy
Estadão

A pretensão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de transformar um dos dois grandes jatos A-330 da FAB no principal avião presidencial esbarra em duas dificuldades. A Força Aérea precisa da aeronave para missões de reabastecimento em voo dos seus caças, para deslocamento rápido de pessoal e para socorro médico. Além disso, o custo da conversão do Airbus para o arranjo executivo é alto.

Lula quer uma suíte presidencial com cama de casal e banheiro com chuveiro. Um gabinete de trabalho privativo, uma sala de reuniões e cerca de 100 poltronas semi-leito também entram nas demandas do presidente.

DUAS SOLUÇÕES – A Aeronáutica tem dois A330 comprados por Jair Bolsonaro (PL) em 2022 por US$ 80 milhões. Lula quer substituir o A319-ACJ, o “Aerolula”, adquirido durante seu primeiro mandato, em 2005, pelo modelo maior. O objetivo é dispor de mais espaço, maior conforto e de uma ala expandida para convidados e equipe de apoio.

Análises da área técnica têm apontado para duas soluções: adotar uma espécie de kit para mudar rapidamente a configuração do A330 ou a compra de uma terceira unidade.

A frota atual do Grupo de Transporte Especial (GTE) dispõe de um A319 para as viagens de longa distância, dois Emb-190 para as rotas regionais, jatos menores E-135 e E-145, mais dois helicópteros pesados.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Quando se fala em “Lula quer”, por favor leia-se “dona Janja quer”… As duas primeiras-damas anteriores, Marisa Letícia e Rosemary Noronha, viajavam numa boa no Aerolula, um Airbus de porte médio. Mas dona Janja sentiu-se diminuída pela falta de uma suíte presidencial que esteja à altura de sua vaidade e condição, já que hoje Lula se sente “um socialista refinado”, quando na verdade ele não passa de um “socialista destilado”, digamos assim. (C.N.)

Em destaque

Tista de Deda., documentando também o fim da novela Idalécio que ficou onde sempre esteve.

Essa foto fala mais do que mil palavras, e a prova da força e da união em torno do pre-candidato Tista de Deda. Documentando também o fim da...

Mais visitadas