Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, junho 10, 2023

Promessas de Lula na campanha não saíram do papel e os problemas se agravam

Publicado em 9 de junho de 2023 por Tribuna da Internet

Primeira tarefa será acabar com filas do INSS, afirma Carlos Lupi

INSS precisa de recursos para acabar as filas, alega Lupi

Elio Gaspari
O Globo/Folha

Ao assumir a presidência, Lula disse que acabaria com a “vergonhosa fila do INSS”. Nela há mais de um milhão de pessoas esperando perícias médicas para receber benefícios. Desde o dia em que ele anunciou esse desejo a fila cresceu 13% com cerca de 500 mil pessoas.

Em fevereiro o ministro Carlos Lupi, da Previdência, anunciou um mutirão capaz de fazer com que, ao final do ano, todos os pedidos sejam analisado em até 45 dias. A primeira metade do ano está terminando e Lupi informa que a promessa só poderá ser cumprida se lhe derem mais recursos.

DESENROLA – Em janeiro o governo reiterou a promessa de campanha de Lula, para permitir a renegociação das dívidas de milhões de pessoas penduradas no Serasa por dívidas de até R$ 2.600. O programa ganhou até um nome bonito: Desenrola.

Em março, Lula disse que “outra coisa importante que está para ser anunciada é o Desenrola. Está pronto, acho que na semana que vem nós vamos poder anunciar”. Em abril, sem ter anunciado coisa alguma, Lula retomou o tema, em tom de cobrança:

“Eu lembro que dizia na campanha que, se a gente não fizer, dá a impressão de que a gente está enrolando o povo. Como o programa chama Desenrola, Haddad, eu queria que você, a sua equipe, fizesse uma conversa na Casa Civil, preparasse esse programa para gente lançar. Por mais dificuldade que a gente possa ter, tem que ter um começo. E nós precisamos lançar esse programa para ver se a gente termina com a dívida que envolve quase 60 milhões de pessoas que estão se endividando no cartão de crédito para comprar o que comer. Não tem sentido. vamos desenrolar, pelo amor de Deus. Vamos desenrolar aí”.
Mas o Desenrola continua patinando, porque o juros que cobra, de 1,99% ao mês, é alto demais.

Em destaque

Polícia prende suspeito de participar de ataque a assentamento do MST em SP

  Foto: Reprodução/TV Globo Ataque a assentamento do MST em Tremembé (SP) deixa dois mortos e seis feridos 11 de janeiro de 2025 | 20:31 Pol...

Mais visitadas