Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, junho 05, 2023

Planalto se desespera e tenta sabotar Lira, armando uma jogada altamente arriscada

Publicado em 4 de junho de 2023 por Tribuna da Internet

CONTRA-ATAQUE - Arthur Lira: tentativa de acertos com PL, União Brasil e até PSDB para neutralizar a nova frente

Lira está sob ataque, mas confia em seu poder de liderança

Marcela Mattos
Veja

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), acredita que vem sendo alvo de uma investida do Palácio do Planalto para sabotar a ascendência que ele tem sobre os deputados. Ainda sem uma base robusta no Congresso, o governo passou a procurar aliados de primeira hora de Lira para oferecer cargos e verbas e convidar para reuniões exclusivas.

As aproximações se dão de maneira direta com os parlamentares, contrariando a prática instaurada durante o governo de Jair Bolsonaro, quando essas definições passavam primeiramente pelo mandachuva da Câmara. Na gestão anterior, era Lira quem concentrava as demandas relativas às emendas, o que, na prática, fazia com que os deputados dependessem dele para destravar as verbas federais.

PRIMEIRA INVESTIDA – Por essa avaliação, o primeiro movimento para esvaziar o poder de Lira teria acontecido com os ataques ao chamado orçamento secreto, verba bilionária que o presidente da Câmara manejava no governo Bolsonaro.

Durante a campanha, Lula se referia às emendas de relator como “podridão”. A medida acabou declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), numa votação vista por deputados do Centrão como resultado da ingerência do presidente da República.

Sem a verba, a Câmara passou a cobrar o domínio sobre os recursos remanescentes do orçamento secreto de Bolsonaro – cerca de 10 bilhões de reais que foram destinados aos ministérios. No entanto, os congressistas dizem que há uma priorização das verbas a aliados dos “donos” dessas pastas, como Integração Nacional e Cidades, mantidos sob a ingerência de senadores.

MAIS ATROPELO – De mãos vazias, o presidente da Câmara ainda se vê alvo de um “atropelo” por parte do Planalto, com uma aproximação feita diretamente no varejo e sem passar por ele.

Exemplo disso aconteceu recentemente, quando o secretário de Assuntos Parlamentares e braço-direito do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Valmir Prascidelli, ofereceu um cargo no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a um aliado de Lira. “Conversa antes com o Arthur”, respondeu o convidado.

Da mesma maneira, Padilha e o líder do governo na Câmara, José Guimarães, chamaram quatro líderes partidários para uma reunião com Lula, da qual o presidente da Câmara não participaria. Os deputados, então, informaram sobre o convite ao deputado alagoano, e a reunião acabou não acontecendo.

BOICOTE TOTAL – “Na prática, estão querendo tirar todo o fluxo que antes ficava com o Arthur e concentrá-lo na Secretaria de Relações Institucionais”, resume um líder partidário.

Como mostra reportagem de VEJA desta semana, Lira atualmente tem uma considerável ascendência sobre cerca de 300 deputados.

Em meio à irritação por falta de espaço, e sob o comando do chefe da Câmara, o time está disposto a pressionar o governo em diferentes frentes até conseguir mais influência na Esplanada dos Ministérios.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Lula está dando um passo em falso, perigosíssimo. Os deputados do Centrão sabem que não podem confiar nos petistas, estão ressabiados com o boicote a Lira, que tem se revelado um líder de grande competência. Pode-se discordar dele e de seus métodos, mas não há dúvida de que sua liderança chega a ser maior do que a de Eduardo Cunha. Está evidente que esse boicote a Lira não vai funcionar. (C.N.)


Em destaque

NOTA À IMPRENSA

 NOTA À IMPRENSA A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que está colaborando com as investigações da Polícia Federal em relação à oper...

Mais visitadas