Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, junho 02, 2023

Operação da Polícia Federal agrava a tensa relação de desconfiança entre Lula e Lira

Publicado em 2 de junho de 2023 por Tribuna da Internet

Dino: governo colocou fim à espetacularização no combate à corrupção -  Jornal Regionalidades

Após a operação, Dino correu para acalmar Arthur Lira

Bruno Boghossian
Folha

A Polícia Federal amanheceu na porta de um auxiliar de Arthur Lira nesta quinta-feira (1º). A operação mirava uma suspeita de desvio de dinheiro público com verba de emendas parlamentares. Horas mais tarde, ainda antes do almoço, o deputado chamou o ministro da Justiça à residência oficial da presidência da Câmara para uma conversa.

Não é preciso saber o que foi dito no encontro para medir a tensão que a operação acrescenta à convivência de Lira com o governo. Aliados do presidente da Câmara tratam o momento da batida como uma armação do governo, que controla a PF. Já Flávio Dino só foi à casa do deputado porque precisava amortecer o risco que essa convicção representa.

RELAÇÃO EM CRISE – A semana agravou o que já era uma relação de desconfiança. Lula e Lira parecem reconhecer um ao outro como personagens que cumprem acordos, mas também têm poder suficiente para ameaçar a sobrevivência de adversários. Lula quase perdeu toda a Esplanada dos Ministérios, e Lira viu o cerco da polícia.

Os sinais emitidos pelos dois lados apontam, por enquanto, para um pacto de não destruição. Depois de ser emparedado pelo centrão, Lula disse que poderia até avaliar a entrega de um ministério para o grupo de Lira. Depois de conversar com Dino, o presidente da Câmara disse que a operação da PF não o atingia e nem era uma provocação.

Os dois podem ter, a partir de agora, um acerto baseado em termos bem definidos, mas não uma aliança de fidelidade plena.

RISCOS PERMANENTES – O perigo para ambos é que políticos que convivem com riscos permanentes à própria sobrevivência podem acabar preferindo usar o poder que têm para se proteger, sufocar ameaças ou provocar explosões em massa.

Eduardo Cunha só rompeu com Dilma Rousseff, em julho de 2015, depois de saber que a Procuradoria-Geral da República havia conseguido um depoimento que o incriminava. O então presidente da Câmara acreditava num conluio do governo com Rodrigo Janot para derrubá-lo.

“Todo mundo ia atirar. E todo mundo iria morrer”, escreveu Cunha.


Em destaque

Consórcio é ferramenta financeira poderosa para potencializar negócios, diz especialista; entenda

                                                Foto Divulgação Consórcio é ferramenta financeira poderosa para potencializar negócios, diz ...

Mais visitadas