Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, junho 04, 2023

EUA ameaçam um ‘conflito devastador’ por Taiwan e general chinês diz estar ‘pronto’

Publicado em 3 de junho de 2023 por Tribuna da Internet

General chinês Jing Jianfeng respondeu de imediato

Nelson de Sá
Folha

Chefes militares de Washington e Pequim tomam as manchetes na China, mas recebem menos atenção nos Estados Unidos. No New York Times, sem destaque, ao menos num primeiro momento, “Chefe de Defesa dos EUA promete manter ações militares perto da China”, durante fórum com ministros de Defesa, inclusive da China, em Cingapura, o Diálogo Shangri-la.

Fez mais que isso, segundo a Bloomberg, mostrando que, enquanto o general Lloyd Austin falava, navios de guerra americanos atravessavam o estreito. “Não se engane: o conflito no estreito de Taiwan seria devastador”, disse ele.

REAGE A CHINA – Nas manchetes do South China Morning Post ao portal Guancha, privados e mais rápidos na cobertura, a “reação” do general Jing Jianfeng:

“O exército chinês está preparado para defender a reunificação e integridade territorial da China a qualquer momento.”

O quadro foi diferente em relação à guerra na Ucrânia, com ator inesperado. Foi um dia após o secretário de Estado dos EUA adotar “tom triunfante” contra a Rússia, segundo o NYT, e alertar contra planos de cessar-fogo que “puniriam a vítima”, citando Brasil e China.

UM PLANO DE VERDADE – Na manchete do Lianhe Zaobao, principal jornal em chinês de Cingapura, o ministro da Defesa da Indonésia, um dos maiores emergentes neutros em relação ao conflito, “emitiu declaração pedindo cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia para iniciar negociações de paz”.

Diferente de Brasil e China, Prabowo Subianto apresentou um

plano de fato: retirada dos soldados por 15 quilômetros dos dois lados; criação de zona desmilitarizada; implantação imediata de manutenção de paz pela ONU; referendo da ONU nos territórios ocupados.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Enquanto Lula tenta tirar onda, o ministro da Indonésia um plano de paz de verdade, algo que possa dar margem ao início de uma discussão, neste execrável mundo cão em que vivemos, não é mesmo? (C.N.)


Em destaque

Prefeito de Igaci é condenado por injúria e difamação contra vereador e também deve responder à queixa crime

  22/04/2024 18:15 - Justiça Por  Com assessoria O prefeito do município de Igaci, José Petrúcio Oliveira, foi condenado pelos crimes de inj...

Mais visitadas