Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, junho 01, 2023

Dallagnol é intimado a depor à Polícia Federal sobre acusações a TSE e STF

Publicado em 1 de junho de 2023 por Tribuna da Internet

Deputado cassado Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados — Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Deltan Dallagnol precisa manter a calma, mas está difícil

Isabela Camargo
GloboNews

A Polícia Federal intimou nesta terça-feira (30) o deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) a prestar depoimento em um inquérito da corporação que tramita em Brasília. O documento não cita o teor da investigação. Dallagnol deve ser ouvido de forma remota na tarde da próxima sexta-feira (2). A assessoria do parlamentar confirmou o recebimento da intimação, mas disse não saber o motivo da convocação.

A GloboNews apurou que, na pauta, estarão declarações dadas pelo deputado e ex-procurador da operação Lava Jato sobre supostas “motivações políticas” de ministros das cortes superiores para a cassação de seu mandato.

DECISÃO UNÂNIME – A decisão do TSE, na última semana, foi unânime. Por 7 votos a 0, a Corte entendeu que Deltan Dallagnol tentou burlar a Lei da Ficha Limpa parra concorrer nas eleições de 2022.

O deputado já foi notificado pela Câmara dos Deputados para prestar defesa e indicou que deve recorrer da decisão no próprio TSE e no Supremo Tribunal Federal.

Dallagnol nega irregularidades no ato de ter pedido demissão do Ministério Público para, meses depois, se candidatar à Câmara. O TSE avaliou que, ao fazer isso meses antes do prazo limite, Dallagnol garantiu o arquivamento de investigações que, se concluídas, poderiam torná-lo inelegível.

DALLAGNOL ACUSA – No último dia 24, Dallagnol afirmou em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo” que o relator da cassação do seu mandato no TSE, ministro Benedito Gonçalves, teria articulado o resultado em troca de uma possível vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

“O ponto de partida são as duas vagas que estão abertas para serem preenchidas no STF [Supremo Tribunal Federal], ambicionadas por ministros que estavam lá [no TSE], seja para ocupá-las, seja para indicar quem as ocupasse”, afirmou Deltan, segundo a Folha.

A declaração levou a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) a emitir uma nota de repúdio à conduta do deputado cassado. A entidade classificou a afirmação com um “ataque pessoal” ao magistrado e disse que a conduta é “inadmissível.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Dallagnol está perdendo a calma. Deveria se manter impassível e responder às acusações na forma da lei, que lhe é favorável. Mas tem perdido a linha, voltou a fazer acusações contra os ministros do TSE e fez críticas ao ministro do STF Gilmar Mendes. Infantilmente, aceitou ir ao programa Roda Viva, que se tornou reduto petista. Desse jeito, fica difícil reverter uma cassação absolutamente ilegal. (C.N.)


Em destaque

2º Congresso Brasileiro de Direito Municipal

.

Mais visitadas