Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, junho 12, 2023

Riqueza cultural de Itabaiana: nas pegadas de Santo Antônio Fujão

 em 12 jun, 2023 4:00


Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Desde que o titular deste espaço, ao lado da esposa, se preparou e resolveu percorrer o Caminho de Santiago Compostela (Espanha), de lá para cá, após a experiência única, procurou (e procura) conhecer outros caminhos, principalmente no Brasil.

Neste período, teve a grata surpresa de conhecer Ancelmo Rocha, um engenheiro e empresário sergipano radicado em Salvador. Um peregrino que conhece muitos caminhos pelo mundo, inclusive o de Santiago de Compostela, e também no Brasil. Ancelmo, ao lado de outros peregrinos, deixaram suas lembranças no belo Livro “Uma década no Caminho de Santiago de Compostela.”



Caminho de Santo Antônio Fujão

Ancelmo Rocha é o responsável, pela recuperação da lenda do Santo Antônio Fujão em Itabaiana, que teve os primeiros passos na gestão de Valmir de Francisquinho (com o plantio da 1ª quixabeira) é hoje, na gestão de Adailton Sousa é uma realidade consolidada atraindo peregrinos de várias partes, não só de Sergipe. Ancelmo Rocha e Massilon Silva eternizaram a lenda na literatura de cordel “A Saga de Santo Antônio Fujão”.

Ontem, 11, foi realizada mais uma Caminhada saindo da Capela no Vale do Jacarecica em Itabaiana, passando pelo povoado Agrovila (uma área linda onde os itabaianenses produzem hortaliças) e, depois de percorrer, pouco mais de 10kms, chega a Igreja Matriz de Santo Antônio, na sede do município. Ontem também foi replantada (em frente a Igreja Matriz onde tem um monumento de Santo Antônio Fujão) uma Quixabeira, mais uma das lendas da fundação de Itabaiana. Ao lado da esposa, o titular deste espaço fez toda caminhada e comprovou, não só a grande participação dos fiéis, mas também a beleza do caminho.

Um resumo da lenda do Santo Antônio Fujão:

“Com a ascensão de duas povoações – o arraial de Santo Antônio e a Caatinga de Aires da Rocha, em 1665 surge a Irmandade das Santas Almas do Fogo do Purgatório da Capela de Itabaiana, adquirindo a posse do terreno conhecido como Caatinga de Aires da Rocha que antes pertencia ao vigário Sebastião Pedroso de Góis, vigário geral de Sergipe e da Matriz de São Cristóvão à época.  Em 09 de Julho de 1675, compra-se o terreno na Caatinga de Aires da Rocha por 60$000 (sessenta contos de réis) e a igreja passa ao status de Matriz da Freguesia de Santo Antônio e Almas de Itabaiana com fundação no dia 30 de Outubro de 1675. Por conta disso, a imagem de Santo Antônio é transferida da Capela (atual Igreja Velha) a nova Igreja.

A lenda do Santo Antônio fujão explica-se no fato de que todas as noites a imagem do santo saia da Capela e vinha em direção a Caatinga de Aires da Rocha, se mantendo no tronco de uma quixabeira situada ao lado direito do local onde existe a Matriz. Os fiéis encontravam a imagem pois, segundo contam, os rastros dos passos de Santo Antônio eram vistos em todo o caminho até o pé da quixabeira. Todos os dias o levavam de volta em procissão a capela, mas no dia seguinte, o santo estava novamente embaixo da quixabeira. Com a construção do novo templo, o santo nunca mais fugiu.”  Fonte: Wanderlei de Oliveira Menezes.

 Caminho da Irmã Dulce dos Pobres: De Itabaiana a Salvador

O andarilho Ancelmo Rocha é um baluarte da cultura através do turismo religioso. Sabendo da ligação da Santa Irmã Dulce, com Itabaiana e o trabalho social realizado em Salvador, ele criou um caminho para homenagear Santa Irmã Dulce dos Pobres, que percorre pouco mais de 400 kms de Itabaiana a Salvador.

As trilhas ligam os estados da Bahia e Sergipe e têm início na Maternidade São José, na cidade de Itabaiana, local onde aconteceu o primeiro milagre da Santa brasileira, inclusive onde foi erguida uma enorme estátua da Santa. Inspirado no Caminho de Santiago, o Caminho da Irmã Dulce também tem totens e setas indicando as trilhas para os peregrinos. Sobre este caminho o blog vai discorrer em outro artigo.

O ponto de chegada, em Salvador, é o Santuário de Santa Dulce dos Pobres, situado no Largo de Roma. Um grupo de peregrinos de vários Estados brasileiros já percorreram, no ano passado, todo o roteiro nas trilhas baianas e agora, no final deste mês, mais um grupo vai fazer o Caminho pelas trilhas sergipanas.

Segundo Ancelmo da Rocha, criador do Caminho Santa Dulce dos Pobres, ele está totalmente baseado nos quatro pilares que nortearam a vida e as obras da Santa. Ancelmo destaca o Poder da Fé; a força transformadora do Amor; o servir aos marginalizados da sociedade, com a sua Caridade e a porta sempre aberta da Hospitalidade, como esses pilares. (Fonte jornal A Tarde).

Itabaiana e o turismo religioso

Parabéns a Prefeitura de Itabaiana e a Igreja Católica do município por abraçarem o turismo religioso algo que cresce em todo o mundo. E um aplauso especial do blog para ao destemido andarilho Ancelmo Rocha que não mede esforços para colocar na prática as palavras de Cervantes que ele sempre destaca:

“Quando se sonha sozinho

é apenas um sonho.

Quando se sonha juntos

É o começo da realidade”.

 

Saúde, vida longa e recuperação Uma conhecida sergipana da coluna entrou em colapso psíquico na última sexta feira em Brasília, devido ao desgaste matrimonial. O marido, médico, que anda cheio de demandas na capital federal, confessou que está exaurido da situação, mas vai ser solidário ao momento da moça. Por respeito à saúde mental das pessoas o nome do casal será preservado. O blog deseja saúde, vida longa e pronta recuperação, pois quando se trata de saúde as diversidades ideológicas passam longe. O nome disso? Empatia.

 

 

Um exemplo de relação institucional Pela segunda vez este ano o prefeito Adailton Sousa esteve com o governador Fábio Mitidieri. No encontro do registro acima, fez questão de ir pessoalmente convidar Mitidieri para a Festa dos Caminhoneiros. Dois jovens que estão que estão fazendo a boa política. Adailton tem se destacado a cada dia que se passa pela boa política que tem feito, tanto com aliados quanto com adversários.

 

 

 

Lagarto: MP investiga Rafaela Ribeiro por suposta prática de uso indevido da máquina pública Deu no RegionalSE: O MP Eleitoral investiga uma denúncia de utilização da máquina pública para fins eleitorais em Lagarto. A investigação está ligada ao agrupamento da prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro. O promotor eleitoral Maurício Gusmão iniciou a investigação após receber uma denúncia encaminhada pelo Ministério Público Estadual. De acordo com a denúncia, a sobrinha do Deputado Federal Gustinho Ribeiro, Rafaela Ribeiro, atual secretária chefe de gabinete da prefeitura de Lagarto “está usando da máquina pública para fazer campanha antecipada para prefeita”, conforme diz o trecho da denúncia.

Campanha antecipada E continua a matéria: “A denúncia ainda relata que “Rafaela estaria participando de ações que não condizem com a função e que funcionários fantasmas da prefeitura estariam sendo pagos para fazer campanha antecipada, divulgar e debater a imagem da secretaria em redes sociais (WhatsApp e Instagram), o que pode ser considerado uso indevido da máquina pública. Se as condutas praticadas forem comprovadas e suficientemente graves pode ensejar a inelegibilidade da pré-candidata do agrupamento. Uma fonte ligada a gestão confirmou que a Prefeita Hilda Ribeiro, já foi notificada oficialmente.”

Japaratuba 164 anos: inauguração da sede da Prefeitura com uma justíssima homenagem E ontem, 11, no fim da tarde, foi inaugurada a sede da Prefeitura Municipal de Japaratuba, com uma justa homenagem ao político e conselheiro do TCE/SE, já falecido, Reinaldo Moura, que foi um dos que mais fizeram não só pelo município, mas por toda a região. A inauguração fez parte de uma programação repleta de eventos em comemoração aos 164 anos de emancipação política de Japaratuba. Parabéns a prefeita Lara Moura, ao esposo dela André Moura e a deputada federal Yandra Moura. Toda homenagem ao “Rei” é justa e benvinda. Ele fez muito por Sergipe.

O magistrado, escritor e poeta Anselmo Oliveira prepara mais um lançamento de mais um livro para a próxima quinta-feira, dia 15. O Poemário Boêmio, é uma homenagem a primeira obra do imortal da Academia Sergipana de Letras, lançado há 42 anos. A Editora Colosso é responsável pela coletânea. O lançamento acontece no Restaurante do Quality Hotel Aracaju, a partir das 19h.

INFONET

 

Em destaque

PSB quer apoiar Lula disputando a reeleição com Alckmin de vice

Publicado em 15 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Siqueira diz que Alckmin deve ser mantido na chap...

Mais visitadas