Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, junho 02, 2023

Gruta do Capim Branco. Setur vende roteiro sem estrutura e com risco

 em 2 jun, 2023 4:01

  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


E ao ter acesso a uma revista de bordo (Gol), o blog ficou surpreso com a divulgação do “Sergipe é o país do forró” pela Secretaria de Turismo. Também, em outra página, vários roteiros conhecidos como São Cristóvão, Croa do Goré, Ilha Mem de Sá, praia do Saco, Foz do Rio São Francisco, Rota do Cangaço, Cânions de Xingó e “Gruta do Capim Branco”. Sobre os festejos juninos é bom que no próximo ano se faça tal publicidade após o Carnaval com planejamento e não em cima da hora.

PUBLICIDA

Como se diz aqui no Nordeste “Mal me pergunte”: por que divulgar a “Gruta do Capim Branco” se nenhuma agência de turismo receptivo vende este roteiro? E nem mesmo os Guias de Turismo a conhecem!

Não seria o momento da SeTur, na intenção de divulgar estes locais, criar um Famtour com agências de Receptivo e Guias de Turismo para divulgar novos roteiros para quem executa, antes de colocar na prateleira?

E, curioso, o titular deste espaço foi perguntar aos historiadores e pessoas da área turística e teve acesso, através de uma guia, de um estudo feito por um grupo competente em cavernas, o espeleoturismo, sobre o que é o “atrativo turístico” Gruta do Capim Santo. A análise feita por Elias Silva – ONG Centro da Terra:


“Essa gruta, o Centro da Terra registrou em 2015 nas bases de dados espeleológicos nacionais (Sociedade Brasileira de Espeleologia e ICMBio/CECAV) com o nome que é conhecida pelos moradores mais antigos “Casa do Caboclo”. Por questões religiosas/discriminatórias absurdas, vem sendo chamada por outros nomes simplesmente porque o nome original tem origem na umbanda, pois há relatos de que desde décadas passadas foi utilizada por praticantes dessa religião de matriz africana, como local de oferenda.

Divulgar como se fosse um atrativo turístico é de um tamanho erro que acaba desqualificando a pasta de turismo e mostrando despreparo técnico. Além de não ser um produto turístico, pois não está estruturado para receber visitação e sequer há guias de turismo qualificados em espeleoturismo suficientes para atender uma possível demanda, essa caverna é tecnicamente considerada uma área de alto risco, tanto geológico como biológico.

Alto risco de desabamentos

Por ser formada em arenito, há alto risco de desabamentos, prova disso são as 5 claraboias existentes no teto, formadas por colapso de rochas. Já o risco biológico se dá pelo contágio de fungos presentes nas fezes dos morcegos que usam essa caverna como abrigo.

Infelizmente, o turismo em Sergipe funciona de maneira excelente nas divulgações em revistas e afins. Investe-se em divulgação, mas pouco ou nada em qualificação de profissionais e infraestrutura nos locais. Divulga-se potenciais como se já fossem atrativos. É por esse modo de conduzir o turismo em Sergipe que estamos com alta degradação nas trilhas, riachos e cachoeiras, pois se divulga tanto essas áreas naturais que a cada ano cresce o turismo de massa predatório em áreas naturais e nada se faz para estruturar essas áreas.”

O mais sensato, segundo alguns guias de turismo consultados, quando criar novos roteiros, é que fossem incluídos os guias de turismo e as agências de receptivo. Colocar na prateleira um roteiro subentende-se que os prestadores de serviço Turístico têm conhecimento do destino. Parece que falta humildade para alguns, para primeiro arrumar a casa e depois fazer a recepção. Neste caso, trabalhar o roteiro criado com quem executa pra depois divulgar.

Obs: o leitor não pense que o blog torce pra dar errado a gestão do turismo em Sergipe. Pelo contrário, quem torce pra dar certo faz a critica mostrando o erro e o caminho correto como foi no caso acima. O blog continuará atento…

 

Nau à deriva Na próxima semana, o blog irá publicar os bastidores da reunião geral do clero da arquidiocese de Aracaju que foi realizada ontem. O blog teve acesso a todos os detalhes e conclui: arcebispo e seus asseclas ridicularizados com gargalhadas sinalizam que o rei está nu e a nau está à deriva.

 Anúncios do Governo Federal demonstram atenção especial a Sergipe Sergipe recebeu esta semana uma atenção mais que especial do Governo Federal, com as visitas de dois ministros para entregar produtos e serviços fundamentais para o desenvolvimento d o Estado. Flavio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, esteve em Aracaju na segunda-feira (29), e Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, na terça-feira (30), para fazer anúncios e entregas e assinar acordos que beneficiarão os sergipanos.

Trabalho de Márcio Macêdo como “embaixador” sergipano A atenção que o Governo Federal tem dado a Sergipe é fruto do trabalho desenvolvido pelo ministro Márcio Macêdo, que em cinco meses de atuação vem cumprindo a promessa de ser o embaixador do Estado junto ao Governo Federal. Na qualidade de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio tem mantido excelente relação institucional com o governador do Estado e prefeitos da capital e do interior, e tem recebido com frequência em seu gabinete porta-vozes das mais variadas demandas dos sergipanos.

Trabalho de Márcio Macêdo como “embaixador” sergipano II As entregas feitas esta semana pelo Governo Federal revelam que o trabalho do ministro Márcio Macêdo como embaixador sergipano está dando resultados. Das mãos do ministro Flávio Dino, que lançou em Sergipe o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), foram recebidas, entre outros equipamentos, 12 viaturas destinadas ao combate à violência contra a mulher. Será um reforço ao Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) no cumprimento da Lei Maria da Penha. Dino também assinou um protocolo para criar, no Estado, a Casa da Mulher Brasileira, com um pacote de medidas voltadas ao acolhimento das mulheres sergipanas.

Segurança alimentar O combate à fome no Estado foi o foco das medidas anunciadas na terça-feira pelo ministro Wellington Dias. O titular do MDS assinou protocolo com o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju para desenvolver ações locais do Plano Brasil sem Fome. O objetivo é a consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e a inclusão socioeconômica da população mais vulnerável. Cerca de R$ 15 milhões serão destinados para a assistência em todo o estado.

Segurança alimentar II Com o mesmo objetivo de combater a fome, o MDS assinou um aditivo do convênio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Leite e firmou um termo de compromisso para execução dos recursos do PAA na modalidade Doação Simultânea. Isso significa que os alimentos adquiridos da agricultura familiar pelo PAA serão doados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

A política em São Francisco está fervilhando, mesmo faltando 1 ano e 4 meses para as eleições municipais O blog ouviu a prefeita Alba Nascimento que disse que não foi procurada por nenhum nome do agrupamento para se colocar como pré-candidato a prefeito. Ela afirmou que essa escolha se dará através do diálogo, ouvindo todos os integrantes do grupo e, principalmente, a população. “Temos um agrupamento forte, com excelentes nomes, é que, no momento certo, irá oficializar o nome que disputará o pleito municipal. Mantenho como prioridade a minha gestão, buscando novas conquistas e benefícios para o nosso povo”, garantiu a gestora, que lidera a situação em São Francisco desde que se elegeu para o primeiro mandato.

Em entrevista ao Poder 360, Laércio analisa cenário político e diz que Senado pode alterar arcabouço fiscal Em entrevista ao Poder 360 na quinta-feira (1º), o senador Laércio Oliveira (PP-SE) analisou o cenário político e comentou as dificuldades que o governo vem enfrentando nas principais votações no Congresso Nacional.

Momentos tensos e intensos “Estamos vivendo momentos tensos e intensos que não têm nenhuma necessidade. Mas isso é fruto da desorganização que existe na relação entre o Executivo e os deputados e senadores. Vemos um ambiente de grande incerteza em todas as propostas. Os parlamentares têm que que ser bem recebidos pelos ministros, com um diálogo entre a base aliada e a oposição. Espero que os últimos episódios tenham trazido clareza de que o governo precisa de uma relação mais dinâmica com o Congresso e facilite a discussão dos temas que virão, como a Reforma Tributária e o novo arcabouço fiscal”, explicou.

Assunto liquidado indicação STF Em uma previsão sobre a pauta do Senado, Laércio disse acreditar na aprovação do nome indicado pelo presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal, o advogado Cristiano Zanin. “Percebo que este assunto é liquidado”, revelou. Laércio Oliveira ainda manifestou que o Senado pode alterar o projeto de arcabouço fiscal, já aprovado na Câmara dos Deputados.

Recursos para os gastos “A regra precisa mostrar de onde virão os recursos para os gastos que o Brasil precisa. As despesas precisam ser contidas respeitando as exceções propostas para os incentivos fiscais e as políticas sociais. Mas eu percebo nos números que existe muita gordura nos gastos. E não vejo uma porta de saída para a arrecadação. A equação não está fechando. Não é realista a previsão e a gente precisa discutir aqui no Senado”, disse Laércio.

Margem Equatorial O senador sergipano voltou a defender a exploração de petróleo e gás natural na Margem Equatorial, área que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte. E criticou as exigências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a realização de novos estudos no litoral norte do país.

Crítica construtiva “Eu acabei de fazer um discurso no Plenário do Senado que faço uma crítica construtiva ao comportamento dos órgãos ambientais do país. Sou um ferrenho defensor do equilíbrio nesta relação [entre o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente]. Agora, a margem equatorial enfrenta um problema seríssimo com a polêmica no Ministério do Meio Ambiente na região Norte, da ministra Marina Silva. Por um posicionamento tomado pelo Ibama, as empresas se afastam do país, atravessam o mar, e se instalam do outro lado, na Guiana, e começam um processo de exploração de uma riqueza que também é nossa”, explicou. Veja a entrevista completa em https://www.youtube.com/watch?v=gbPLKRtZmhk

Banca do Careca será revitalizada A histórica Banca do Careca, como era conhecido Gervásio dos Santos, localizada na Praça Olímpio Campos, passará por revitalização e novamente abrirá as portas. Isso é o que pretende o psicólogo Max Prejuízo, neto do Careca. “Por conta de sua luta por uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos, o meu avô foi perseguido, preso e sofreu a violência da ditadura militar implantada a partir do golpe de 1964. Durante a famigerada “Operação Cajueiro”, ainda criança, presenciei o sofrimento de toda a minha família com meu avô sendo preso, processado e demitido dos Correios. A falta de emprego fez com que ele fosse vender jornais pelas ruas da cidade para o sustento de todos nós. Depois, com muita luta, conseguiu se estabelecer com uma banca de jornais e revistas, a Banca do Careca”, disse Max.

Resgate histórico e cultural Consciente do desafio que tem pela frente para reabrir uma banca de jornais e revistas, diante da adaptação dos títulos e publicações para o ambiente digital, Max acredita que além de homenagear o seu avô, a reabertura da banca é um regaste histórico e cultural, pois “ali se reuniam políticos, intelectuais, seus companheiros e camaradas que compartilhavam do grande sonho, muitos deles também perseguidos, presos, processados, mas que seguiram firmes na luta por um bem maior: o combate a ditadura militar e a busca pela democracia”.

Documentário Max adianta que um documentário sobre a vida do seu avô é outro projeto em andamento, junto com os amigos do Careca, e que a banca virá com um novo formato. Além dos jornais e revistas característicos de uma banca, a intenção é tornar a Banca do Careca um espaço aconchegante para se tomar um café, ler um bom livro, fazer rodas de leitura, saraus, um espaço democrático e de livre pensamento como Gervásio sempre sonhou.

Bigode do Santa Maria é empossado como vereador na CMA José Américo dos Santos Silva, conhecido como Bigode do Santa Maria (PSD) foi empossado ao cargo de vereador na Câmara Municipal de Aracaju, na quinta-feira, 01. A posse ocorreu no gabinete da presidência da Câmara. Bigode assume o lugar de Zezinho do Bugio (Sem partido), após o vereador ter sido afastado das atividades da Câmara pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). Toda matéria da Infonet aqui.

Reformar a Casa  de Cultura Sílvio Romero é  preservar nossa história”, diz Sérgio Reis A Casa de Cultura Sílvio Romero será reformada e passará a sediar a Academia de Letras de Lagarto. A solenidade ocorreu ontem, 01. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural, o espaço já funcionou como grupo escolar. Ao lado do governador Fábio Mitidieri, o secretário de Representação do Estado de Sergipe, Sérgio Reis, destacou a importância histórica e cultural do prédio.

Quase 100 anos “São quase cem anos do prédio da Casa Sílvio Romero, que se confunde com a história de Lagarto. Essa ordem de serviço representa a preservação de nosso patrimônio. Agradeço ao deputado federal Fábio Reis, pela emenda, e ao Governo de Sergipe pela parceria. Reformar a Casa de Cultura Sílvio Romero é preservar nossa história”, disse.

Contribuição cultural Localizado na Praça do Rosário, o prédio passará por reforma orçada em  R$ 3,3 milhões. Parte do valor foi assegurado por emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis e a gestão estadual, por meio da Secretaria de Turismo, irá complementar. “O lagartense Sílvio Romero terá uma estrutura de acordo com sua contribuição cultural para Lagarto e para Sergipe”, reforçou Sérgio.

 Sílvio Romero Nascido em Lagarto, Sílvio Romero foi jornalista, folclorista, professor e historiador da literatura brasileira. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, sócio-correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e de diversas outras associações literárias,  foi deputado provincial e depois federal pelo Estado de Sergipe durante o governo de Campos Sales.

FNP O prefeito de Aracaju, que preside a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, está em João Pessoa para cumprir agenda pela entidade municipalista. A primeira reunião do gestor de Aracaju na capital paraibana ocorreu na manhã da quinta-feira, 1º, quando foi recepcionado pelo governador do Estado, João Azevêdo.

 Pautas Estiveram entre as principais pautas debatidas durante o encontro as filas para cirurgias na rede de saúde, o financiamento do transporte público, a reforma tributária, novos investimentos em educação, entre outros temas de grande relevância para os governos municipais e estaduais. O governador da Paraíba é, também, presidente do Consórcio Nordeste. “A reunião foi bastante importante porque precisamos unir forças para buscar soluções para os problemas nacionais”, pontuou Edvaldo. “Sou um governador municipalista, então é muito salutar este tipo de diálogo entre os entes federativos”, considerou o governador da Paraíba.

Com investimentos de R$ 30 milhões, Capela lança Programa de Desenvolvimento Municipal Durante a noite da última quarta-feira, 31, foi lançado o Avança Capela, um Programa da Prefeitura voltado ao desenvolvimento do município, que inclui um pacote de investimentos significativos entre novas obras, recuperações, reformas e investimentos em infraestrutura na sede e nos povoados.

Primeira etapa Para a prefeita Silvany Mamlak, o Avança Capela é só o começo. “Esta é a primeira etapa de investimentos, voltados a preparar Capela para o futuro. São mais de R$ 30 milhões investidos nesta primeira etapa, que transformarão a vida da população, trará mais qualidade de vida e deixará nossa cidade ainda mais bonita”, afirmou Silvany.

Demandas antigas Entre as obras, algumas demandas antigas da população, como a reestruturação da Bica, ponto de encontro tradicional das famílias; a construção de um espaço de convivência cultural e social, que ficará localizado no Conjunto João Nunes, a instalação de pontos de ônibus na cidade e em povoados, melhorias na sinalização do município, pavimentação de vias na cidade e povoados e melhorias nas estradas vicinais.

Cidade para o futuro Também será implementado, de forma inédita em Sergipe e através de uma parceria público-privada, um sistema de geração de energia solar para atender o município, além de sua operação e manutenção. Neste processo, também está incluída a instalação de iluminação em LED em todo o município, inclusive povoados.Segundo Silvany, obras como estas preparam a cidade para o futuro. “É necessário pensar em obras e ações como uma política continuada, de Governo. Pensar no futuro, no crescimento da população, nas necessidades da população”, explicou.

Emprego e renda Por fim, Silvany reforça que também busca impulsionar a geração de emprego e renda no município. “Eu quero ser a prefeita que também trouxe o emprego. Recebemos já um Centro de Distribuição, gerando cerca de 80 postos de trabalho, entre diretos e indiretos. Além disso, outras empresas se mostraram interessadas em se instalar na cidade e farei tudo o que estiver ao meu alcance para que nossa cidade tenha um cenário de pleno emprego”, enfatizou a prefeita.

Inaugurações Além das obras anunciadas, foram inauguradas duas unidades de saúde da família no município, sendo uma localizada no Conjunto Albano Franco e a segunda no povoado Igrejinha. “Levar saúde é muito importante: agora quem mora no povoado Igrejinha não precisa se deslocar para outras comunidades em busca de atendimento, assim como quem mora no Albano Franco, onde a unidade conta também com um gabinete odontológico”, explicou Silvany.

Situação socioambiental da Jabotiana será tema de Audiência Pública realizada por Ângela Melo No último mês de maio, uma situação que acontece com frequência em Aracaju: inundações na Jabotiana, moradias em risco, rio Poxim com possibilidade de transbordamento, famílias desalojadas. Este ano, dezenas de famílias do Largo da Aparecida foram retiradas da área e levadas para pousadas ou casas de parentes. O motivo? Alagamentos nas suas residências. “Essa situação, que também ocorre em outras partes de Aracaju, escancara o descaso da Prefeitura de Aracaju com as famílias de nossa cidade”, afirma, de forma enfática, a vereadora Professora Ângela Melo (PT).

Segunda-feira, 05 E para discutir o problema das inundações na Jabotiana, a parlamentar vai realizar uma Audiência Pública na próxima segunda-feira, 5 de junho, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju. “Além de abordarmos a problemática em si, queremos com essa Audiência colocar em debate as possíveis alternativas para a resolução, porque não dá mais para aquelas famílias, ano após ano, serem vítimas doabandono governamental”, disse Ângela.

Palestra A Audiência Pública, que integra uma série de ações da Professora Ângela Melo em defesa da justiça socioambiental na Jabotiana, terá como palestrante a arquiteta e urbanista Sarah França, que é professora da Universidade Federal de Sergipe e Coordenadora do Núcleo Aracaju do Observatório das Metrópoles.

Representantes A vereadora convidou também representantes de órgãos públicos que têm algum nível de fiscalização, incidênciaou responsabilidade com a temática. Foram convidadas a Procuradora-Chefe do MPF/SE, Eunice Dantas Carvalho; o Promotor da 10ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju, Eduardo Matos; o Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas; o Presidente da Deso, Luciano Gois Paul; e o Presidente da EMURB (Empresa Municipal de Obras e Urbanização), Sérgio Ferrari.

INFONET

Em destaque

Confronto entre o Congresso e o Supremo provoca reflexos no governo Lula

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do J. Bosco (oliberal.com) Pedro do Coutto O...

Mais visitadas