Vicente Limongi Netto
Negacionistas, homofóbicos, intolerantes e bolsonaristas, membros da confraria das rachadinhas e das barbáries, lamentam informar que o governo Bolsonaro encontra-se entubado na unidade intensiva do gabinete dos horrores. O laudo médico acrescenta que o governo está respirando por aparelhos.
O quadro político do paciente é grave. Remédios e ervas medicinais não suavizam o grave quadro clínico. Os desatinos e destemperos do presidente contra a segurança das urnas eletrônicas, sugerindo que pode haver golpe, na presença de dezenas de estupefatos embaixadores, foi a gota d’água.
Mais uma vez, o mito de araque insistiu no jogo sujo. Estarreceu o mundo democrático. Além de médicos aliados do governo, também os curandeiros palacianos não sabem mais o que fazer.
Na tentativa de estancar o desesperador quadro clínico do paciente, que pleiteia a reeleição, preces e esperanças finais estão por conta dos pacotes de auxilio emergencial para trabalhadores, taxistas, caminhoneiros e desempregados, válidos até dezembro.
POLÍTICA DA CAPITAL – Cristovam Buarque (nada a ver com o Chico) não tem noção. É o fim da picada. Suas empreitadas políticas são vexatórias. Não acerta uma. Sempre fantasiado de conselheiro político. Suas profundas opiniões ecoam no Brasil e no mundo. Coitados dos candidatos que seguem a ladainha do ex-senador.
Agora prega que Federação PSDB-Cidadania apoie Reguffe (Eixo Capital – Correio Braziliense – 22/07). Pobre senador, o tempo passa e Reguffe não tem como escapar das ideias de jerico de Cristovam, que chegou em terceiro na eleição passada para o Senado.
A candidatura do senador Reguffe a governador encolheu e não será aquele que foi o pior governador do Distrito Federal, o mais omisso reitor da UnB, o mais despreparado senador por Brasíilia, além de demitido do MEC, por Lula, pelo telefone, que irá ajudá-lo. Carma avassalador é isso. Passou da hora do jovem Reguffe mudar de “mestre”.
SAUDADES DE AMARAL – Emocionante, cativante e encantador, do princípio ao fim, o texto da jornalista Lia Dinorah (“De volta ao paraíso” – Jornal de Brasília- 13/07), destacando as qualidades, pessoais e profissionais do amado e saudoso Gilberto Amaral, o mais importante colunista social de Brasília.
Lia Dinorah cultiva no coração a gratidão, sentimento nobre e raro. Trabalhou 33 anos com Gilberto. Aprendeu e desenvolveu o ofício do colunismo social com ele. Tornou-se magnifica e respeitada profissional do Jornal de Brasília. Como frisou a colunista, “Gilberto seguiu para a eternidade”.
Homem fidalgo, charmoso e elegante, Gilberto era crítico feroz das coisas erradas. Não poupava maus governantes. Foi excelente analista político. Hora dessas, com o céu estrelado, iluminando palmeiras, orquídeas e rosas, Gilberto saboreia taças de champanhe com amigos de fé, da vida inteira, como Luiz Carlos Chaves e Ibrahim Sued.
DIA DO AMIGO – O dia 20 de julho tem um significado especial para todos que gostam de exaltar a arte de viver. É o Dia do Amigo, aquele que nos preenche o vazio da alma.
O amigo não nos deixar faltar nada. É uma dádiva dos céus. Espanta a melancolia, fortalece o espírito. Estimula a convivência, respeita a individualidade. Pondera com sabedoria.
Amo meus amigos. Não vivo sem eles. No meu blog destaco Vitor Hugo: “Um amigo pela metade, é um traidor pela metade”.