Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, setembro 07, 2020

Uma coisa é certa – sem priorizar industrialização, o Brasil será sempre um país atrasado

Posted on 

TRIBUNA DA INTERNET | Países industrializados querem manter o Brasil como  produtor de matérias-primas
Charge do Newton Silva (Arquivo Google)
Flávio José Bortolotto
O excelente artigo do jornalista Nilson Lage, sobre “essa liberdade abstrata que o neoliberalismo inventou”, publicado na TI, nos traz o que pensar. Diz ele que a liberdade oferecida as pessoas no capitalismo neoliberal, (supply side – menos regulação dos governos), em relação ao capitalismo do bem-estar social (welfare state – mais regulações dos governos), é quase sempre falsa, mais aparente do que real.
Todos nós somos a favor do máximo de welfare state com pleno emprego. O problema é “balancear isso”. Depois da II Guerra Mundial até 1979, tivemos um período de crescimento do welfare state com pleno emprego, porém cada vez mais o emprego vinha caindo.
THATCHER E REAGAN – Em 1979, na Inglaterra de Margaret Thatcher, e em 1980, nos Estados Unidos de Ronald Reagan, o desemprego estava muito alto e a economia, asfixiada, não crescia.
Estes dois líderes ganharam eleições propondo o neoliberalismo (supply side economics – menos regulações dos governos sobre os mercados), e dali para a frente o mundo quase todo pendeu para esse lado, uns mais outros menos.
O neoliberalismo, com menor carga tributária, e o bem-estar social opera com maior cargo tributária. A meu ver, o ideal é ficarmos num Ponto de Equilíbrio.
LIBERDADE – O autor do artigo, o jornalista e professor universitário Nilson Lage, mostra que a “liberdade de emprender” não é garantia de “enriquecimento empresarial”. Dá o exemplo do técnico que conserta aparelhos de ar condicionado/refrigeração etc., que trabalha arduamente e no fim da vida não enriqueceu.
Assim, ficando sempre classe média e muitos até classe média baixa, esse profissional não gozou de verdadeira liberdade, na visão de Nilson Lage.
Discordamos dessa opinião, porque o técnico em ar condicionado pode não ter enriquecido, provavelmente trabalhou bem mais do que 8 horas/dia, mas isso não quer dizer que não operou em liberdade, até porque nunca teve patrão e foi senhor do seu tempo, mesmo que trabalhando bem mais horas do que um escravo.
UMA VISÃO UTÓPICA – O ideal seria que tivéssemos pleno emprego em cargos bem remunerados do Estado, que nunca vai à falência, ou de empresas prósperas que crescem cada vez mais, mas sabemos que isso é impossível para todo mundo.
O ideal é adotarmos um sistema econômico que mais produza, e que reparta o produzido da forma mais equânime possível, com participação dos empregados nos lucros das empresas, mas sem esperar perfeição.
A nosso juízo, isso é possível com capitalismo industrial avançado, com o máximo possível de bem-estar social, em relação a produção. Infelizmente, estamos muito longe disso e temos de nos preocupar com a desindustrialização, uma das maiores ameaças que ronda o país.

Em destaque

Quaquá defende os irmãos Brazão e compra briga com Gleisi e Anielle

Publicado em 10 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Quaquá recebeu diversos membros da família Brazão...

Mais visitadas