Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, setembro 30, 2020

Governador de Santa Catarina é alvo de operação da PF nesta quarta


Governador de Santa Catarina é alvo de operação da PF nesta quarta
Foto: Cristiano Estrela/ Secom SC

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), é um dos alvos de uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (30). A corporação cumpre mandados de busca e apreensão contra ele e outros dois integrantes da gestão catarinense.

 

Segundo o blog Radar, da Veja, as medidas foram autorizadas pelo ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que justificou que "o objetivo da operação é subsidiar o inquérito que apura fraudes na compra de respiradores para enfrentamento da pandemia da Covid-19 no estado". O contrato em questão movimentou R$ 33 milhões.

 

De acordo com a publicação, os investigadores buscam provas da relação entre Carlos Moisés, sua equipe e empresários que venderam 200 respiradores ao governo. Até o momento, as investigações indicam a suposta participação do governador na contratação da empresa Veigamed. Na avaliação do Ministério Público Federal (MPF), há elementos que demonstram a formação de um esquema criminoso de desvio de dinheiro público.

 

"Tais delitos comprometem a higidez e a credibilidade do governo do estado de Santa Catarina e põem em risco a saúde e a vida de toda a população catarinense, acometida dos males decorrentes do Covid-19", argumentou o MPF. Os investigadores também apuram se houve lavagem de dinheiro, mediante ocultação e distanciamento da origem dos recursos públicos desviados da compra de respiradores.

 

PROCESSOS DE IMPEACHMENT

Além desse inquérito, o governador e sua vice, Daniela Reinehr (sem partido), são alvos de dois processos de impeachment. No primeiro, ele é acusado de crime de responsabilidade pelo aumento salarial dados aos procuradores do estado em 2019. Esse está na etapa do tribunal de julgamento e teve a continuidade liberada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que negou uma ação do governo do estado questionando o rito do processo.

 

No segundo, um grupo de empresários e advogados acusa os dois de crime de responsabilidade no caso da compra dos 200 respiradores por R$ 33 milhões. Na semana passada, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina formou a comissão que vai analisar o pleito. 

 

Segundo o G1 SC, há ainda um terceiro pedido de impeachment contra o governador, entregue pela CPI dos Respiradores à Assembleia Legislativa de Santa Catarina no último dia 8. Mas esse processo ainda está em análise. (Atualizada às 8h13)

Bahia Notícias

Em destaque

Confronto entre o Congresso e o Supremo provoca reflexos no governo Lula

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do J. Bosco (oliberal.com) Pedro do Coutto O...

Mais visitadas