quinta-feira, setembro 24, 2020

Novo parecer do Senado afirma que reeleição para presidências do Congresso é inconstitucional


- ISTOÉ Independente

Alessandro Vieira está demolindo a armação de Alcolumbre

Júlia Duailibi
G1 Política

Um consultor do Senado avalia que a reeleição para presidências do Senado e da Câmara é inconstitucional. O assunto tem sido discutido em razão da intenção de Davi Alcolumbre (DEM-AP) se candidatar à reeleição na presidência do Senado.

Em agosto, o PTB apresentou uma ação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir reeleições para os comandos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. A Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestou na semana passada, dizendo que a possibilidade de reeleição para o comando das duas Casas é assunto interno do Poder Legislativo.

MAIS CLARO POSSÍVEL – O parecer da consultoria independente do Senado foi encomendado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-ES). O consultor Arlindo Fernandes de Oliveira mergulhou nos anais do Senado na época da discussão na Constituinte sobre esse assunto. Ele diz que os parlamentares procuraram deixar o mais claro possível o artigo 57 da Constituição, que veda a reeleição das Mesas do Congresso na mesma legislatura. A redação final do texto ficou desta forma:

“Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.”

NÃO EXISTEM BRECHAS – Segundo o consultor, não cabem brechas nesse texto. “Qualquer que seja o critério hermenêutico adotado para a leitura do Texto Constitucional quanto ao critério adotado para a eleição das Mesas das Casas do Congresso Nacional, parece-nos inequívoco que, no mandato subsequente, dentro da mesma legislatura, é vedada a reeleição para os mesmos cargos.”

Seria preciso fazer uma ginástica no texto constitucional para encaixar uma nova interpretação. E é isso que estão tentando fazer no momento no Congresso.

O tema está para análise do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com senadores que conversaram com o ministro, uma tendência seria o STF entender que essa é uma questão interna do Senado, assim como a AGU entendera. No Senado, Alcolumbre tenta costurar uma solução a seu favor.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Davi Alcolumbre havia encontrado um consultor fake, amoldável à sua intenção, e a AGU também emitiu um parecer fake, para fortalecer a pretensão de Alcolumbre e Rodrigo Maia se reelegerem. Mas de repente apareceu um consultor de verdade para desmontar a armação. Com medo de mais escândalo, Maia diz que não é candidato, mas nos bastidores é ele que incentiva Alcolumbre, um novato pretencioso e corrupto, cuja família é a mais poderosa do Amapá e vive metida em ilegalidades. (C.N.)

Em destaque

Centrão barra avanço bolsonarista e isola Tarcísio em disputa pela liderança da direita

Publicado em 14 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Centrão avalia que Tarcísio precisa se distancia...

Mais visitadas