Por: Helio Fernandes
FHC não pode ficar longe dos holofotes, da visibilidade, das manchetes. Agora aparece propondo(?) a descriminalização das drogas. (Vão descriminalizá-lo também, já que criou foro privilegiado para ele mesmo?)
Isso é um desejo e uma vontade antiga, nos mais diversos países. Por que FHC não tomou providências quando era presidente? É que na época isso não dava dividendos publicitários. Para se mostrar, a hora é agora.
Mesmo vindo através de alguém sem credibilidade como ele, é importante, imprescindível, altamente necessário. É preciso combater, prender, impedir o traficante criminoso.
Na mesma fala, FHC foi mais longe como insensato e contraditório: "Lula foi muito apressado ao tratar da sucessão presidencial dele mesmo. Por isso, nós tucanos, temos que deixar de brigar e cuidar logo da sucessão".
É inacreditável que um homem como FHC acuse Lula de cuidar apressadamente da sucessão presidencial. Ninguém trata ou tratou mais desse assunto do que o seu amigo(?) Serra. Este destrói o partido das formas mais ostensivas e calamitosas, sem ligar para a ética ou a legenda.
Na verdade, Lula está realmente mergulhado na própria sucessão, que, dependendo dos rumos da decisão do Congresso sobre a reeeleição, pode redundar no terceiro mandato para o próprio presidente no cargo.
Pelo fato de estar na presidência há 8 anos (dois mandatos), Lula é o único que pode obter, conseguir, vá lá, conquistar, o terceiro seguido. Quanto a isso, nenhuma dúvida.
Mesmo que imprima à sucessão um ritmo de Fórmula 1, Lula não alcançará jamais a velocidade de FHC. Ele foi tão apressado, blandicioso, que palavra, ambicioso, que cuidou da própria reeleição, 1 ano e meio antes de acabar o mandato. Reeeleição única na história, inconstitucional.
Foi correto do ponto de vista financeiro. Não pediu votos a deputados e senadores para a reeeleição, COMPROU e PAGOU à vista. Em dinheiro na mão, sem qualquer desconto para o imposto de renda.
Desde a República, foi o primeiro presidente a ser reeeleito. Não que não houvesse vontade ou clima para isso, é que naqueles tempos a ética era muito forte e invencível. Prudente, o consolidador da República, nem quis conversar.
Juscelino deixou o governo, lançou nova candidatura para 5 anos depois. Jânio renunciou para voltar nos "braços do povo", nem imaginou reeeleito ou alongamento do período.
FHC foi o primeiro a "apressar" a sucessão, que agora condena em Lula. Não voltou nos "braços do povo", desprezava. Preferiu os "braços (e as contas) do amigo e caixa 2, Sergio Motta".
Se há um fato elogiável para Lula: perdeu três vezes seguidas, se conformou, não protestou, não se revoltou. Ganhou na quarta, na quinta e na sexta. (Perdão, essa está em suspenso e suspeita.)
Só Miterrand e Salvador Allende ganharam na quarta tentativa, mas não perderam, como Lula, três vezes seguidas. (Que alguns, de mau gosto, chamam de CONSECUTIVAS.)
PS - Para terminar por hoje, por hoje. FHC foi eleito por 4 anos, um mandato, ficou 8, dois mandatos. Lula ganhou 8 anos, dois mandatos, se ficar 12 anos, proporcionalmente igual a FHC. (Deviam estudar a emenda nº 24 dos EUA.)
PS 2 - Esta não é de jeito algum a minha convicção. É apenas uma análise isenta, do passado, presente e futuro. (Felizmente, FHC está fora de tudo.)
Fonte: Tribuna da Imprensa
Em destaque
Tarcísio se curva a Bolsonaro e afirma: “Meu interesse é ficar em São Paulo”
Publicado em 29 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Tarcísio atende a Jair Bolsonaro e vai disputar s...
Mais visitadas
-
É com profundo pesar que tomo conhecimento do falecimento de José Aureliano Barbosa , conhecido carinhosamente pelos amigos como “Zé de Or...
-
Compartilhar (Foto: Assessoria parlamentar) Os desembargadores do Grupo I, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Sergip...
-
Tiro no pé : É de se notar que nem os Estados Unidos fizeram barulho sobre o assunto pelo qual se entranhou a mídia tupiniquim
-
. Nota da redação deste Blog - Que Deus dê todo conforto, força e serenidade para enfrentar este luto.
-
O problema econômico do nosso vizinho vai requerer um bom caldeirão de feijão e uma panela generosa de arroz. Voltar ao básico Por Felipe Sa...
-
O mundo perdeu uma pessoa que só andava alegre, cuja sua ação habitual era o riso, um pessoa humilde que demonstrava viver bem com a vida...
-
Por`ESTADÃO O País assistiu, estarrecido, ao sequestro das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado por parlamentares bolsonaristas que decidir...
-
É com profunda indignação, tristeza e dor que registro o falecimento do meu amigo, o farmacêutico Pablo Vinicius Dias de Freitas , aos 46...
-
Foto Divulgação - Francisco(Xico)Melo É com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento do ...