Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, março 01, 2024

Suspense total? Freire Gomes vai contar como evitou o golpe de estado

Publicado em 29 de fevereiro de 2024 por Tribuna da Internet

Ex-comandante do Exército barrou desmonte de acampamento golpista em  Brasília

Freire Gomes presta depoimento à Polícia Federal nesta sexta

Bela Megale
O Globo

O ex-comandante do Exército Freire Gomes irá depor à Polícia Federal, nesta sexta-feira, na investigação que apura uma tentativa de golpe de Estado arquitetada, segundo investigadores, por Jair Bolsonaro, membros do seu governo e militares.

Integrantes das Forças Armadas relataram à coluna que a intenção de Freire Gomes é responder às perguntas e colaborar com as investigações. O general não é alvo do inquérito, mas militares alinhados a Jair Bolsonaro têm atuado para envolvê-lo no caso.

TRAMA GOLPISTA – Como informou a coluna, o general Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira, investigado por ter concordado com o golpe, disse, à PF que participou de uma reunião com Bolsonaro, em dezembro de 2022, por ordem do comandante do Exército à época, Freire Gomes. A PF aponta que, no encontro, discutiu-se a possibilidade de um golpe de Estado. Esse deve ser um dos pontos explorados no depoimento de amanhã.

O ex-comandante também deve prestar explicações sobre a reunião que teve com Bolsonaro, na qual foram discutidos detalhes de uma minuta que abriria possibilidade para uma intervenção. O fato foi revelado pelo ex-ajudante de ordens da Presidência, o tenente-coronel Mauro Cid. Disse que o único comandante das Forças Armadas que mostrou disposição em aderir ao golpe foi o almirante Almir Garnier, da Marinha.

Nos bastidores, militares bolsonaristas defendem a tese de que Freire Gomes se omitiu ou prevaricou, ao participar da reunião na qual se debateu a minuta de golpe.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Muita especulação e pouca certeza. As investigações revelarão que o general Freire Gomes e o Alto Comando do Exército evitaram o golpe. Acredito que o general tenha mantido o Alto Comando informado o tempo todo sobre o avanço nas preparações do golpe que não houve. O resto é folclore, diria Sebastião Nery. (C.N.)


Em destaque

Reação do senso comum ao perigo inclui sempre animais, como o famoso Caramelo

Publicado em 19 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Muniz Sodré Folha Ainda corre mundo, comovendo, a fo...

Mais visitadas