Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, março 25, 2024

Irmão de Ricardo Maia é investigado pelo Ministério Público por fraude em mudança de domicílio eleitoral

 Foto: Divulgação/Arquivo

Pré-candidato à Prefeitura de Araci, Zelito Maia25 de março de 2024 | 16:35

Irmão de Ricardo Maia é investigado pelo Ministério Público por fraude em mudança de domicílio eleitoral

EXCLUSIVAS

O Ministério Público Eleitoral (MPE) abriu procedimento investigatória para apurar denúncia encaminhada pelo diretório municipal do PSD que acusa o pré-candidato à Prefeitura de Araci, Zelito Maia, que deve se filiar ao MDB e é irmão do deputado federal emedebista Ricardo Maia, de falsificar a assinatura em um contrato de aluguel para mudar de domicílio eleitoral. O responsável pelo procedimento é o promotor eleitoral Tarcísio Logrado de Almeida.

A denúncia se baseia numa perícia particular feita pela professora e doutora Adriana Santana, especialista em documentoscopia. Segundo a perita, “não é possível atestar a veracidade das assinaturas digitais atribuídas a José Edson Brito Maia Filho (Zelito Maia), constantes nas quatro páginas do documento (contrato de locação) devido à perda de atributos necessários para a avaliação das assinaturas digitais”.

A perita analisou o contrato de aluguel apresentado por Zelito, que é de Ribeira do Pombal, para alterar o domicílio eleitoral e poder disputar as eleições para a Prefeitura de Araci. O documento estipula um período de locação de 11/09/2023 a 11/09/2024. De acordo com a denúncia, o pré-candidato chegou recentemente à cidade com um caminhão de mudança, causando estranhamento do eleitorado do município.

A perita informou que, ao utilizar diversas metodologias para verificar a autenticidade da assinatura de Zelito, ficou constatado que a mesma “contém dados incorretos, não reconhecidos, danificados ou suspeitos”. Ela apontou ainda indicações de fraude nas assinaturas das testemunhas do contrato de locação.

Política Livre tentou contato via telefone e enviou mensagens pelo WhatsApp para Zelito Maia sobre a denúncia nesta manhã, mas não obteve resposta. O PSD, partido que fez a denúncia, é aliado, em Araci, da prefeita Keinha de Jesus (PDT), que vai tentar a reeleição em outubro com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Política Livre

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas