Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, março 26, 2024

CTR Rosário: transparência, justiça,imparcialidade e convite a Adema

 em 26 mar, 2024 3:21

                                        Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
               “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

E na última sexta-feira, 22, repercutiu muito no meio político e jurídico sergipano a entrevista concedida pelo advogado Gabriel Turiano, da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) localizada no município de Rosário do Catete que falou da decisão da Justiça Federal em manter em funcionamento a CTR, suspendendo o efeito de um auto de interdição da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). A entrevista foi concedida aos jornalistas Luiz Carlos Focca e André Barros, no programa de rádio Transamérica Notícias.

Gabriel Turiano, numa entrevista bastante transparente, mostrou que há mais de 10 anos a CTR de Rosário vem contribuindo para o meio ambiente em Sergipe, com o fim dos primeiros lixões no Estado, inclusive o de Aracaju.

Dois pesos e duas medidas

 O advogado lamentou que nos últimos anos a relação com Adema tem sido um imbróglio por conta do tratamento dado a CTR de Rosário, inclusive com uma série de atos ilegais e uma ação de forma parcial desde a gestão passada e atualmente pela diretoria técnica indeferindo o pedido de licença da CTR de Rosário sem ouvir nem mesmo os técnicos da Adema e a Procuradoria do órgão. O advogado do CTR de Rosário destacou ainda que a Adema tem um corpo técnico capaz de analisar os licenciamentos e elogiou o anúncio, na semana passada, pelo governador Fábio Mitidieri de realizar o primeiro concurso público para a Adema.

O advogado destacou também que as justiças federal e estadual são importantes e atuam de maneira imparcial, técnica e pensando no melhor para Sergipe.

O blog lembra que a imparcialidade da Adema nos últimos anos pode ser comprovada pela dualidade em várias de suas decisões que foram parar na Justiça, como por exemplo, o inquérito policial aberto com base em requisição do Ministério Público Estadual colocando a suspeição nas licenças concedidas aos CTR de Itabaiana e o CTR de Itaporanga d’Ajuda, cuja Justiça Federal pediu recentemente a interveniência do Ibama para rever as referidas licenças.

 Transparência no funcionamento da CTR de Rosário

 Ainda na entrevista, Gabriel Turiano lamentou que não há capacidade de diálogo com a Adema com relação ao funcionamento da CTR de Rosário. “Estamos numa luta constante de muitos anos para estar funcionando. Se não existisse uma Justiça idônea não estaríamos em Sergipe mais”, disse deixando claro que o grupo não é melhor do que ninguém, mas deseja apenas ser tratado de forma igual, com respeito aos processos de forma coerente.

Gabriel revelou o convite feito para o novo diretor-presidente George Trindade visitar o CTR de Rosário e ver a transparência total do funcionamento do mesmo. Ele disse também que recebeu ótimas referências do novo diretor-presidente, inclusive que ele terá a missão importante de dar transparência a todos os processos de licenças, através da internet. “Queremos mostrar nosso trabalho, acreditamos em Sergipe, fizemos um investimento altíssimo e agora vamos investir 10 milhões na planta de biogás. Hoje o CTR de Rosário é pauta para as universidades, para a academia servindo de referência para doutorados, entre outros”, revelou, concluindo que acredita que hoje é um momento de mudança em Sergipe e a Adema pode contribuir para o desenvolvimento de Sergipe de maneira firme, isenta e técnica.

 

Marcos Leite Franco “gozando férias”? “Pau que dá em Chico dá em Francisco também” Antes da opinião do blog a nota publicada ontem, 25, aqui na Infonet pelo competente jornalista Adiberto de Souza “Gozando férias  – Não é verdade que o secretário estadual do turismo, Marcos Franco (MDB), foi afastado do cargo para se defender da acusação de infringir a Lei Maria da Penha. Logo após a medida protetiva contra o fidalgo ter vindo a público, o governo se apressou em informar que ele pediu afastamento do cargo, no que foi de pronto atendido. Um ofício assinado pela secretária interina do Turismo, Daniela Mesquita, diz o contrário, ao informar que o titular da pasta “faz jus ao gozo de férias regulamentares, conforme os ditames da lei trabalhista”. Portanto, diferente do meteorologista Overland Amaral, exonerado pelo governo Mitidieri após ser acusado de violência doméstica, Marcos Franco está curtindo férias com todas as regalias. Quem pode pode, que não pode se sacode. Marminino!”

É um absurdo! Isso depõe a tudo que alguns gestores do estado vêm, pelo menos em entrevistas, anunciando em defesa das mulheres. Cadê a ciosa secretária de Políticas para Mulheres, Danielle Garcia? Silenciou, por conta do desejo de ser candidata a prefeita com o apoio do governador? O blog faz o apelo não só ao governador, mas as mulheres que estão na frente da gestão do governo estadual: façam a sua parte. Não é uma simples denúncia. É uma denúncia de agressão, bem mais grave do que a do meteorologista Overnand Amaral. Estão esperando a “poeira baixar” para que Marcos Leite Franco retorne ao cargo? Menos governador, menos.  “Pau que dá em Chico dá em Francisco também”.

Unimed/SE: Que a nova diretoria soerga o plano E o blog foi informado, através de release, que na última quinta-feira, 21, a Unimed Sergipe realizou a Assembleia Geral Ordinária (AGO) para a eleição da nova diretoria da cooperativa. O médico neurocirurgião, Augusto Esmeraldo, se tornou o novo diretor presidente da Unimed em Sergipe. Na ocasião, também foram eleitos os novos Conselheiros Fiscais, tanto titulares quanto suplentes, e os membros do Conselho de Administração. O blog torce que a nova diretoria soerga o plano em Sergipe. São diversas reclamações de todos os tipos, até mesmo de falta de estrutura básica no hospital. O blog torce e continuará de olho…

Lagarto: Cidadania anuncia aliança com PSD e apoio a Sérgio Reis Por SE79: O agrupamento liderado pelos irmãos deputados Fábio e Sérgio Reis em Lagarto ganhou um novo aliado para o pleito deste ano no município: o partido Cidadania, que confirmou apoio ao PSD lagartense. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 25, por Sérgio e pelo deputado estadual Georgeo Passos, presidente estadual do Cidadania em Sergipe.

 Construção de um projeto social “Quero agradecer tanto ao deputado [Georgeo] quanto ao vereador [Josivaldo da Equoterapia] pelo bate-papo que nós tivemos aqui, da esperança que nós temos de construir um projeto social para implementar políticas públicas onde a sociedade e as pessoas mais carentes vão estar inseridas”, destacou Sérgio.

 Lideranças Georgeo ressaltou que a sigla acompanhará as lideranças do diretório municipal em Lagarto. “O Cidadania vai ter uma chapa de vereador competitiva na cidade de Lagarto. E na composição majoritária estará caminhando com Sérgio Reis”, disse. Além da presença dos deputados e do vereador Josivaldo, a reunião, que aconteceu no gabinete de Sérgio na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), também contou com a presença da liderança política Alex Reis, pré-candidato a vereador no município de Lagarto.

 Câmara Aracaju: vice-governador receberá hoje Medalha do Mérito Parlamentar E hoje, 26, o vice-governador Zezinho Sobral, em sessão solene, na Câmara Municipal de Aracaju,  a partir das 17h, receberá a Medalha do Mérito Parlamentar Ordem Grão-Mestre. No mesmo horário a esposa dele, a senhora Josefa Lívia Santos Silva receberá o título de cidadã aracajuana. A autoria das homenagens é do vereador Milton Dantas.

Vereadora Sheyla e deputada Yandra unem forças para melhorar Aracaju Nesse fim de semana, aconteceu o primeiro ‘Chá Delas’, evento promovido pela vereadora de Aracaju Sheyla Galba e pela deputada federal Yandra Moura. Juntas, as duas farão encontros com mulheres em diversas localidades de Aracaju, com a proposta de receber demandas, que possam ser solucionadas.

 Receptividade “Fico emocionada com tanto carinho. Não sei nem como agradecer. Foi linda a receptividade no Bugio. Obrigada Ticiane da ONG Anjos da Oncologia, por abrir as portas para nós e apoiar essa iniciativa”, agradeceu Sheyla. A parlamentar também lembrou que estar nas ruas da cidade ouvindo as demandas da população sempre fez parte do seu mantado. “Agora, a gente reforça essa prática. Estou vereadora porque a população escolheu. É meu dever acompanhar o que acontece na cidade e propor soluções. É isso que tenho feito”, falou. 

Pacto Sergipano da Primeira Infância será instituído nesta terça-feira Uma união de esforços entre diversos órgãos públicos sergipanos em prol da primeira infância será formalizada nesta terça-feira, 26, às 9h, no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), com a instituição do Pacto Estadual da Primeira Infância.

 Envolvidos A assinatura do acordo de cooperação técnica envolverá, além do TCE, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Assembleia Legislativa (Alese), Tribunal de Justiça (TJSE), ministérios públicos do Estado (MPESE) e de Contas (MPCSE), Defensoria Pública (DPE), e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE).

 Agenda compartilhada De acordo com o conselheiro José Carlos Felizola, coordenador da primeira infância no TCE, a iniciativa terá o propósito de criar uma agenda compartilhada, facilitando a atuação coordenada e colaborativa. “O Pacto visa não apenas realizar um diagnóstico local da situação de atenção às crianças na primeira infância em Sergipe, mas, sobretudo, buscar identificar, disseminar e fomentar a implementação de boas práticas do Marco Legal da Primeira Infância, assim como as políticas públicas destinadas à atenção infantil”.

 Ações conjuntas Com a adesão ao Pacto, as instituições envolvidas irão conjugar esforços na realização de diversas ações conjuntas, sendo a primeira delas o Workshop “Primeira Infância é da Nossa Conta”, que ocorrerá no próximo dia 9 de abril, no auditório do TCE.  Na oportunidade, haverá uma série de palestras e apresentações de cases de outros estados, além da possibilidade de adesão dos prefeitos sergipanos ao compromisso com a implementação do Marco Legal da Primeira Infância.

 Primeiros 6 anos A primeira infância é o período que abrange os primeiros seis anos completos ou 72 meses de vida da criança. São nos primeiros anos de vida que ocorrem o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além da iniciação social e afetiva.

FAMES reúne centenas de participantes em evento alusivo ao Dia da Mulher A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) reuniu centenas de participantes no Arcus Hotel ontem, 25, com a realização do evento alusivo ao Dia da Mulher, intitulado de “A mulher nos desafios do mundo moderno”. A abertura contou com a participação da deputada federal Katarina Feitosa, da superintendente do Sebrae, Priscila Felizola, e da juíza coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Jumara Porto, além de prefeitas, vice-prefeitas e secretárias municipais.

Painel O encontro foi marcado pelo painel “Mulher e a constante busca por espaço de liderança com igualdade e direitos” e pela impactante palestra “A genialidade da comunicação assertiva nos negócios e na vida”, conduzida pela palestrante e treinadora de comunicação, Clicia Kelline.

Igualdade O evento proporcionou um espaço para discussões sobre igualdade de gênero, liderança feminina e a importância da comunicação assertiva nos negócios e na vida pessoal. Para a vice-presidente da FAMES e prefeita de Capela, Silvany Mamlak, o evento foi um sucesso e atingiu o objetivo. “A FAMES cumpriu o seu papel social, fez um grande encontro com as mulheres de todas as regiões de Sergipe. Muito obrigada a todas as prefeitas e prefeitos que participaram conosco. Tenho certeza de que essa semente foi plantada e que daqui pra frente é muito trabalho e muita comunicação”, manifestou Silvany, em referência a palestra de Clicia Kelline, que abordou pontos para o sucesso de uma comunicação assertiva.

 Inserção A deputada Katarina Feitosa destacou a iniciativa da FAMES como importante ação para todas as mulheres, estejam elas inseridas na política, no empreendedorismo e demais áreas. “Nós sabemos a importância que a mulher tem na sociedade e os diversos papéis que nós, como mulheres, exercemos, mas nós precisamos nos firmar cada vez mais. Nós precisamos ocupar espaços de poder para que a nossa voz possa ser ouvida. Afinal de contas, são muitos e muitos anos onde a nossa voz foi calada. Nós precisamos ter mais participação na política, no empreendedorismo. Precisamos ser mais valorizadas por aquilo que somos e que fazemos. Então, eventos como esses que a FAMES está promovendo são muito importantes”, declarou a deputada.

Presenças Também estiveram presentes no encontro, as prefeitas Simone Andrade, de Riachão do Dantas; Jeane da Farmácia, de Nossa Senhora Aparecida; Marinez Lino, de Monte Alegre; France de Domingos, de Pedrinhas; Zete de Janjão, de Gararu; Layana Costa, de Cedro de São João; Aline Vasconcelos, de Poço Redondo; e o prefeito Robson Martins, de Ilha das Flores.

Breno Garibalde: “O desenvolvimento urbano de Aracaju avança a passos lentos” Ontem, 25, o vereador Breno Garibalde participou de uma audiência pública na Câmara de Aracaju com o tema ‘Perspectivas e reflexões para o desenvolvimento sustentável em Aracaju’, de autoria do vereador Ricardo Marques. Preocupado com os rumos que a cidade está tomando quando o assunto é desenvolvimento sustentável, Breno expôs a importância de trazer o debate sobre o Plano Diretor. “Estamos há três anos falando disso e avançando muito pouco no desenvolvimento urbano da nossa cidade. Em Aracaju, a especulação imobiliária está ditando as regras e a prefeitura correndo atrás para resolver problemas que podiam ser previamente pensados se a gente tivesse um Plano Diretor revisado. O PDDU de Aracaju é do ano 2000, deixando a capital sergipana com o Plano Diretor mais atrasado do país”, declara o vereador.

 Revisão parada na JF Ainda segundo Breno, a revisão do PDDU – que atualmente se encontra parada na Justiça Federal – é urgente, mas também é fundamental que a população saiba sobre a importância dessa lei que dita a forma que a cidade vai crescer. “Infelizmente, diariamente são autorizados novos empreendimentos na Zona de Expansão, por exemplo, que estão destruindo as dunas com restinga e lagoas de drenagem. Outro exemplo claro da degradação do nosso meio ambiente em favor da especulação imobiliária, é a derrubada de 600 árvores no Jabotiana para a construção de condomínios. Que caminho é esse que Aracaju está tomando? A cidade está crescendo de forma desordenada e isso é revoltante”, critica Breno.

 Debate contínuo Finalizando sua fala, Breno ressalta que é necessário que a Prefeitura de Aracaju tenha um órgão que trate o Plano Diretor de forma permanente. “Os gestores mudam, mas o debate e aperfeiçoamento do plano tem que ser contínuo, não podemos mais insistir nos mesmos erros e continuar com uma cidade que cresce sem planejamento nenhum”, conclui o vereador.

Segurança alimentar O município de Pinhão, localizado na região agreste do estado, foi o 19º a ser contemplado com o programa Prato do Povo, que garante segurança alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa, executado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), fornece 200 refeições diárias (almoço) de segunda a sexta-feira, em cada município atendido. “Mais um município foi contemplado, aqui em Pinhão. Estamos muito felizes em acompanhar mais essa execução do Prato do Povo. Estamos na reta final, logo estaremos em Pedra Mole e Malhada dos Bois para atender também a população dessas cidades”, afirmou a secretária da Seasic, Érica Mitidieri.

IPVA Os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento da cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) têm até amanhã, dia 27, para quitar para aproveitar o desconto de 10%. O pagamento pode ser feito por meio do Documento Único de Arrecadação (DUA), emitido por meio do site www.detran.se.gov.br, ou por meio do do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), disponibilizado no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Para aqueles que não optarem por realizar a quitação com o desconto, o procedimento poderá ser feito até o último dia útil do mês correspondente à placa do veículo no calendário. Os veículos automotores com placas de final 1 e 2 deverão fazer o pagamento até o dia 30 de abril, enquanto aqueles que possuem terminação 3 e 4 têm prazo até 30 de maio.

Rede Primavera realiza 3º mutirão de colonoscopia no Março Azul Como parte da campanha ‘Março Azul’, que reforça a prevenção e conscientização ao câncer de intestino, o Hospital Primavera com parceria com a Secretaria de estado da Saúde, o Laboratório Patologika e Cardiomedh Produtos Médicos, realizaram no último domingo, 24, o 3ª Mutirão de Colonoscopia. No total, foram ofertados 50 exames a pacientes que estão na fila de espera do SUS – Sistema Único de Saúde, com a finalidade de acelerar os possíveis diagnósticos de câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, e outras doenças intestinais, além de beneficiar pacientes que já se encontravam na fila de espera, reduzindo assim, a demanda existente. Caso haja alguma lesão suspeita ou câncer instalado, o paciente é encaminhado para a consulta ao oncologista da Regulação Estadual. Em geral, os tratamentos convencionais estão concentrados em cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Novos casos A Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (InCa), vinculado ao Ministério da Saúde, são de 45.630 novos casos de câncer colorretal no Brasil, em cada ano do triênio 2023/2025, afetando potencialmente mais de 136 mil brasileiros. É o 2ª câncer mais comum que afeta homens e mulheres.

Indicação do exame Segundo o coordenador médico do Serviço de Endoscopia da Rede Primavera, Dr. Vinícius Leite de Castro, o exame é indicado para pacientes acima de 45 anos de idade, e aos 40 anos, para aquelas pessoas que tenha algum parente de 1º grau que foi diagnosticado com câncer de intestino com menos de 60 anos. O médico alertou também que a repetição do exame vai depender de alguns fatores, como a quantidade, tipo, local e tamanho dos pólipos. “As mudanças de hábitos de vida, prática de atividades físicas, evitar o excesso de consumo de carne vermelha, embutidos, enlatados e bebidas alcóolicas, bem como cessar o tabagismo são fatores que ajudam a diminuir a possibilidade do surgimento do câncer”, alerta Dr. Vinícius.

Equipe A médica especializada em endoscopia digestiva, Dra. Ingrid Puig, também fez parte da equipe do mutirão e ressaltou a importância da ação em proporcionar aos pacientes, a oportunidade de fazer o rastreamento do câncer colorretal (intestino), e no tempo estimado de 20 minutos, visualizar todo o intestino grosso. “É muito gratificante participar de uma ação como esta, pois além de trazer um diagnóstico mais preciso a esses pacientes, também damos andamento a essa fila de espera, garantindo a esses pacientes uma maior agilidade no processo de melhora e bem-estar”, concluiu.

Gratidão e alívio Há um ano, a lavradora da cidade de Ribeirópolis, Elisângela Silva Santos, de 43 anos, esperava pela realização do exame. Para ela, o mutirão foi um momento de gratidão e alívio em busca de um diagnóstico mais rápido. Outra usuária atendida durante o mutirão foi Maria Cleide Santos Gomes, 47 anos, da cidade de Propriá. Foi a segunda vez que ela fez o exame de colonoscopia, mas por ter histórico famililar de câncer de intestino, precisava fazer mas uma vez e há dois anos aguardava na fila de espera. “Estou muito fez e agradeço a todos os responsáveis pela realização do mutirão”, finalizou. A dona de casa, Irene Ferreira, 60 anos, elogiou o acolhimento, a organização e a equipe preparada desde a chegada até o pós-exame. “Ações como essa são ótimas. O povo tendo direito a fazer um exame que se fosse particular seria muito caro e aqui a gente consegue fazer de forma gratuita. Foi uma bênção de Deus”, disse.

INFONET

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas