Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, março 25, 2024

Ameaças sinalizam para uma campanha violenta em Sergipe

 em 25 mar, 2024 7:52

Adiberto de Souza

Em menos de 30 dias três lideranças políticas se disseram ameaçadas em Sergipe. Os deputados estaduais Sérgio Reis (PSD) e Linda Brasil (Psol) pediram proteção à Polícia após receberem ameaças de morte, enquanto o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), foi afrontado em via pública pelo empresário “Galeguinho da Roupa”.  Estes três episódios devem servir de alerta à Secretaria da Segurança Pública, ao Judiciário e ao Ministério Público. Ora, o registro dessas ameaças sinaliza para uma campanha eleitoral violenta, principalmente se nada for feito agora para punir os acusados de tentarem contra as vidas dos deputados. No caso de Itabaiana, não foi a primeira vez que o “Galeguinho” proferiu ameaças contra o líder político, sem contar que o dito cujo já demonstrou seu comportamento violento ao atirar contra o próprio irmão. Tomara que estes três casos não estimulem outras pessoas a fazer o mesmo quando a campanha eleitoral começar. É sempre bom lembrar aos mais exaltados que Sergipe é um estado pacífico e a sua população desaprova todo tipo de violência, principalmente contra lideranças eleitas para representá-la. Misericórdia!

Grana na mão

O governo de Sergipe começa a pagar hoje a folha salarial deste mês. Nesta segunda-feira, botam a mão na grana os aposentados e pensionistas. Amanhã, recebem os salários os servidores da Secretaria da Saúde (SES) e suas fundações e quem trabalha na Secretaria da Educação e Cultura (Seduc). Por fim, na quarta-feira, vão receber os caraminguás os funcionários das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações. Quem aniversaria agora em março também receberá a primeira parcela do décimo terceiro salário. Aff Maria!

Reunião de cidadanistas

E quem esteve em Sergipe no último sábado foi o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt. O ilustre se reuniu com as lideranças do partido visando alinhar estratégias para as eleições deste ano. Após o encontro com os aliados, o dirigente partidário disse que a legenda deve crescer no estado, pois em vários municípios têm pré-candidatos com potencial de vitória. Além de Aracaju, Comte Bittencourt esteve em Socorro, onde o deputado estadual cidadanista Samuel Carvalho já anunciou a pré-candidatura a prefeito. Ah, bom!

Gozando férias

Não é verdade que o secretário estadual do turismo, Marcos Franco (MDB), foi afastado do cargo para se defender da acusação de infringir a Lei Maria da Penha. Logo após a medida protetiva contra o fidalgo ter vindo a público, o governo se apressou em informar que ele pediu afastamento do cargo, no que foi de pronto atendido. Um ofício assinado pela secretária interina do Turismo, Daniela Mesquita, diz o contrário, ao informar que o titular da pasta “faz jus ao gozo de férias regulamentares, conforme os ditames da lei trabalhista”. Portanto, diferente do meteorologista Overland Amaral, exonerado pelo governo Mitidieri após ser acusado de violência doméstica, Marcos Franco está curtindo férias com todas as regalias. Quem pode pode, que não pode se sacode. Marminino!

Gata amarrada

Os presidiários não se cansam de inventar maneiras para garantir o acesso de equipamentos e drogas no interior dos presídios de Sergipe. No último final de semana, os policiais penais da Penitenciária de Tobias Barreto flagraram uma gatinha amarrada no interior da sacola de uma mulher que acabará de visitar o companheiro. Tivesse passado pela vistoria, o animal seria vestido com uma roupinha de bolsos e solto para retornar ao presídio transportando celulares e otras cositas más. Assim também já é demais também!

Fertilizantes na pauta

O senador Laércio Oliveira (PP) tem trabalhado muito para a aprovação do Profert, projeto de sua autoria que estimula o mercado de fertilizantes. Recentemente, o governo federal tentou atrasar a tramitação da matéria, mas o pepista e a relatora Tereza Cristina (PP) conseguiram reverter a ação governista. “Sergipe sofre consequências da crise no setor de fertilizantes com a paralisação e o risco de fechamento da Fafen, unidade que produz o insumo em Laranjeiras”, afirma Laércio. Ele ressalta que o fertilizante é essencial para o agro, e o aumento do preço impacta nos valores dos alimentos. É vero!

Haja apetite

Daqui até as eleições de outubro os políticos vão comer de tudo e em qualquer lugar. Para ficarem perto dos eleitores, os fidalgos e as ilustres encaram cuscuz com manteiga, ovos e carne gordurosa, pastel oleoso, feijoada, moqueca de peixe, etcétera e tal. É nos finais de semana, quando os mercados e as feiras-livre estão repletos de consumidores, que a galera se arma de garfo e faca e, sem a menor cerimônia, devora o saboroso café nordestino. A pré-candidata a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), e o vereador Ricardo Marques (Cidadania) que o digam. Os dois deram com os costados nos mercados centrais para encher as panças antes de um corpo a corpo com o eleitorado. Crendeuspai!

Machistas de uma figa

Nada menos do que 58,5% dos homens concordam totalmente ou parcialmente com a frase “se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”. Segundo pesquisa feita pelo Ipea, 42,7% dos entrevistados acham que as mulheres que usam roupas mostrando o corpo merecem ser atacadas. Pior: 63% concordaram que “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”. Lastimável que no século 21 ainda se pense assim. Desconjuro!

Semana curta

Um aviso a quem costuma frequentar as repartições públicas do governo de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju: esta semana termina na próxima quarta-feira, pois o Executivo estadual e a gestão aracajuana decretaram ponto facultativo na Quinta-Feira Santa, emendando com o feriado da Sexta-Feira da Paixão. Os bancos, porém, abrirão normalmente na próxima quinta, assim como o comércio. Então, tá!

Dossiê da Mulher

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) promove, hoje, uma audiência pública para a implementação da lei de n° 9.284/2023 que criou o Dossiê da Mulher Sergipana. De autoria da parlamentar, o Dossiê prevê que o estado crie um instrumento legal visando disponibilizar informações sobre as políticas públicas de atendimento à mulher, inclusive sobre as violências. Segundo Linda, apesar de já ser Lei, o governo Mitidieri ainda não efetivou a instalação do Dossiê. A audiência pública está marcada para às 10 horas, no plenário da Assembleia Legislativa. Prestigie!

Ovos falsos

Todo ovo de Páscoa é falso, pois as coelhas não são ovíparas. Aliás, se fossem estaria caindo pelas tabelas de tanto botar ovos enormes para saciar a sede de consumo da população. Ainda bem que as coitadinhas nasceram mamíferos. Só Jesus na causa!

INFONET

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas