Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, março 27, 2024

Gravíssimo! Mangaba: na CMA,Presidente da Associação denuncia ameaças

em 27 mar, 2024 3:08

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O espaço ‘Tribuna Livre’, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), recebeu ontem, 26, representantes da Associação das Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper. O tema em pauta foi o decreto 6.175 de 02 de julho de 2020, que criou a unidade de conservação na modalidade reserva extrativista, no bairro Santa Maria.

Foto: Gilton Rosas/CMAJU

A presidente da entidade, Maria Aliene, utilizou Tribuna com uma carta aberta em defesa da proteção dos territórios e modos de vida dos catadores de mangaba da associação, cujo trabalho de coleta da mangaba compõe mais de 65% da renda das famílias da localidade. Segundo o documento, em 2019, parte dos territórios foi doada pela União para a prefeitura de Aracaju, que, à revelia, a transformou na ‘Reserva Extrativista Mangabeiros Irmã Dulce dos Pobres’.

“Fizeram uma lei dizendo que estavam fazendo uma reserva protegendo a natureza, que estava intacta, protegida por seus extrativistas que estavam lá há mais de 80 anos. Em cada fala do prefeito, quando ele diz que dará a reserva para o povo, populares passam lá e nos insultam, ameaçam, dizem que isso é da prefeitura e então entram, pegam as mangabas e destroem a reserva”, disse a presidente.

Maria Aliene também criticou a construção de um complexo habitacional na região. Ela ainda cobrou uma homenagem ao ex-presidente da associação, Uilson de Sá, que foi encontrado morto em casa, em novembro de 2022. Ele recebia acompanhamento individualizado por parte da polícia, por fazer parte do Programa de Proteção a Defensores dos Direitos Humanos (PPDDH).“Eu gosto muito de Irmã Dulce, mas a reserva deve ser chamada missionário Uilson de Sá, é a ele que tem que ser a homenagem, ele lutou até a morte para defendê-la”.

O que disseram os vereadores

Breno Garibalde (União Brasil)

 ” É muito triste ouvirmos isso mais uma vez. Que desenvolvimento é esse em detrimento do meio ambiente, a zona de expansão passar por isso diariamente, o meio ambiente sendo destruído. É muito triste ver  o rumo que a prefeitura está dando para vocês. Aquela era a  única região que tinha para construir moradia? ”, questionou Breno.

 Ricardo Marques (Cidadania)

 “Ontem essa carta aberta foi lida aqui na Câmara, discutimos muito esse assunto, essa questão dos catadores e catadoras. Aquele empreendimento Irmã Dulce está sendo discutido há três anos, o prefeito empurra com a barriga essa questão há 3 eleições. Ele está acabando com o emprego, com a saúde e educação. A senhora trouxe uma frase impactante em seu discurso, ele está colocando pobre contra pobre. Será que não há outros locais para construir casas populares”, também indagou Ricardo.

 Isac Silveira (PDT)

 “Nós acompanhamos de perto a luta dos catadores de mangaba e entendemos claramente que essa pseudo concessão não foi fruto de ação deliberada do prefeito. Foi imposição da luta de vocês e da procuradoria da República. Se há uma capital no brasil que o meio ambiente é desprezado, ela é  Aracaju. As ações nesse sentindo inexistem. Não há projeto. O rio Sergipe está poluído, a Jabotiana toda está sendo desmatada”.

 Elber Batalha (PSB)

 “Aracaju é uma cidade belíssima, mas essencialmente 50% foi construída destruindo o meio ambiente. Uma pesquisa nos mostra que Aracaju acabava na Augusto Maynard, o resto era manguezal. A história envolve uma nova quadra em que a consciência ambiental se impõe à pratica. Eu vi candidaturas sendo preteridas e outras apoiadas por interesses da construção civil. Acredito que esse parlamento pode contribuir, desenvolver uma sessão especial com os órgãos das prefeituras sobre a exploração sustentável da mangaba, algo do pertencimento do aracajuano”.

 Emília Corrêa (PL)

 “A senhora se coloca  à frente da defesa do meio ambiente e vive isso no seu dia a dia. Sabe muito mais do que muitos que foram diplomados. A senhora sabe o que significa as mangabeiras. Isso nos constrange, vemos uma gestão insensível, que despreza porque há outros interesses”.

 Sônia Meira (PSOL)

“O que Aliene faz aqui hoje é uma denúncia muito grave sobre a  destruição ambiental e de todas as vidas que ali já foram destruídas.  Naquela região onde os imóveis foram construídos existia uma mata, com várias espécies, foram mais de 400 pés de mangaba devastados. Aliene denuncia que a vida humana continua em perigo. Faço um apelo à Câmara a apoiar as catadoras de mangaba. A prefeitura rifou a única reserva urbana”. Vamos lutar para que o governo federal assuma essa reserva de volta”.

Apelo: não fiquem de braços cruzados

Ao final dos apartes dos parlamentares, a presidente da Associação das Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper, Maria Aliene, reivindicou aos vereadores: “Não fiquem de braços cruzados, não adianta reconhecer e não fazer nada; não é algo para amanhã, é urgente que a área seja entregue de volta aos extrativistas. Até o momento, o prefeito nada fez, ele só destruiu”, concluiu. (Matéria da Ascom/CMAJU).

 Ministro sergipano abriu os trabalhos do Y20, Grupo de Engajamento de Juventude do G20 que, pela primeira vez, é coordenado pelo Brasil A importância do que pensam as juventudes dos países do G20, seus desejos, anseios e maneiras diferentes de organizarem o mundo do trabalho e analisarem os modelos de desenvolvimento econômico e social foram destacados na mesa de abertura dos trabalhos do Y20, grupo de engajamento da Juventude no G20 Social,  em Brasília.

Força da representação A relevância dos debates desse grupo ficou evidenciada na força da representação na mesa de abertura. Participaram o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, que coordena o G20 Social, o embaixador Maurício Lyrio, negociador brasileira da trilha política, a ministra de Direitos Humanos do Ministério das relações Exteriores, Claudia Barbosa, o Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso , do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão, além  de diversos representantes e movimentos de jovens, embaixadores de vários países do G20.

Prioridades O auditório do Instituto Rio Branco ficou lotado para o dia inteiro de debates sobre temas que estão de acordo com as prioridades destacadas pelo presidente Lula, na presidência brasileira do G20, como por exemplo o combate à fome, às desigualdades e redução da pobreza.

Prioridades II O sherpa brasileiro, o negociador da trilha geopolítica no Brasil, Mauricio Lyrio afirmou que “o presidente já deixou muito claro a sua prioridade de que o G20 na presidência brasileira deveria ser um G20 muito próximo da sua sociedade. E isso de uma forma muito concreta, não só em palavras bonitas, mas em ações efetivas, como é o que nós estamos tentando fazer” ,  fazendo referência às negociações para que as propostas concretas das sociedades civis dos países sejam apresentadas e entregues aos chefes de estado do bloco. Os sherpas são os líderes de cada país que encaminham as discussões e acordos até a cúpula final com chefes de Estado e de Governo. Márcio Macêdo reforçou o compromisso do Brasil em promover a voz e participação ativa da juventude no âmbito nacional e, especialmente no G20 Social, no cenário internacional.

 Ineditismo do G20 Social, coordenado por Macêdo O ministro sergipano destacou a relevância do Brasil sediar de forma inédita o G20 e enfatizou a criação do G20 Social como uma terceira trilha, ao lado das trilhas geopolítica e econômica. “O presidente Lula criou, de forma ousada, uma terceira trilha, que é o G20 Social. Aliás, todos os organismos internacionais que o Brasil presidiu nesse primeiro ano do governo ele traduziu a participação social, foi assim na Celac, nos Diálogos Amazônicos, na Cúpula da Amazônia e no Mercosul Social. Essa é a nossa tarefa. E o Y20, que é um grupo de engajamento que já existia no G20, mas que não tinha esse caráter de ampliação da participação social, agora estamos com esse desafio, o de ampliar as vozes da juventude para G20”, afirmou  o ministro, parabenizando o governo Lula pela iniciativa.

 Programação e debate O evento lançou a programação do Y20 para 2024, e também proporcionou um espaço vital para o debate sobre os temas prioritários do grupo, promovendo a participação social e o envolvimento de diferentes instituições e autoridades. O encontro representa um marco importante para a representatividade da juventude em fóruns internacionais, fortalecendo sua contribuição para a construção de um mundo mais justo e sustentável.

 Engajamento O Y20, coordenado pelo Conselho Nacional de Juventude com o apoio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), é o grupo oficial de engajamento das juventudes no G20 e, pela primeira vez na história, será liderado pelo Brasil, em 2024. O objetivo do Y20 é proporcionar um espaço de diálogo e influência para os jovens dos países membros do G20, permitindo que contribuam para a formulação de políticas públicas e reflitam sobre a agenda prioritária da juventude. Os temas prioritários debatidos pelo Y 20 ao longo deste ano serão: combate à fome, crise climática, reforma do sistema de governança global, inclusão e diversidade,  e inovação e futuro do mundo do trabalho.

Após pressão de Sérgio Reis, prefeitura de Lagarto deverá recontratar gestantes Por SE79: O pronunciamento do deputado estadual Sérgio Reis na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nas últimas semanas chamou atenção do poder público municipal de Lagarto para recontratar mulheres grávidas que foram exoneradas pela gestão no último mês. Segundo o programa Sergipe em Destaque, da 102.7 FM, apresentado por Aclécio Prata, a informação é de que, após pressão do parlamentar, a prefeitura deverá recontratar as gestantes.

 Solidariedade Sérgio se solidarizou com mães de família e mulheres grávidas que foram mandadas embora da gestão. “Infelizmente, a escolha da administração municipal foi exonerar as mulheres que realmente trabalhavam e estão grávidas”, havia dito o deputado. Ele havia sugerido manter as mulheres gestantes, já que fazem parte de grupos prioritários que devem ter tratamento igual.

 Repercussão e indignação Sérgio ainda reverberou a indignação dos lagartenses que foram exonerados em detrimento de pessoas de outras cidades que foram mantidas e que utilizam um ônibus gratuito ofertado pela própria prefeitura. Depois da repercussão da fala de Sérgio na imprensa estadual, uma fonte garantiu que a gestão já estão se movimento para trazer de volta as mulheres grávidas que foram exoneradas de seus cargos. A redação do SE79 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação do município de Lagarto, mas ainda não obteve retorno. A portal está à disposição da prefeitura.

Batido o Martelo: Liderança da Zona Norte define filiação Depois de analisar diversos convites de filiação partidária, ontem, dia 26, foi batido o martelo e ficou decidido que o PMN será o partido pelo qual o ex-vereador por Aracaju e grande liderança da zona norte, Augusto do Japãozinho, irá disputar uma vaga no Parlamento Municipal. Com um trabalho incansável na área social e com o aumento de duas vagas, ele acredita que desta vez retornará ao legislativo.

Vereador deixa o Parlamento Municipal com o dever cumprido Ontem, dia 26, foi o último dia que o suplente de Vereador Milton Dantas (Miltinho) esteve no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju. Ele assumiu no lugar do vereador Joaquim da Janelinha que estava ocupando o cargo de Secretário Municipal da Articulação Política.

Acolhimento Miltinho agradeceu o acolhimento de todos os parlamentares daquela Casa Legislativa e aos funcionários que o receberam de braços abertos, aproveito o tempo que lhe foi dado para apresentar diversas indicações, requerimentos e projetos, dentre eles, podemos destacar a campanha permanente contra o assédio sexual e moral contra as mulheres nas praças esportivas, o incentivo à prática do futebol feminino, a alteração da lei dos 15 minutos dos bancos, favorecendo aos clientes e em especial aos idosos, a proibição do uso da inteligência artificial que contenha conteúdo sexual contra crianças e adolescentes.

Detran Os deputados estaduais aprovaram ontem um Projeto de Lei, de autoria do Governo do Estado, que reajusta os salários dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) em 30%. Essa correção, segundo o governo, atende um pleito da categoria que vinha lutando por melhores condições salariais. O impacto mensal provocado por este reajuste será de R$ 172 mil, a partir deste mês, totalizando um impacto anual de R$ 2,1 milhões. É importante lembrar que, na semana passada, o governador Fábio Mitidieri já havia atualizado, por decreto, o valor do tíquete refeição em cerca de 10%.

Loteria estadual Ainda na mesma sessão plenária, os deputados aprovaram um projeto, também do Governo, que autoriza o Banese a planejar, organizar e explorar o serviço público de loterias, objetivando financiar ações culturais, ambientais e sociais. A medida faz parte das ações do governador Fábio Mitidieri para fortalecer o banco sergipano.

Em parceria com a ABIH/SE, Setur destacou atrativos do estado em Porto Alegre e Maceió  Pela primeira vez, Sergipe participou da Feira Ugart, realizada em Porto Alegre (RS), e do Workshop Masterop Travel, em Maceió (AL). Nessas duas importantes feiras, foram promovidos os atrativos turísticos do estado, fortalecendo o setor por meio de ações promocionais sobre o Destino Sergipe e com foco nos festejos juninos 2024. Juntos, os eventos reuniram mais de 3 mil agentes de viagens e profissionais do turismo da região Sul e Nordeste do Brasil.

 As feiras aconteceram nos dias 22 e 23 de março A presença de Sergipe trata de mais uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE). Durante os eventos, foram realizadas capacitações voltadas aos agentes de viagens sobre o Destino Sergipe. A equipe da Setur ressaltou, especialmente, os festejos juninos, que terão 60 dias ininterruptos de programação como no ano passado e que, mais uma vez, serão realizados na Orla da Atalaia.

 Diversas atrações Segundo a secretária interina de Turismo de Sergipe, Daniela Mesquita, a participação do Governo do Estado nessas feiras em nível nacional objetivaram mostrar que o estado é um destino com diversas atrações, que está preparado para receber os turistas de todo o Brasil.

Contribuição da ABIH/SE Além disso, ela ressalta, a parceria com a ABIH/SE contribui enormemente para o fortalecimento do turismo no estado. “A participação da Setur nessas feiras consiste em uma das estratégias de promoção utilizadas pelo Governo do Estado para potencializar o Destino Sergipe, oportunizando apresentar os atrativos, roteiros turísticos, gastronomia e potencialidades sergipanas”, salienta.

Feira Ugart  Reconhecida como uma das mais relevantes do setor do Brasil, a 37ª edição da Feira de Negócios Turísticos Ugart reuniu milhares de pessoas em Porto Alegre (RS). Sergipe, aliás, se destacou entre os estandes presentes no evento, evidenciando a variedade de atrativos do estado. Foi feita distribuição de material promocional para divulgação do Destino Sergipe tanto no estande como durante a capacitação dos agentes de viagens. Desse modo, foi oportunizado aos profissionais conhecerem um pouco sobre o estado, que é tão rico em belezas naturais, cultura e gastronomia.

Masterop  Realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), o Workshop Masterop Travel (WMT) contou com a participação da Secretaria do Turismo de Sergipe por meio de um estande que apresentou o que o estado tem de melhor. Como exemplo, as experiências nos segmentos de turismo de natureza, com o Cânion de Xingó, as belezas das praias do litoral sergipano e a rica gastronomia. Inclusive, também foi promovida capacitação para os agentes de viagens, em que esses aspectos foram evidenciados.

Itabaiana sedia 1ª Oficina de Educação Ambiental no âmbito do Turismo  Em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, o município de Itabaiana sediou na manhã de ontem, 26, a 1ª Oficina de Educação Ambiental no âmbito do Turismo nos pólos serras sergipanas e tabuleiros.

Metas O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e teve como objetivo: discutir, elencar e traçar metas para o turismo nas regiões das serras e tabuleiros. Além disso, a oficina servirá de formação para os profissionais e técnicos que trabalham direto ou indiretamente na área de turismo dos seus municípios

Trabalho em conjunto Para a secretária municipal de Turismo de Itabaiana, Sônia Carvalho, a integração dos municípios tem sido um desafio na área de turismo, “infelizmente, tem sido bastante desafiador mobilizar e integrar os municípios e secretarias para que possamos fazer um trabalho em conjunto, buscando melhorar os serviços e oportunidades no nosso turismo local”, destacou a secretária. Acesse o link https://itabaiana.se.gov.br/turismo/  e saiba sobre as atrações turísticas do município de Itabaiana. 

 Merenda Escolar: Projeto de Breno Garibalde é aprovado na Câmara A Câmara de Aracaju aprovou por unanimidade o Projeto de Lei n° 193/2022 de autoria do vereador Breno Garibalde, que dispõe sobre a proibição da oferta de embutidos e/ou ultraprocessados na composição da merenda de escolas e creches da rede pública municipal.

Alimentação livre de cancerígenos A proibição se estende ao comércio de lanches e refeições no interior das escolas e creches, como também ao que for servido em festividades e eventos organizados nas instalações das unidades de ensino. “Apesar da gestão do município de Aracaju não fazer uso desses alimentos, ainda não existe uma lei que proíba de fato o consumo desses produtos, e resguarde uma alimentação livre de alimentos cancerígenos. É preciso garantir a saúde das nossas crianças e adolescentes. Saúde começa no prato!”, ressalta o vereador.

Colegiado da Microrregião Prefeitos de todo estado se reuniram ontem, 26, na segunda assembleia ordinária da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe (Maes), realizada no auditório do SergipeTec. Reunido, o colegiado tratou, entre outros pontos, sobre a delegação das atividades de organização e gerenciamento dos serviços públicos de saneamento básico ao Estado de Sergipe. Entre gestores e gestoras municipais presentes, a prefeita de Gararu, no alto sertão do estado, Zete de Janjão, que destacou a importância da iniciativa do Governo do Estado, por meio do governador Fábio Mitidieri, que também preside o Colegiado da Microrregião, em buscar uma solução para resolver o problema que atinge boa parte da população sergipana que ainda sofre com a falta de água nas torneiras – em muitos casos mesmo tendo encanamento para isso – e de saneamento básico.

 Coragem “O que a gente quer é água! Eu recebo mais de 30 ligações por dia falando sobre falta de água, pois não chega à população. É uma situação muito difícil para nós enquanto gestores, porque não temos condições de atender a demanda com carro-pipa, principalmente em comunidades que possuem cano da Deso. Esse projeto o governador se comprometeu durante a campanha e está tendo muita coragem de colocar em prática e nós como prefeitos só temos que aplaudir e acatar, desde que o povo seja atendido. O que eu quero é que o povo seja beneficiado”, frisou a prefeita, que destacou o papel do colegiado, conduzido pelo governador. “Vamos, sim, fazer de tudo para que isso aconteça na melhor forma possível, na maior tranquilidade, na maior transparência, como o governador está fazendo, tudo dentro da lei. O importante é isso. Nós não somos irresponsáveis de querer o mal de nenhum cidadão de Sergipe. Pelo contrário, nós temos pressa”, acrescentou Zete de Janjão.

Delegados Isaque Cangussu e Adelmo Pelágio recebem a mais alta honraria do legislativo sergipano Os delegados de Polícia Isaque Heverton Dias Cangussu e Adelmo Pelágio de Andrade Filho foram agraciados com a Medalha do Mérito Parlamentar, durante uma cerimônia especial, realizada na tarde da segunda-feira, 25, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. A propositura, apresentada pelo deputado Luciano Bispo (PSD), foi aprovada pela unanimidade do Conselho da Ordem.

 Mais alta distinção A Medalha do Mérito Parlamentar representa a mais alta distinção concedida pelo legislativo sergipano. Destina-se a homenagear indivíduos ou entidades, pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento do Estado de Sergipe e para o fortalecimento do Poder Legislativo, evidenciando um mérito excepcional daqueles que são destinatários da comenda. A competência para conceder a insígnia é do Conselho da Ordem do Mérito Parlamentar, composto por membros da Mesa Diretora e líderes das bancadas.

 Agradecimento O delegado Isaque Cangussu agradeceu a homenagem e falou do seu significado. “Durante seis anos, na atividade de representação classista, tive a oportunidade de interagir com os membros desta Casa Legislativa, graças à abertura que os deputados concedem. Estou profundamente honrado e agradecido por esta premiação, que marca singularmente a minha carreira. Receber o Título de Cidadão Sergipano no ano de 2020, já foi uma grande honra, e agora, com esta Medalha do Mérito Parlamentar, sinto-me inteiramente realizado. É um ciclo que se completa e sou muito feliz por pertencer a este estado”, expressou Isaque Cangussu.

Honrando compromissos Cangussu aproveitou a presença do secretário de Governo Cristiano Barreto, que representou o Governador, para parabenizar o Governo do Estado por vir honrando os compromissos assumidos. “O governador Fábio Mitidieri, quando ainda era candidato, dialogou com cada representação, discutindo as pautas e assumindo compromissos de forma responsável. Com apenas quatro meses de governo, ele enviou para esta Casa um projeto de lei restabelecendo o adicional de periculosidade, pelo qual nós já estávamos lutando há mais de dois anos. Agora, instituiu uma mesa de negociação com a presença dos principais gestores, a fim de discutir avanços para todas as categorias da segurança pública, sem distinção. Isso é muito importante”, disse. Ele também falou sobre a mudança de paradigma provocada pelo Movimento Polícia Unida. “Uma das grandes virtudes do Movimento Polícia Unida foi quebrar a cultura de cada um pensar apenas em si. Passamos a reconhecer o valor de quem estava ao nosso lado e daqueles que por tanto tempo contribuíram com a sociedade. Por isso, quaisquer avanços devem contemplar a todos”.

 Importância O delegado Adelmo Pelágio, que também já é Cidadão Sergipano desde 2020, ressaltou a importância desta homenagem. “Esta medalha que recebo hoje representa o ápice da minha trajetória profissional. Durante os últimos anos, estive envolvido em decisões importantes que afetam a dignidade dos trabalhadores da segurança pública, e esta honraria é um reconhecimento formal desses esforços. Agradeço especialmente ao deputado Luciano Bispo, cuja liderança e compromisso com o povo sergipano são admiráveis”, declarou Adelmo Pelágio.

 

Reunião científica Cardiologistas da Rede Primavera estiveram reunidos no último dia 21 para mais uma reunião científica do grupo da Cardiologia, voltada para a assistência ventricular no choque cardiogênico pós infarto agudo do miocárdio.

Aspectos técnicos O encontro contou também com a participação de intensivistas, residentes e enfermeiros, que tiveram a oportunidade de debater e enriquecer os conhecimentos relacionados aos aspectos técnicos – dispositivo de Impella, baseado em um caso clínico de sucesso, além de discutir a indicação e manejo desse dispositivo na CTI (Centro de Terapia Intensiva). Em pacientes com insuficiência coronariana aguda e choque cardiogênico, a mortalidade é alta. O dispositivo mais utilizado para suporte hemodinâmico é o balão intra-aórtico que, no entanto, pode ser insuficiente em pacientes com choque cardiogênico refratário.

 Casos de sucesso  “Apresentamos um dos grandes casos de sucesso do ano de 2023, onde utilizamos pela primeira vez o dispositivo (Impella), nesse contexto clínico aqui no Estado. A equipe da Rede Primavera com a união de todos médicos, equipe multidisciplinar, de apoio e administrativa, comemorou o desfecho do paciente. Gratidão, empatia e motivação, resumem esse momento”, finalizou o coordenador da cardiologia da Rede Primavera, Fabrício Anjos.

INFONET 

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas