Adiberto de Souza
em 12 jul, 2022 8:03
Os governistas voltaram a se reunir ontem, mas não chegaram a um acordo sobre o nome do grupo para disputar o Senado. Diante do impasse e temendo um racha interno, o governador Belivaldo Chagas (PSD) sugeriu que os dois postulantes à indicação, Laércio Oliveira (PP) e Jackson Barreto (MDB), tentem chegar a um entendimento antes da próxima segunda-feira, quando ocorrerá uma nova reunião dos situacionistas. Mesmo fora dessa disputa interna por ser inelegível, o ex-deputado federal André Moura (UB) participará da reunião de Laércio com JB. O ex-parlamentar era o nome preferido do pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) para disputar o Senado, porém teve a condenação por peculato e apropriação de recursos públicos confirmada pelo Supremo Tribunal Federal. A preocupação do grupo é com o pouco tempo que resta para a definição da chapa majoritária, ainda sem os pré-candidatos a senador e à vice-governadoria. Há quem garanta que, apesar do esforço de Belivaldo em favor do consenso, dificilmente os governistas permanecerão unidos, pois quem for descartado da disputa senatorial deve se bandear para a oposição. Misericórdia!
Imposto perdoado
O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) sancionou três leis recentemente aprovadas pela Câmara Municipal beneficiando os contribuintes e os pequenos empreendedores de Aracaju. A primeira perdoa dívidas relacionadas ao IPTU e a segunda dispensa dívidas de até R$ 600 contraídas por pequenos empreendedores junto ao Fisco municipal. A terceira lei abre a possibilidade do parcelamento de dívidas do Imposto Sobre Serviços (ISS). O prefeito informou que com os perdões autorizados pelas novas legislações, a Prefeitura abre mão de mais de R$ 7 milhões, mas protege o cidadão que passa por dificuldades. Ah, bom!
Esqueceram Genivaldo
O Brasil é um país de tragédias, que ocorreu uma trás da outra, a ponto de as anteriores serem logo esquecidas. É o caso do sergipano Genivaldo de Jesus Santos, morto por asfixia, numa câmara de gás improvisada na mala de uma viatura por policiais rodoviários federais. O bárbaro crime ocorreu em maio passado, na cidade sergipana de Umbaúba e já não se fala mais nele. É que de, lá pra cá, aconteceram outros assassinatos, como o registrado no Paraná, onde um bolsonarista matou a tiros um cidadão, só porque a vítima era petista. Este não foi o primeiro nem será o último crime de ódio no Brasil, pois o próprio presidente Jair Bolsonaro (PL), estimula a violência. Homem, vôte!
Comida na mesa
E o pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) anda preocupado com o crescimento da miséria. Segundo ele, é preciso ampliar os programas de transferência de renda e gerar empregos para socorrer os desvalidos. O fidalgo acena com a possibilidade de ampliar o Cartão Mais Inclusão e o Programa Mão Amiga para incluir os rizicultores, por exemplo. Mitidieri afastou qualquer hipótese de privatizar o Banco do Estado de Sergipe, caso ele seja eleito governador, mas defendeu que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) precisa passar por melhorias urgentes. Aff Maria!
Candidatura coletiva
Seis filiados aos PSDB e Cidadania anunciaram a primeira candidatura coletiva para a Câmara Federal. O coletivo sergipano é composto por Hebert Pereira, Lucas Aribé, Clarissa Marques França, Tauana Cândido, Adriana Flor e o Professor Moises. A candidatura vai ser registrada formalmente na Justiça Eleitoral em nome de Hebert Pereira e será batizada de Coletivo Somos Mais. “Vamos mobilizar cidadãos, recursos e ideias, a fim de conquistarmos um mandato”, discursa Clarissa Marques, uma das integrantes do grupo. O lançamento dessa pré-candidatura vai acontecer, no próximo dia 22, no auditório da CDL Aracaju. Então, tá!