em 12 jul, 2022 4:02
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Se o leitor desejar pode chamar este jornalista de louco ou até mesmo de maquinar teorias conspiratórias. Porém, a preocupação é enorme com a obsessão do presidente de extrema-direta em tentar passar para a população que o sistema eleitoral é uma fraude. O assassinato na madrugada do último domingo, do dirigente do PT em Foz do Iguaçu (PR), no Paraná, Marcelo Arruda, policial penal Jorge Jose da Rocha Guaranho, acende mais ainda o alerta que o ódio disseminado pelo presidente genocida, que ainda incita a população contra o TSE, mostra como ele está conseguindo transformar a campanha eleitoral numa guerra civil.
E não adianta lembrar que Bolsonaro e seu clã ganharam diversas eleições com este mesmo sistema de urnas eletrônicas. Quando o gado mastiga o capim dado pelo genocida, ninguém tira mais da cabeça dele.
Este jornalista relembrou esta semana um livro que leu há muito tempo e tem um exemplar raríssimo, da primeira edição (1936 – Cruzada da Boa Imprensa/Rio), “Espanha em Sangue – o que vi e sofri”, de Soares d`Azevedo, jornalista e escritor que estava em Madrid (trabalhando para o então Correio da Manhã) quando foi iniciada a guerra civil (1936/1939) que culminou com a vitória dos extremistas de direita comandados pelo general Francisco Franco, que impôs ao país a repressão através de uma ditadura que prosseguiu até 1975, ano de sua morte.
Soares d`Azevedo soube narrar como ninguém no livro o que o povo espanhol estava passando, contando também seu sofrimento na Madrid do terror instalado e a guerra civil que dividiu por três anos a Espanha. Soares d`Azevedo chegou a ser preso, sendo salvo pelo consulado brasileiro.
No prefácio do livro de Soares d`Azevedo, o padre jesuíta, filósofo, teólogo e educador Huberto Rohden – diretor da Cruzada da Boa Imprensa – deu uma amostra do pensamento marcante dele que marcou os seus livros. Huberto citou Dante e seu genial “Inferno, Purgatório e Paraiso” para comparar com a chegada de Soares d`Azevedo ao Brasil após “escapar” da guerra civil espanhola:
“Eis o homem que voltou do inferno! …
Eis o homem que passou transes horrorosos por entre o toar da artilharia, o crepitar da metralha, a saraivada das carabinas…
Eis o homem que fugiu de um hotel em ruínas, por sobre cadáveres esfrangalhados; o homem que se atirou de bruços no chão e, de rojo, conseguiu atingir a embaixada brasileira em Madrid…
Eis o homem que gemeu no fundo do escuro calabouço, que se viu diante dos canos de fuzis, que se despediu da vida e estoicamente aguardava morte violenta…
Eis o homem que assistiu ao incêndio de dezenas de templos e viu sacerdotes e religiosas transformados em tochas vivas, como nos tempos de Nero…
A hora que passa é extremamente grave também para o Brasil. Soares, em 1936, já antevia que o então presidente Getúlio Vargas iria instalar o Estado Novo em 1937, através de um golpe de Estado.”
Este livro citado é uma narração de fatos verídicos neste momento delicado que passa o Brasil.
A obsessão de Bolsonaro pelo poder pode levar a tudo: desde a negação da derrota eleitoral e a tentativa de golpe que pode levar a uma guerra civil já que ele com o discurso de armar a população acabou montando uma milícia armada em defesa dos seus devaneios ditatoriais.
Aracaju: vereadores cancelam recesso parlamentar de julho Os vereadores de Aracaju irão cancelar o recesso parlamentar, que aconteceria na segunda quinzena de julho, para viabilizar a votação de emendas impositivas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO/2023) e alterações à Lei Orgânica do Município de forma a garantir o pagamento das indicações a partir de janeiro de 2023. A decisão foi tomada ontem, 11.
Mudanças Segundo o presidente da CMA, Nitinho (PSD), a decisão pelo cancelamento se deu em consenso com os parlamentares participantes da reunião. A partir de agora, os vereadores mudarão a Lei Orgânica do município e prepararão as emendas impositivas para que possam aprovar juntamente com a LDO no próximo dia 29 de julho.
Mitidieri preocupado com clima de violência: Que país é esse que estamos construindo? Durante entrevista na FAN FM ontem, 11, o pré-candidato ao governo do Estado, Fábio Mitidieri, disse estar preocupado com o clima de violência que se desenha para as próximas eleições e que motivou a morte de um guarda municipal em Foz de Iguaçu. “Lamento esse prenúncio de violência quando o presidente diz que não sabe se aceitaria o resultado das eleições e que não confia na urna que o elegeu muitas vezes. Temos que nos preocupar! Que país é esse que estamos construindo? Temos que ter responsabilidade de refletirmos com o cidadão”, declarou.
“Tenho afinidade com Lula… não existe propriedade de candidato” Questionado sobre a reunião que participará em Brasília na quarta-feira, dia 13, com o ex-presidente e pré-candidato à presidência Lula, Fábio reiterou seu apoio ao petista e explicou que seu grupo é plural. “Estaremos em Brasília para ouvir as propostas de Lula e de Alckmin e prestigiá-los. Sempre apoiei Lula, Dilma, Haddad. Tenho uma afinidade com Lula e sempre afirmei que nosso grupo é plural, o que nos une é Sergipe. Há uma maturidade política no campo nacional. Temos independência e liberdade de escolha para candidatura para presidente. Eu apoio Lula, não existe propriedade de candidato, o meu é ele”.
Banese continuará como banco público “O Banese é um banco rentável, em crescimento, não tem porque se pensar em privatizar. No caso da Deso, é preciso pensar melhorias. Em todo município que visito, e são muitos, é consenso que o serviço precisa ser melhorado. É reclamação da taxa de esgoto, de falta de água, da qualidade da água e olhe que o governo de Belivaldo investiu R$ 1 bilhão na Companhia. Talvez uma PPP (Parceria Público Privada) como afeita em Alagoas”, disse.
Senado e Vice Ontem, 11, teve uma nova reunião do grupamento para discutir a formação de chapa. Perguntado sobre os nomes para vice-governador e para senador, Fábio falou sobre a união do bloco liderado por Belivaldo Chagas. “Não coloco a data de hoje como definitiva para escolha de nomes. É importante que voltemos a ter reuniões semanais. Sobre Laércio e Jackson, são todos políticos experientes e deixaram claro que continuam no projeto sendo escolhidos ou não. Acredito muito na união do grupo independente da escolha. Desde o inicio está acertado que o PDT faria a indicação do vice ou da vice. Sobre a convenção, a ideia é fazer dia 5 de agosto”.
Na mira do MP, prefeito de São Cristóvão tem prazo de 20 dias para esclarecer denúncia de corrupção O Ministério Público de Sergipe notificou o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, para esclarecer o valor despendido com locação de equipamentos para enfrentamento da Covid-19 no montante de 2 milhões e 300 mil reais. Esta quantia foi superfaturada 20 vezes quando comparada ao pagamento de materiais semelhantes em outros municípios, segundo denúncia do vereador Neto Batalha (PP).
Investigação O aluguel se refere a grades de contenção que serviram de barreira sanitária para o controle e combate da Covid-19, no período de março de 2020 a março de 2022. Conforme o denunciante, houve uma longa e minuciosa investigação, na qual apontou a locação dos materiais com preço até 20 vezes maior que a média de mercado durante a pandemia, totalizando um prejuízo aos cofres públicos acima de R$ 2 milhões.
Requerimentos Ainda de acordo com o parlamentar, o processo investigatório começou após o indeferimento de dois requerimentos apresentados na Câmara de Vereadores de São Cristóvão, os quais buscavam informações sobre os valores repassados pelo Governo Federal durante a pandemia.“Com o estado de emergência em todo o país, os municípios foram autorizados a realizar contratações emergenciais com flexibilização do processo legal, uma situação atípica que gerou desconfiança em vários contratos celebrados pelas prefeituras. E aqui não foi diferente. Então, decidi provocar o Legislativo que surpreendentemente barrou minhas indagações”, revela.
Apuração dos dados Inconformado, Neto Batalha passou a apurar dados publicados no Portal da Transparência do município. De logo, causou estranheza o preço pago na locação de grades de ferro para segurança e separação de espaços em eventos, como as feiras livres no município. “Fiquei surpreso com os valores e realizei pesquisas de mercado comparando o preço destes produtos alugados no mesmo período por outras prefeituras em Sergipe e outras cidades do país. No fim da apuração, o resultado revelou o que eu desconfiava: São Cristóvão desperdiçou dinheiro público, e isso é muito grave”, lamenta o vereador.
Ministério Público x Marcos Santana Quando soube que o Ministério Público enviou ofício ao prefeito Marcos Santana pedindo esclarecimentos, o vereador Neto Batalha afirmou que confia na justiça e espera que haja uma profunda investigação e que se confirmado o superfaturamento, os responsáveis sejam punidos na forma da lei. “Entreguei uma tabela detalhada com preços pagos por vários municípios ao mesmo equipamento alugado pela Prefeitura de São Cristóvão. Também informei o número do contrato, o nome da empresa e outros dados suficientes para comprovar o dano ao erário público. Portanto, diante das evidências que podem ser confirmadas pela farta documentação, reiteramos o pedido da adoção de medidas cabíveis e enérgicas para o caso”.
INFONET