Fernanda Barbosa e Folha de S.Paulo
do Agora
Termina amanhã a campanha de vacinação contra a infecção pelo vírus A (H1N1), da gripe suína, em todo o Brasil. Nesta última fase, o foco é a imunização de adultos com idades entre 30 e 39 anos, mas também podem tomar a dose gestantes e idosos com doenças crônicas (que deverão apresentar atestado médico).
Na capital, há 434 unidades básicas de saúde que podem aplicar a vacina, com atendimento entre as 8h e as 17h. O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde afirmaram ontem que não há planos de prorrogar a campanha e que a intenção é atingir a meta de vacinação --imunizar 80% do público dos grupos de risco.
Até anteontem, a três dias do fim da campanha, entretanto, essa meta ainda não havia sido atingida para três dos grupos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, haviam sido vacinadas 75% das pessoas de 20 a 29 anos, 66% das grávidas e 27% dos adultos entre 30 e 39 anos.
Ao todo, contando também idosos, pacientes com doenças crônicas e crianças de seis meses a um ano e 11 meses, haviam sido aplicados 57 milhões de doses. A meta nacional é chegar a 70 milhões de pessoas vacinadas até o fim da campanha.