sexta-feira, março 22, 2024

Petistas reprovam a insistência de Lula em seus ataques gratuitos a Bolsonaro


Charge do Caio Gomez (Correio Braziliense)

Denise Rothenburg
Correio Braziliense

Muitos petistas ficaram meio atônitos ao ver o presidente Lula chamando Jair Bolsonaro de “covardão” quando comentou a tentativa de golpe. A avaliação geral é a de que, em suas falas de governo, Lula precisa esquecer o seu antecessor, que está inelegível e não pode ser candidato em 2026.

O melhor é guardar os ataques pessoais para os palanques Brasil afora, na temporada oficial de campanha. No governo, porém, é preciso dedicar discursos para falar dos programas em curso e, nos estados, mostrar o que o governo vem fazendo.

PRÉ-CAMPANHA – Afinal, não adianta, avaliam os próprios petistas, convocar uma reunião ministerial para tratar dos projetos do governo e Lula jogar tudo por terra, falando do adversário e da tentativa de golpe.

Em tempo: com Bolsonaro percorrendo o país em pré-campanha, a ala mais à esquerda do PT considera que não dá para o presidente Lula esquecer o ex-presidente. Afinal, alguns petistas consideram que a polarização ajudará a eleger os seus filiados tal e qual ajudou Lula em 2022.

Na reunião ministerial desta semana ficou claro que o Planalto espera uma melhoria da avaliação da gestão Lula a partir do próximo semestre. Coincidentemente, é quando o PT estará mais focado na batalha eleitoral. Não é apenas a questão eleitoral deste ano que leva o governo a agir para tentar elevar os índices de aprovação. É que, quanto melhor estiver o governo, menos os adversários do governo (e alguns aliados) vão se animar em concorrer em 2026.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Temos comentado aqui na Tribuna da Internet que Lula não está bem. Parece descompensado – ou está agressivo demais, esculhambando Bolsonaro sem parar, ou está engraçado demais, falando até nas calcinhas das eleitoras. O fato concreto é que a idade não perdoa, Lula está cansando e vem tomando antidepressivos com efeitos colaterais. É melhor dona Janja da Silva mandar trocar o remedinho. (C.N.)

 

Em destaque

Fictor, que ia “comprar” Master, está pré-falida e negociação era apenas conversa fiada

Publicado em 2 de fevereiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Diego Felix e Paulo Ricardo Martins Folha A hold...

Mais visitadas