Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, março 15, 2024

Para felicidade de uns e tristeza de outros, o processo de Tista está FORA DE PAUTA.

 


De antemão vamos entender quando um processo é retirado de PAUTA:
Quando um processo é retirado de pauta, normalmente é designada uma nova data para sua análise. No entanto, a previsão para seu retorno pode depender de vários fatores, incluindo a disponibilidade do tribunal, a complexidade do caso e outras prioridades na agenda judiciária.
Portanto só Deus proverá quando será julgado.

Mesmo não sendo jurista nem tão pouco operador do direito, vamos tentar entender o que é prescrição:

Para calcular o prazo de prescrição, é necessário levar em consideração a pena máxima cominada ao crime, considerando todas as circunstâncias agravantes e atenuantes. No caso do art. 1º, I, do DL 201/67, a pena máxima é de até 4 anos de reclusão.

De acordo com o art. 109, II, do Código Penal Brasileiro (CPB), o prazo de prescrição é de 8 anos quando a pena máxima é de até 4 anos de reclusão.

Entretanto, se o réu recorreu da decisão, o prazo de prescrição fica suspenso durante o período de tramitação do recurso. Portanto, para calcular a prescrição, é necessário somar o prazo decorrido até a data do recurso, e esse prazo é suspenso enquanto o recurso estiver pendente de julgamento.

Assim, se o crime ocorreu em 2004 e o acusado foi condenado em 2019, vamos calcular o prazo decorrido até 2019:

2019 - 2004 = 15 anos

Como o prazo de prescrição é de 8 anos, o crime já estaria prescrito em 2012.

No entanto, como o acusado recorreu da decisão em 2019, o prazo de prescrição fica suspenso a partir dessa data e só volta a correr quando o recurso for julgado definitivamente. Portanto, será necessário aguardar o resultado do recurso para determinar se a prescrição ocorreu ou não. Se o recurso for julgado procedente após o prazo de prescrição ter sido atingido, o crime estará prescrito.

Enquanto isso:



Em destaque

Por que os casos de censura do Brasil entraram no radar da política dos EUA

Publicado em 29 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Moraes está apenas imitando a postura da matriz USA...

Mais visitadas