Publicado em 5 de abril de 2023 por Tribuna da Internet
Matheus Leitão
Veja
A pesquisa Datafolha que revelou um Lula certíssimo na batalha contra os juros altos mostra também um país está totalmente dividido sobre uma condenação de Jair Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE.
Acossado por seus próprios ataques ao sistema eleitoral brasileiro – e às urnas eletrônicas – perante à comunidade internacional, o ex-presidente responde processo ruidoso que pode torná-lo inelegível. O instituto foi às ruas perguntar o que os brasileiros acham dessa possibilidade.
FORTE APOIO – Para 51%, o líder da extrema-direita deve perder os direitos políticos por oito anos. Outros 45%, contudo, pensam que o ex-presidente deve ser inocentado.
Mesmo com toda a imprensa do país mostrando que Bolsonaro mentiu diversas vezes – com acusações falsas e levianas em encontro com embaixadores estrangeiros em julho do ano passado –, o capitão resiste com bastante apoio. Isso também acontece em relação aos ataques terroristas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro, perpetrado por seus apoiadores. Para 51% dos brasileiros, o ex-presidente não é culpado.
Nos bastidores do TSE, contudo, a história é diferente. O que foi informado à coluna é que, se o julgamento acontecer até o meio do ano, Bolsonaro deverá ser condenado. E os dois casos que dividem a população, vejam vocês, serão fundamentais para esse desfecho.