Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, abril 28, 2023

Lula atribui eleição de Bolsonaro à mania de achar que “todo político é corrupto”

Publicado em 28 de abril de 2023 por Tribuna da Internet

Lula assina reajuste para servidores públicos e promete mais concursos

Lula se confundiu e disse que Bolsonaro “pescava” marajás”

Alice Cravo
O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou nesta sexta-feira o ex-presidente Jair Bolsonaro de “genocida” e “golpista”. Na ocasião, Lula criticava a postura de parte da população de enxergar todos os políticos como corruptos e afirmou que a postura levou à eleição de “Jânio Quadros com uma vassourinha” e a de Bolsonaro.

— A mania que a sociedade brasileira tem de ser convencida a não gostar de política, a não acreditar em política, a achar que todo político é corrupto, que todo mundo que não é político é honesto, é o que leva esse país a ter eleito Jânio Quadros com uma vassourinha, é que leva o Bolsonaro a ser eleito pescando marajá. É que leva esse genocida, golpista, ser eleito presidente da República.

SALÁRIOS FEDERAIS – Lula deu as declarações durante evento para sancionar o reajuste de 9% para os servidores públicos federais, incluindo aposentados e pensionistas. O novo valor começa a contar na folha a partir de 1° de maio, sendo pago no salário de 1° de junho.

Esta não é a primeira vez que Lula usa seus discursos oficiais para fazer críticas ao ex-presidente e a sua gestão. Mais cedo, na mesma ocasião, afirmou que o ex-chefe do Executivo fazia uma gestão de “monólogo” e governava apenas para um grupo restrito e que “esquecia que a sociedade era composta por mais gente, com mais interesse”. Lula afirmou ainda que Bolsonaro fez com que a população passasse a valorizar a democracia.

– Se tem uma coisa que a sociedade brasileira aprendeu com a passagem do desgoverno que saiu, se tem uma coisa que aprendemos é valorizar a democracia, a negociação, o diálogo. Esse país passou quase seis anos em que não se teve uma reunião com sindicato, governador, prefeito. Era um país do monólogo, de um governante que falava com ele e apenas com os seus, e esquecia que a sociedade era composta de muito mais gente, com muito mais interesse do que a turma do presidente da República – afirmou Lula durante o evento.

COM OS ÍNDIOS – Pela manhã, Lula participou de um ato no Acampamento Terra Livre, em Brasília, onde anunciou a demarcação de seis terras indígenas, paradas desde 2018. Na ocasião, Lula citou a crise humanitária Ianomâmi e afirmou que o povo foi vítima de “esquecimento” e “refém de garimpeiros”. O presidente fez críticas também à política ambiental do seu antecessor e ao garimpo, facilitado por Bolsonaro.

— Eu jamais imaginei que existisse um governo que deixasse crianças e pessoas adultas chegarem aquelas condições. Pessoas que quase não podiam levantar de fome. Crianças com o braço com a grossura de um dedo por falta de comida em um país que é o terceiro produtor de alimento no mundo. Aquele povo estava no esquecimento, estava sendo refém de garimpeiros — disse Lula ao discursar.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Para evitar a alta produtividade em asneiras, a cúpula do PT decidiu que Lula passaria a ler discursos previamente escritos para ele. Bem, qualquer pessoa com mais de dois neurônios sabe que o tema corrupção não deveria constar em nenhum discurso de Lula, por motivos óbvios. Mas o novo redator do PT pensa (?) o contrário. Antigamente, os discursos eram feitos por Luiz Dulci, mas dona Janja da Silva fez questão de afastá-lo do convívio com Lula, assim como outros amigos do marido, entre os quais Franklin Martins, Paulo Okamoto e Aloizio Mercadante, todos hoje distantes do Planalto. Como dizia Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe. (C.N.)

 

Em destaque

Bolsonaro ironiza a “historinha de golpe”, como “narrativa” de Moraes

Publicado em 23 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Jair Bolsonaro corta do cabelo no interior de Al...

Mais visitadas