Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, abril 29, 2023

Ação pede que ministros sejam proibidos de vincular perfis pessoais aos de suas pastas

 Foto: Reprodução

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, faz postagem conjunta de seu perfil pessoal e do ministério28 de abril de 2023 | 17:20

O deputado estadual Felipe Camozatto (Novo-RS) entrou com ação na Justiça Federal contra a prática de ministros do governo Lula (PT) de vincular seus perfis pessoais em redes sociais aos dos ministérios em postagens, as chamadas “collabs”.

Essa atitude atentaria, segundo o parlamentar, contra o princípio constitucional da impessoalidade no serviço público.

“A discussão tem por objeto a violação, por parte da comunicação do Governo Federal, dos princípios norteadores do direito administrativo brasileiro, em especial o princípio da impessoalidade, a partir do momento em que opta por realizar postagens que vinculam os perfis pessoais de ministros às redes oficiais das pastas sob sua responsabilidade a fim de promovê-los”, diz a ação judicial, que é endereçada ao ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, e ao próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os adeptos da prática citados na ação estariam Pimenta, Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Daniela Carneiro (Turismo), Margareth Menezes (Cultura) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura), Rui Costa (Casa Civil), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Anielle Franco (Igualdade Racial), Aparecida Gonçalves (Mulheres), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

“Basta que se observe o alcance das redes dos ministros em relação às redes de seus ministérios para que se identifique a oportunidade de ampliação do alcance de sua comunicação pessoal e, concomitantemente, de suas redes sociais”, relata a peça judicial.

O argumento é que ministros estariam utilizando redes oficiais do governo para se promoverem politicamente. O deputado pede na ação a retirada do conteúdo do ar e que sejam impedidos de realizarem novas postagens nesse formato.

Procurada, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência não se manifestou até a publicação deste texto.

Fábio Zanini/Folhapress
Nota da redação deste Blog - Enquanto isso em Jeremobo o prefeito Deri do Paloma além de vincular seu perfil pessoal ao do governo, ainda usa o perfil do governo para sua promoção pessoal; no entanto. é melhor enxugar gêlo do que denunciar em corrupção em Jeremoabo, que não dá em nada e tudo pode. Em Jeremoabo estamos diante das velhas ideologias tirânicas sem qualquer pudor Fala sério, Bussunda! Cadê você? (C.N.)

Em destaque

Bolsonaro ironiza a “historinha de golpe”, como “narrativa” de Moraes

Publicado em 23 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Jair Bolsonaro corta do cabelo no interior de Al...

Mais visitadas