PONTE METÁLICA PEDE SOCORRO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR
MINISTRO DOS TRANSPORTES
Dr. Renan Filho
Att. Dr. Lauro Jardim
DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes
Excelentíssimo Senhor Ministro
Vimos através deste alerta "A PONTE METÁLICA PEDE SOCORRO" informar a Vsa. Excia. O seguinte:
A magnífica ponte Dom Pedro II, construída sobre o cânion do rio São Francisco, com 240 metros de comprimento e 86 metros de altura até o nível do rio, entre os estados de Alagoas e Bahia, unindo respectivamente os municípios de Delmiro Gouveia e Paulo Afonso, inaugurada em 21 de abril de 1960, mesma data em que o então presidente Juscelino Kubitschek estava inaugurando Brasília, a nova capital do Brasil, está correndo sério risco de ser interditada por conta da falta de uma "real manutenção".
Após 60 longos anos de uso intermitente (principalmente a partir de 1990 quando o fluxo de veículos de carga passou a ser constante, ligando o Sul e Sudeste com o Nordeste), muitas partes importantes de equilíbrio e sustentação da ponte foram se deteriorando.
Desde a década de 90, a ponte não vem recebendo nenhum tipo de manutenção em sua estrutura (apenas pintura) e, alguns ítens básicos de sustentação da mesma vem se deteriorando com o tempo.
Por exemplo:
a) Os dois pilares que servem como bases de sustentação, situados nas margens do cânion, apresentam grandes rachaduras que podem contribuir com oxidação da ferragem e comprometimento do concreto das bases principais.
b) Muitos arrebites desgastados pelo uso constante e intempéries, necessitam ser substituídos.
c) Muitas placas de concreto das faixas de pedestres apresentam desgastes e necessitam de substituição.
d) A ponte vez por outra, fica sem iluminação noturna, pois toda extensão de cabos e fios das luminárias vem sendo furtada frequentemente.
e) O grande fluxo de veículos pesados e com excesso de carga e a falta de manutenção na estrutura da ponte é preocupante e exige um estudo imediato e uma restauração urgente por parte do Ministério dos Transportes, através do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes, com apoio do Ministério da Infraestrutura e do Ministério das Forças Armadas que conta com a Engenharia do Exército que tem se mostrado tecnicamente muito bem em diversas obras pelos quatro cantos do Brasil como as ferrovias, rodovias e projetos de infraestrutura que nunca haviam saído do papel e se tornaram realidade.
Assim sendo, vimos solicitar de vossa nos anais da história do Nordeste e do Brasil, mais uma pujante iniciativa de preservação do patrimônio nacional.
Convicto de vossa atenção ao nosso pleito, antecipamos a Vsa. Excia. nossos sinceros agradecimentos.
Atenciosamente
Aníbal Alves Nunes
Revista Gazeta da Bahia
Em 05.04.2023.
Nota da redação deste Blog - Concernente a buraqueira na BR-235 trecho Jeremoabo Carira, os prejudicados e a população de um modo geral, deverá espelhar-se na atitude acima exposta. Todo cidade deve exercer seu direito de cidadania