terça-feira, agosto 10, 2021

"A escola não é um edifício bonito, são as pessoas"

 

.

Por: José  Mário. Varjão

Para que não esqueçamos e nem sejamos omissos, volta a fazer comentários sobre a proposta absurda de acabar o Parque de Exposição, uma referência regional, já que apenas Paulo Afonso pode dizer que tem melhor (em recursos), para construir uma escola estadual, fato que a princípio diria, que legal e que bom, não fosse a triste realidade presente, pois vejamos: o estado possui a escola ACM que se arrasta numa reforma interminável, tem a José Lourenço, que embora em funcionamento, dizem não estar indo bem, e o mais grave, comenta-se não haver sequer, alunos suficiente para ocupação total dessas duas escolas, mas vamos mais além, temos o elefante branco da Escola Agrícola, um excelente local voltado ao ensino, mas, independente, apenas se degrada por falta de uso adequado. Vemos assim, que não precisamos de mais uma escola, pois a nossa carência, neste contexto, não é a falta do espaço físico, mas ausência de políticas públicas voltadas para o ensino aprendizagem, em que alunos e professores, possam dispor de recursos promovedores do conhecimento, seja através de capacitação dos professores, seja pela disponibilidade de recursos que permitam aos estudantes, buscarem o conhecimento desejado. Não basta que venhamos a ter uma escola bonita, se nos falta recursos para que o objetivo de ensinar e aprender sejam atendidos, deixemos a hipocrisia e mediocridade de lado e sejamos mais críticos sobre a nossa realidade, principalmente, fazendo uso da razão e bom senso, para que o discernimento não se perca e ceda lugar para a curta visão, que pouco ou nada vê, quando a distância vai além do horizonte que limita o próprio umbigo. Precisamos pensar fora da caixa e com olhar capaz de transpor o mais distante dos horizontes.
Que fique claro, não me manifesto pela rejeição da escola, mas pela destruição do Parque de Exposição, especialmente, por saber e entender que Jeremoabo é um município que tem sua "Base Econômica", fundamentada na produção agropecuária.

Nota da redação deste Blog - A aprendizagem não depende de edifício, salas de aula, quadro ou giz. Não precisa sequer de aulas no modelo tradicional. A escola é feita de pessoas e é nessas pessoas que todo o sistema de educação deve focar. Este conceito educacional, que mais parece utopia, vem sendo colocado em prática em escolas no Brasil e no restante do mundo. O professor José Francisco de Almeida Pacheco é um dos que mostrou que é possível educar de maneira inovadora e inclusive melhorar indicadores educacionais com esses métodos.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/

Em destaque

MP junto ao TCU pede providências sobre doações do Banco Master em campanhas eleitorais

  MP junto ao TCU pede providências sobre doações do Banco Master em campanhas eleitorais Por  Renan Monteiro / Estadão Conteúdo 31/01/2026 ...

Mais visitadas