Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, agosto 29, 2021

Supremo decide nesta terça-feira o foro de Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas

Publicado em 28 de agosto de 2021 por Tribuna da Internet

Charge do Duke (domtotal.com)

Cristiane Noberto
Correio Braziliense

Na próxima terça-feira (31/8), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar se o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) tem direito a foro privilegiado no caso das “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A data foi marcada pelo presidente do colegiado, ministro Nunes Marques, nesta quinta-feira (26/8).

Os ministros vão analisar o pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) para derrubar a decisão da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do estado (TJ-RJ), que garantiu foro especial ao senador, em junho de 2020, e transferiu o processo para a segunda instância.

TROCA DE MANDATO – Flávio Bolsonaro, no entanto, era deputado estadual na época em que teria ocorrido o caso e, com a troca de legislatura, perderia o foro privilegiado, mesmo que momentaneamente. Agora, cabe ao STF dizer em qual instância o filho do presidente terá as acusações avaliadas.

Atendendo a um pedido da defesa de Fabrício Queiroz — ex-assessor parlamentar de Flávio —, o ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu, na terça-feira (24), a tramitação da denúncia contra o ex-policial militar e o senador. Outros 15 acusados também foram beneficiados com a determinação.

A suspensão está relacionada com a decisão da 5ª Turma do STJ que, em fevereiro deste ano, anulou a quebra de sigilo bancário de Flávio e de outras 100 pessoas. Segundo a defesa de Queiroz, as novas provas apresentam dados da quebra de sigilo e, portanto, não podem ser usadas.

QUATRO CRIMES – O filho do presidente da República foi denunciado pelos crimes de organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita entre os anos de 2007 e 2018.

A investigação teve início depois que um documento elaborado pelo então Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou uma série de transações suspeitas de Queiroz, que somavam R$ 1,2 milhão entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – É uma novela interminável. Mas, ao contrário do famoso “Direito de Nascer”, o que está sendo exibido e não acaba nunca é o “Direito de Roubar”, uma tradição que passa de pai para filhos nos gabinetes parlamentares da família Bolsonaro. (C.N.)

Em destaque

Pacheco sobe o tom após decisão de Zanin que suspendeu desoneração

Publicado em 28 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Pacheco diz que vai recorrer de decisão de Zanin Pe...

Mais visitadas