Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, agosto 28, 2021

Apesar de todos os defeitos de Bolsonaro, é preciso entender que Lula não é solução


elesnão

Ilustração reproduzida da Tribuna do Norte

Mario Vitor Rodrigues
O Globo

“No momento, eu penso que a volta de Lula é menos traumática para o Brasil”, declarou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em recente entrevista concedida à jornalista Ana Dubeux, no “Correio Braziliense”. O problema não está na premissa, mas no que ela atenua e, sobretudo, no que esconde.

Diante do pior governo em décadas, e o que mais flerta com a volta de um regime de força desde a reabertura, convém não perder tempo especulando o motivo de uma possível reeleição de Bolsonaro aterrorizar quem preza pela democracia.

PREFERÊNCIA – Mora fundamentalmente nesse temor, mais do que em qualquer avaliação política e de capacidade administrativa, como seria desejável, a ideia de que a volta de Lula ao poder seria preferível à continuidade de Jair. No fundo, como as pesquisas indicam, grande parte da sociedade já caminha célere para o consenso de que, em 2022, qualquer um será melhor opção do que Bolsonaro.

Lula, entretanto, não é qualquer um. Está há quatro décadas na vida pública, já presidiu o país em duas ocasiões, fez sua sucessora e comanda o maior partido do Brasil.

Sua recondução à Presidência não apenas acrescentaria novo capítulo à nossa longa tradição de eleger figuras personalistas, devolveria a uma legenda com inegável sanha hegemônica e capacidade organizacional, o PT, o condão para ditar nossos rumos político e democrático.

PERSPECTIVAS RUINS – Também representam importante senão os pesados fardos com os quais o próximo governante terá de lidar: os desmontes institucionais promovidos pela atual gestão nas mais diversas áreas, desemprego crescente, inflação e desequilíbrio fiscal. A julgar pelo último mandato petista, o de Dilma Rousseff, as perspectivas são pouco animadoras.

Não bastasse o estado de constante caos que impõe aos brasileiros, em verdade precisamente por essa razão, o mandato de Jair Bolsonaro também presta o desserviço de diminuir o nosso nível de exigência.

Assim, qualquer ressalva que hoje em dia se faça em relação às demais opções — especialmente ao petismo, devido à força de sua militância —, sejam os comprovados escândalos de corrupção desenfreada, deslumbramento por regimes autoritários e intransigência ideológica, tudo tende a ser desconsiderado.

LULA NÃO É SOLUÇÃO – A pouco mais de um ano do próximo pleito presidencial, contudo, é imperativo que o debate sobre projetos que possam fazer o país retomar o caminho do crescimento, da diminuição da desigualdade social e a da educação pública de qualidade, especialmente na base, aconteça livre de preconceitos e desvencilhado de táticas que visem a abafar necessários questionamentos. Em especial aqueles por vezes inconvenientes a quem deseja voltar ao poder.

Mesmo nos casos em que a realidade representa um risco maior do que as alternativas, como na hipótese da continuidade do bolsonarismo, não faz sentido, para bem do debate e em nome do registro histórico, se eximir de alertar quando a solução não é a ideal. E Lula, por extensão o Partido dos Trabalhadores e suas já conhecidas formas de fazer política, não é.

Em destaque

"Título: A Importância da Assessoria Especializada em Direito Eleitoral na Prevenção de Infrações e Garantia da Lisura do Processo Democrático"

  . No mês de março participei através da Escola Mineira de Direito do 1º Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, durante o Congresso l...

Mais visitadas