Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, agosto 28, 2021

Cabe aos brasileiros decidir: queremos ser a piada do mundo ou um país respeitado?

Publicado em 28 de agosto de 2021 por Tribuna da Internet

ctv-pyp-bolsonaro-2

Ao invés da Piada do Ano, Brasil pode ser Piada do Mundo

João Gabriel de Lima
Estadão

Poucas vezes o Brasil é destaque no noticiário internacional – essa é a triste constatação de quem mora fora do País e zapeia entre as BBCs, CNNs, Deutsche Welles e Al-Jazeeras da vida. Neste ano, o Brasil só foi manchete quando se converteu em epicentro da pandemia. Em geral, as notícias sobre o País se restringem ao letreiro que ocupa o espaço inferior da tela nos canais de notícias. E o tom, frequentemente, é de piada.

Nesta semana, a zombaria internacional se concentrou sobre o  desfile militar na Esplanada dos Ministérios – ou “tanqueciata”, como definiu o jornal britânico The Guardian. O fumacê cansado de guerra do SK-105 Kürassier, equipamento vintage, se alastrou pelos sites e canais de notícias. A expressão “república de bananas” apareceu de forma recorrente.

VOTO IMPRESSO – O mundo já vinha rindo da polêmica em torno do voto impresso, em especial dos palavrões empregados pelo presidente brasileiro em sua briga com o Judiciário. As emissoras traduziram para o inglês a expressão chula usada por Jair Bolsonaro para se referir a Luís Roberto Barroso, “son of a whore”. Para nossa vergonha, tais palavras se tornaram onipresentes nos geradores de caracteres.

O Brasil já foi considerado um país sério. Éramos até pouco tempo atrás voz relevante em discussões internacionais, especialmente na área da mudança climática.

O que fazia todo o sentido: a maior parte da floresta amazônica fica em território nacional. Entramos na conversa de gente grande sobre o futuro do planeta na Presidência de José Sarney; Fernando Collor deu continuidade ao abraçar a Rio-92; e Marina Silva se tornou referência internacional durante o governo Lula.

DESMONTE AMBIENTAL – Formamos uma geração de diplomatas que são experts em mudança climática. Parte de nosso prestígio, no entanto, se perdeu com o desmonte ambiental do atual governo.

É inevitável lembrar disso na semana em que o IPCC – sigla em inglês para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – divulgou a primeira parte de seu novo relatório. O texto traz alertas graves. “São avisos recorrentes, mas com evidências científicas cada vez mais robustas, a ponto de beirar a certeza absoluta”, diz o pesquisador brasileiro Oswaldo Lucon, integrante do IPCC.

As consequências da mudança climática serão desastrosas para o Brasil. Se não agirmos logo, o desmatamento da Amazônia pode se tornar irreversível, e eventos como secas e geadas se tornarão recorrentes, prejudicando o agronegócio brasileiro.

A continuação do relatório, a ser lançada até o início do ano que vem, detalhará impactos e apresentará alternativas. “A boa notícia é que temos caneta para agir, se a sociedade se mobilizar e os governos responderem”, diz Lucon, que está trabalhando justamente no capítulo das alternativas.

BIRRA INFANTIL – Aos olhos do mundo, a “tanqueciata” de Jair Bolsonaro soou como birra infantil, esperneio de menino mimado que grita pela mamãe quando lhe tiram o brinquedo – no caso, o voto impresso. Será péssimo para o País se o debate em 2022 ficar limitado a problemas fictícios como a lisura das urnas.

É importante que os adultos entrem na sala para que comecemos a conversar sobre coisas sérias, como a devastação da Amazônia – tema central por razões humanitárias e econômicas, e também para nossa credibilidade internacional. Queremos ser a piada do mundo ou um país respeitado? A escolha cabe aos brasileiros.

Em destaque

Pacheco sobe o tom após decisão de Zanin que suspendeu desoneração

Publicado em 28 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Pacheco diz que vai recorrer de decisão de Zanin Pe...

Mais visitadas