Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, agosto 28, 2021

CNJ abre reclamação contra desembargadora do TJ-BA por após inspeção em gabinete

por Cláudia Cardozo

CNJ abre reclamação contra desembargadora do TJ-BA por após inspeção em gabinete
Foto: Divulgação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a abertura de uma reclamação disciplinar contra a desembargadora Maria do Socorro, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por supostamente ter recebido um cheque emitido por um ex-gerente do Bradesco. Essa e outras medidas foram determinadas pelo órgão após uma inspeção ocorrida em janeiro deste ano nos gabinetes dos magistrados investigados na Operação Faroeste (veja aqui).  

 

O referido gerente teria sido beneficiado pela desembargadora com um habeas corpus relatado por ela. Ele era gerente da agência do Bradesco localizada na sede do TJ-BA. A reclamação deverá apurar se a desembargadora infringiu o Código de Ética da Magistratura nacional, além de ter cometido eventual crime de recebimento de valores indevidos de parte em processos sob sua condução.

 

O CNJ também quer saber por qual razão a desembargadora Maria do Socorro utilizou o celular corporativo do tribunal em uma viagem ao exterior. Além disso, a inspeção encontrou inúmeros documentos de natureza "absolutamente privada" nos arquivos de um computador do gabinete, e quer uma apuração sobre os fatos. Outro ponto versa sobre uma possível influência da desembargadora perante uma juíza para julgar improcedente uma ação de um referido advogado. Procurada, a defesa da desembargadora informou que não irá se manifestar no momento.

Bahia Notícias

Em destaque

A Demolição do Parque de Exposições: Entre a Necessidade de Educação e a Perda de um Espaço Cultural

A demolição ilegal de um Parque de Exposição se configura como uma ação que vai contra as leis do país e as leis municipais e representa uma...

Mais visitadas