Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, agosto 31, 2021

CPI da Covid convoca advogada de Bolsonaro e o motoboy a prestarem depoimentos

Publicado em 31 de agosto de 2021 por Tribuna da Internet

Citada na CPI da Covid, advogada de Bolsonaro diz que 'fazer churrasco não  é crime' - Jornal O Globo

A advogada Karina Kufa é suspeita de fazer intermediação

André de Souza
O Globo

A  CPI da Covid aprovou nesta terça-feira a convocação de Karina Kufa, advogada do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o autor do requerimento, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ela está sendo chamada não por ser advogada de Bolsonaro, mas pelas relações que tem com pessoas suspeitas de envolvimento em irregularidades no Ministério da Saúde.

Segundo a colunista Bela Megale, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acionará o Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir que a advogada preste depoimento.

JUSTIFICATIVA – Na quinta-feira da semana passada, senadores perguntaram a José Ricardo Santana, que prestava depoimento, se ele tinha conhecido Marconny Albernaz de Faria, que atuaria como lobista da Precisa Medicamentos, durante um jantar na casa de Karina Kufa. A Precisa é suspeita de irregularidades na negociação de vacinas com o Ministério da Saúde.

“No depoimento de Ricardo Santana, esta Comissão Parlamentar de Inquérito trouxe luz a um esquema de corrupção no Ministério da Saúde. A pasta foi transformada em um verdadeiro balcão de negócios, que segue atuando mesmo diante da maior crise sanitária de todos os tempos. O depoimento da advogada Karina Kufa é de extrema importância para os trabalhos desta CPI, uma vez que pode esclarecer sua participação e de outros personagens do seu círculo de amizades nas negociações envolvendo contratos como Ministério da Saúde, razão pela qual, peço a aprovação do presente requerimento”, argumentou Randolfe no requerimento.

MOTOBOY – A CPI também aprovou a reconvocação do motoboy Ivanildo Gonçalves da Silva. Ele foi liberado de prestar depoimento nesta terça-feira pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques. Reportagem do “Jornal de Brasília” mostrou que o motoboy sacou um total de R$ 4,74 milhões para a VTC Log, uma empresa de logística com contratos no Ministério da Saúde e responsável pelo transporte de insumos, inclusive vacinas. E fez depósitos na conta de Roberto Dias, ex-diretor do Ministério, envolvido na corrupção.

Ao STF, a defesa alegou não haver relação entre Ivanildo e as investigações da CPI. A comissão discorda e, no novo requerimento, de autoria do senador Randolfe Rodrigues, fez uma ressalva. O motoboy deverá falar sobre “tudo o que disser respeito, direta ou indiretamente, ao armazenamento e transporte de imunizantes contra Covid-19”.

A CPI também aprovou o requerimento do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) para quebrar os sigilos telefônico, fiscal, bancário e telemático da VTC desde janeiro de 2018.

Em destaque

"Entre Alianças e Rivalidades: Reflexões sobre as Fotos do Presidente dos Trabalhadores Rurais e as Dinâmicas Políticas Locais"

  Fotos Divulgação - WhatsApp Parece que há uma mistura complexa de relações políticas e pessoais envolvend...

Mais visitadas