Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, maio 24, 2009

Crise de ansiedade provoca sintomas físicos

Daniela Ortegado Agora
Dor de cabeça, gastrite e tonturas levaram o arte-educador Felipe Cabral, 25 anos, ao hospital diversas vezes, e o difícil foi descobrir a causa para esses problemas. Em 2006, ele enfim teve o diagnóstico: transtorno de ansiedade generalizada.
"A ansiedade gera um desgaste muito grande, tanto mental como físico. As crises acontecem a qualquer momento, sem motivo, com palpitação, taquicardia, tremores, sudorese e outros sintomas", diz Carlos Henrique Rodrigues, psiquiatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
De acordo com ele, o paciente normalmente procura um médico, mas não um especialista, pois pensa que se trata de outra doença. "Ele vai ao cardiologista, por exemplo. A maioria chega ao psiquiatra por encaminhamento.
A estudante Katia Costa dos Santos, 18 anos, sofre com a doença, mas ainda não foi ao médico. "Minhas pernas tremem e já aconteceu de eu não conseguir dormir e vomitar. Isso atrapalha muito, principalmente quando preciso conhecer alguém", conta ela, que diz estar preocupada porque começará a faculdade.
Rodrigues diz que, nesses casos, procurar um especialista é importante para fazer o diagnóstico correto. "O transtorno de ansiedade tem várias categorias, como crise de pÔnico, transtorno pós-traumático, ansiedade generalizada e transtorno obsessivo compulsivo." Segundo ele, 25% da população adulta tem crise de ansiedade em algum momento da vida, e um terço dos pacientes usa álcool para amenizar a ansiedade, o que acaba piorando o quadro.
Os tratamentos são com medicação, como antidepressivos, e terapia, e duram de seis meses a dois anos, mas é preciso continuar com psicoterapia para evitar recaídas. E Rodrigues diz que o cinema pode ajudar, pois o paciente entende melhor a doença ao ver situações parecidas na tela. Um dos filmes indicados é "Melhor É Impossível", sobre um homem com transtorno obsessivocompulsivo.
Fonte: Agora

Em destaque

Brasil perdeu o bonde da História e dificilmente será país de renda alta

Publicado em 23 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Mario Sabino Metrópoles Em 2011, quando o Brasil...

Mais visitadas