Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, maio 27, 2009

Lula diz que vai comandar a Petrobras, se eleger Dilma Roussef

Redação CORREIO | Jairo Costa Júnior | Foto: CORREIO
O presidente Lula disse nesta terça-feira (26) que, caso consiga eleger a ministra Dilma Roussef, em 2010, ele vai comandar a Petrobras. O anúncio, feito em tom de brincadeira, ocorreu por causa de uma falha do cerimonial do Planalto, que deixou vazar à imprensa o áudio dos diálogos realizados na reunião bilateral entre Lula e seu colega venezuelano Hugo Chávez, no Hotel Pestana, no bairro do Rio Vermelho.

O vazamento dos diálogos da reunião, que ocorreu a portas fechadas, acabou expondo, antes do anúncio oficial,o fracasso de um dos principais pontos nas negociações entre os dois países: o acordo da Petrobras com a estatal petrolífera venezuelana, a PDVSA, que prevê uma série de investimentos entre as duas gigantes sul-americanas do setor.

Na reunião, transmitida durante mais de uma hora, foram expostos os principais entraves às negociações entre as duas empresas. Nos diálogos transmitidos, Chávez se mostra frustrado por não conseguir fechar um acordo. “A culpa, senhor presidente (Lula), é de nós dois”, admitiu. A negociação foi prorrogada por mais 90 dias.

A afirmação de que comandaria a Petrobras com a eleição da ministra da Casa Civil foi feita quando ficou evidente o emperramento nas negociações. Em seguida, Lula se queixa do tempo em que as empresas brasileira e venezuelana
vêm tentando chegar a um denominador comum. “Já faz cinco anos que estamos enfrentando essa situação”.

Depois de perceber que a conversa estava sendo ouvida pela imprensa, o cerimonial do Planalto começou a recolher os aparelhos de tradução simultânea, constrangendo alguns jornalistas.

Entre os pontos que atravancaram as negociações estão o peso do investimento de cada país na construção da Refinaria Abreu e Lima (PE), o modelo de comércio do petróleo venezuelano no Brasil e o valor do produto. Chávez reclama que o Brasil quer comprar petróleo mais barato, enquanto a Petrobras diz preferir manter os preços praticados no mercado internacional.

Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

O QUE SEREMOS AMANHÃ...

                                                     Foto Divulgação -  Considerando que a inteligência é um somatório de conhecimentos dive...

Mais visitadas