Os pontos gastronômicos de Salvador têm ganhado cada vez mais destaque. Desta vez, sete restaurantes foram citados entre os 100 melhores do Brasil pela Revista Exame. A lista foi criada por um júri de 64 críticos, jornalistas e influenciadores de todo o país. Para selecionar os estabelecimentos, cada convidado apontou dez restaurantes de sua preferência.
A lista inclui os restaurantes Origem, que foi o primeiro de Salvador a aparecer na tabela, em 4º lugar; o Manga, em 6º; o Dona Mariquita, ocupando a posição 41º; o Carvão no 69º; o Amado na 90ª posição; a Casa de Tereza, em 96º; e o Preta, na colocação de número 100.
Conheça os restaurantes de Salvador que fazem parte do ranking:
ORIGEM
Inaugurado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca em 2016, na Pituba, o restaurante dá uma cara nova aos pratos que são considerados típicos da cidade. No lugar do acarajé, por exemplo, o casal serve o abarajé, que é um abará que, depois de empanado, é frito.
MANGA
O estabelecimento já havia sido destaque na primeira edição do ranking e, desta vez, conseguiu passar da 17ª colocação para o 6º lugar. Situado no Rio Vermelho, o restaurante foi inaugurado em 2018 e pertence a um casal de chefs, o baiano Dante Bassi e a alemã Katrin Bassi.
DONA MARIQUITA
O Dona Mariquita, no Rio Vermelho, traz no cardápio influências gastronômicas da Bahia e da África. A experiência permanece como a proposta original feita por Leila Carreiro, fundadora do restaurante, e resgata pratos que eram servidos em feiras livres e barracas de rua no estado.
CARVÃO
No bairro do Chame-Chame, o Carvão é comandado por Ricardo Silva. O estabelecimento tem o fogo e a brasa como peça-chave para o preparo de pratos variados, de cortes nobres de carne a frutos do mar, chegando até às sobremesas, como o pudim defumado.
AMADO
O Amado, de Edinho Engel, traz uma culinária própria no cardápio do Amado, que faz homenagem à Baía de Todos os Santos. O local, que fica no Comércio, também chama atenção pela paisagem com vista para o mar.
CASA DE TEREZA
Localizado no bairro do Rio Vermelho, a Casa de Tereza traz em seus pratos referências da história local e também às religiões de matriz africana, a exemplo dos menus de degustação que fazem homenagem aos Orixás.
PRETA
Sob comando de Angeluci Figueiredo, o estabelecimento fica na Ilha dos Frades e é especializado em pescados. O local tem virado parada obrigatória de anônimos e famosos de passagem que visitam a região.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.