Por Antônia Fernanda / Gabriel Lopes
Curtindo o Carnaval de Salvador nesta terça-feira (21), o deputado federal André Janones (Avante) conversou com a imprensa no Camarote Expresso 2222. Sem espaço no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o parlamentar sinalizou que vai contribuir de forma informal com o governo e destacou a importância de o chefe do Executivo ter uma base forte no Congresso.
"Nosso objetivo sempre foi estar lá na Câmara dos Deputados, os principais embates vão se dar ali, mas a gente está disposto a contribuir com o Governo informalmente sem deixar o nosso papel no parlamento, uma vez que é ali que vão se dar os debates mais acalorados, então vai ser importante o presidente ter uma base da apoio forte, antenada, com essa nova forma de comunicação", disse.
Ainda no âmbito político-partidário, Janones foi questionado pelo Bahia Notícias sobre a possível federação entre seu partido, o Avante, com o PP e União Brasil. Com o avanço das movimentações a nível nacional, o deputado se mostrou favorável ao desenho mas garante: independente da federação, o partido vai continuar sendo base do presidente Lula.
"Olha, eu acho que independente de o partido federar ou não, nós vamos continuar sendo base do presidente Lula, lutando na Câmara dos Deputados pra que ele possa aprovar as medidas necessárias pro nosso país. A federação só vem buscar fortalecer o partido, dar mais espaço, mais tempo pra que a gente possa falar. Então, sim, vejo com bons olhos e espero que se concretize", comentou.
Crítico ferrenho de Jair Bolsonaro (PL), Janones também comentou a longa estadia do ex-presidente nos Estados Unidos. "Eu espero que ele fique por lá [nos Estados Unidos] e que só volte quando tiver que cumprir a sua pena, acertar as contas com a Justiça, é isso que o Brasil espera e cabe a nós agora a gente trabalhar o máximo possível pra que a gente nunca mais viva períodos tão sombrios como o que a gente viu nos últimos quatro anos", disse.
Bahia Notícias