Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, fevereiro 21, 2023

É falso que Cármen Lúcia tenha afirmado que Lula "não ganhou" as eleições

 

Vídeo antigo da ministra falando sobre a Lei da Ficha Limpa circula fora de contexto nas redes sociais

Camila Xavier

É falso que a ministra Cármen Lúcia do STF afirmou que Lula
É falso que a ministra Cármen Lúcia do STF afirmou que Lula "não ganhou" as eleições, vídeo da ministra circula fora de contexto (Foto: Mateus Bonomi / Anadolu Agency via Getty Images)

Um vídeo da ministra Cármen Lúcia do STF (Supremo Tribunal Federal) circula nas redes sociais fora de contexto e tem sido usado para questionar a vitória eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Usuários afirmam que a ministra teria "confessado" que Lula não ganhou as eleições.

Contudo, a informação divulgada nas redes é falsa. O vídeo em que a ministra fala sobre a Lei da Ficha Limpa, foi gravado antes das eleições de 2022. No registro, ela não se referiu a Lula nem sugeriu que ele perdeu a disputa presidencial, que sequer havia ocorrido.

Captura de tela de um vídeo que circula nas redes junto a boato de que Cármen Lúcia teria dito que Lula
Captura de tela de um vídeo que circula nas redes junto a boato de que Cármen Lúcia teria dito que Lula "não ganhou" a eleição (Foto: Reprodução / Facebook)

Origem do vídeo

No rodapé do vídeo que circula nas redes, é possível ver o símbolo da revista Veja. Uma busca no Google pelos termos "Cármen Lúcia Veja" direcionou a um artigo sobre o evento "Amarelas ao Vivo" realizado pela revista.

Uma nova pesquisa pelos termos "Amarelas ao Vivo Cármen Lúcia Veja" direcionou a um outro texto que continha o link para o vídeo do evento, publicado no YouTube, em 30 de maio de 2018:

O que disse a ministra?

Ao ser questionada sobre a candidatura de uma pessoa condenada e presa, ela afirmou, com base na Lei da Ficha Limpa, não ser possível a candidatura de alguém que tenha sido condenado em segunda instância.

No entanto, ela não mencionou em nenhum momento o presidente Lula.

Qual era a jurídica de Lula?

Na época, Lula estava preso e chegou a cumprir cerca de um ano e cinco meses de pena. Mas o petista foi solto em 2019, quando o STF considerou inconstitucional a prisão em segunda instância.

Em março de 2021, o ministro Edson Fachin anulou as condenações contra Lula no âmbito da Lava Jato. Em abril do mesmo ano, o STF manteve a decisão, de modo que a candidatura do petista em 2022 foi possível por não existir contra qualquer condenação contra ele em segunda instância.

YAHOO

Em destaque

Afinal, por que Costa Neto foi indiciado no inquérito do golpe?

Publicado em 29 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email De repente, Costa Neto virou um tremendo conspir...

Mais visitadas