em 9 jan, 2023 4:08
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
O que aconteceu ontem, 08, em Brasília com a invasão do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto por golpistas bolsonaristas foi fruto da leniência e a falta de firmeza das autoridades constituídas desde o fim do segundo turno. Contemporizaram por muito tempo.
Tudo levava a esta invasão destes golpistas. Nas redes sociais este percentual pequeno de idólatras do mito Bolsonaro passaram dias e mais dias dizendo que o golpe aconteceria, imaginaram a terra plana e não aceitaram o resultado eleitoral. Tudo financiado por alguns empresários.
Ou as autoridades prendem os empresários financiadores ou entregam o Brasil para eles. Até o fechamento desta edição do blog quase 200 terroristas já tinham sido presos.
Desde o início foram lenientes com os acampamentos. Ao invés de desmontar ficaram, como o ministro da Defesa, José Múcio, abrandando a ânsia das pessoas. São radicais que precisam ser tratados como foram tratados os invasores do capitólio nos EUA.
Não tem mais meio termo: é prender e processar estes fascistas terroristas. Nos EUA, 900 estão presos pela tentativa de Golpe/Capitólio. 192 já condenados e 350 foragidos. Força Nacional em Ação! Cadeia já e bloqueio das contas financiadores.
Não se pode confundir Democracia com Anarquia e Golpismo. São terroristas e não mero manifestantes.
Democracia é soberana O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, através do twitter se manifestou contra o ato terrorista de ontem em Brasília: “A democracia é soberana e devemos sempre defendê-la. A escolha do povo nas urnas precisa ser respeitada e honrada. Lamentamos e repudiamos quaisquer atos que atentem contra o Estado Democrático de Direito e nossas Instituições, como os que ocorrem em Brasília. O Brasil precisa de paz, equilíbrio e, sobretudo, olhar para frente e construir um futuro mais justo para todos os brasileiros e brasileiras.”
Aproxima-se o aniversário O blog continua aguardando as respostas do questionário enviado a d. João Costa. Hoje, 9, completam-se 48 semanas de espera. No próximo dia 7 de fevereiro, o blog irá celebrar o 1º aniversário e proclamar o arcebispo de Aracaju “persona non grata” por falta de transparência no governo da arquidiocese. Algum membro da cúpula pode se pronunciar? Relembre aqui as perguntas feitas ao arcebispo: https://infonet.com.br/blogs/os-catolicos-de-se-querem-saber-perguntas-para-o-arcebispo-de-aracaju/
NOTA PÚBLICA
A Associação dos Magistrados de Sergipe – AMASE vem a público registrar seu mais veemente repúdio às invasões terroristas, criminosas e intoleráveis ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal, ocorridas na data de hoje por pessoas que não demonstram qualquer apreço pela Democracia e Instituições republicanas.
Tamanha escalada dos atos terroristas é resultado de anos de degeneração das instituições democráticas, com omissão e anuência de muitos que deveriam protegê-las.
É preciso reafirmar o compromisso de cada cidadão e de cada autoridade pública com o Estado Democrático de Direito e na crença inabalável na Democracia como valor fundamental à construção de uma sociedade verdadeiramente livre, justa e solidária.
Mas, diante dos atos terroristas de hoje, é preciso mais! É preciso retomar a posse dos prédios invadidos, identificar e submeter a responsabilização civil, criminal, administrativa e política, os terroristas e criminosos que direta ou indiretamente, por ação ou omissão, pessoalmente, por mando, convocação, incitação ou financiando, promoveram tais atos intoleráveis.
A AMASE se posiciona pelo respeito à Constituição Federal/1988 e à legislação infra-constitucional, reafirmando a inabalável crença no diálogo institucional e republicano, bem como na manutenção e estabilidade da Democracia e do Estado Democrático de Direito.
INFONET