Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, janeiro 19, 2023

Bolsonaro ainda confia em Anderson Torres, mas está com medo do depoimento dele

Publicado em 19 de janeiro de 2023 por Tribuna da Internet

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Depoimento de Torres pode agravar a crise ou amainá-la

Vicente Nunes
Correio Braziliense

Distante há três semanas do Brasil, de onde saiu dois antes da posse do presidente Luiz Inácio da Silva, o ex-presidente Jair Bolsonaro está monitorando, por meio de aliados que têm na Polícia Federal e na Polícia Militar do Distrito Federal, tudo o que acontece com seu ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que está preso em Brasília.

Bolsonaro ainda confia no ex-subordinado, mas está com medo de que ele não resista às pressões para dizer tudo o que sabe sobre os ataques terroristas em Brasília no domingo 8 de janeiro e sobre a minuta do golpe que previa a declaração de estado de defesa para intervir no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fim de mudar os resultados das eleições presidenciais, vencidas por Lula.

TORRER VAI NEGAR? – Pelos relatos que Bolsonaro têm recebido, Torres está ciente de suas responsabilidades e comprometido a negar qualquer envolvimento com os terroristas e com tentativas de golpe.

Mas o ex-presidente acredita que, a depender do tempo em que ficar preso, o ex-ministro e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal poderá romper os compromissos e delatar o que sabe.

Torres foi preso no sábado, quando desembarcou em Brasil, oriundo dos Estados Unidos, onde diz não ter se encontrado com Bolsonaro. O depoimento do ex-ministro ia acontecer quarta-feira, mas ele se recusou, porque seu advogado ainda não tivera acesso aos autos. O depoimento deve ser remarcado para a próxima semana.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Anderson Torres não deve denunciar Bolsonaro, porque seria prejudicado e poderia perder o emprego de alto salário como delegado federal senior, cerca de R$ 35 mil. Não há provas materiais contra Torres, apenas circunstanciais. A principal é a minuta do decreto. Se ele indicar quem lhe encaminhou, estará salvo, porque não é crime um ministro receber minutas de decretos. De toda forma, Bolsonaro deve estar muito preocupado, porque Anderson Torres realmente é a nova versão hitchcockiana de “O Homem que Sabia Demais”, como Pedro do Coutto classificou. (C.N.)


Em destaque

TCE-BA concluiu julgamentos de 2.051 processos e cumpre 100% das metas de julgamentos fixadas para 2024

  Foto: Divulgação Durante 2024, o TCE-BA concluiu os julgamentos de 2.051 processos, com 78 sessões realizadas pelo plenário, 37 pela Prime...

Mais visitadas