Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, outubro 01, 2022

Arthur Lira confirma fusão do PP com o União Brasil, para formar um superpartido e dominar o Congresso

Publicado em 1 de outubro de 2022 por Tribuna da Internet

Antonio Rueda e Arthur Lira em Alagoas em 30 de setembro de 2022 — Foto: Reprodução

Rueda (União) e Lira (PP) se reuniram nesta sexta-feira

Elisa Clavery
TV Globo

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), confirmou neste sábado (1º) que o Progressistas (PP) se fundirá com o União Brasil. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa. Lira se reuniu na noite desta sexta-feira (30) em Alagoas com o vice-presidente do União, Antônio Rueda, como mostrou o blog da Andréia Sadi. Até a manhã deste sábado, ambos diziam apenas que estavam “em tratativas”.

O União Brasil tem, hoje, 52 deputados titulares e sete senadores. O PP, por sua vez, tem 57 deputados e oito senadores. Os números podem mudar a partir deste domingo (2), quando eleitores decidirão a nova composição da Câmara e os ocupantes de um terço do Senado.

A MAIOR LEGENDA – O anúncio feito pela equipe de Lira não diz quando a fusão será concretizada e qual será o nome da legenda.

Ainda segundo o blog da Andreia Sadi, a ideia de lideranças dos partidos é de que a nova sigla tenha cerca de 120 deputados – ou seja, provavelmente a maior bancada da Casa. Hoje, a liderança do ranking está com o PL, que tem 77 deputados.

Quanto maior é o tamanho de um partido, maior é sua força política e financeira. A distribuição dos fundos partidário e eleitoral depende do tamanho das bancadas eleitas para a próxima legislatura na Câmara Federal.

A tentativa de formar a maior bancada no Legislativo também leva em consideração as eleições para presidente. Pesquisas de intenção de voto divulgadas nos últimos meses mostram o ex-presidente Lula à frente do candidato à reeleição Jair Bolsonaro – com possibilidade até de vencer no primeiro turno.

Além disso, Lira já mira a reeleição para a presidência da Câmara, a ser definida em fevereiro do ano que vem.

DEM E PSL – O União Brasil é fruto da fusão do DEM com o PSL, partido que elegeu o presidente Jair Bolsonaro.

O PP é um dos partidos mais alinhados a Bolsonaro nas votações no Congresso e faz parte da coligação para reeleger o atual presidente, além de PL e Republicanos.

Outro cacique do partido é o ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira – que também já foi aliado de Lula e do PT em governos anteriores.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BRASIL
 – O problema vai ser decidir quem será o presidente deste superpartido, que “tomará conta” das maiores parcelas do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral. O União Brasil hoje é comandado por Luciano Bivar e o PP por Ciro Nogueira. Quem abrirá mão em favor de quem? Os dois vão se atracar em praça pública, um xingando a mãe do outro, para decidir quem vai dominar o Congresso. (C.N.)

Em destaque

General Mário Fernandes sugeriu a Bolsonaro retorno de Braga Netto à Defesa por ‘apoio’ ao golpe

  Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o general Braga Netto 25 de novembro de 2024 | 19:36 General Mário Fe...

Mais visitadas