sábado, outubro 29, 2022

Feira: Justiça estabelece multa à prefeitura após ameaças de assédio eleitoral

 Sábado, 29 de Outubro de 2022 - 19:20

por Francis Juliano

Feira: Justiça estabelece multa à prefeitura após ameaças de assédio eleitoral
Foto: Divulgação

Uma decisão da Justiça do Trabalho estabeleceu multa de R$ 200 mil, acrescido de R$ 50 mil por trabalhador, em caso de assédio eleitoral cometido pela prefeitura de Feira de Santana. A decisão foi tomada na tarde desta sábado (29) pela juíza substituta Marília Sacramento.

 

A medida ocorre após denúncias de pressões, intimidações e ameaças sobre funcionários, principalmente terceirizados, com objetivo de influenciar o voto deles. A ação foi proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na noite de sexta-feira (28) após tentativas de negociar um termo de ajuste de conduta com a prefeitura. Na liminar concedida, a juíza determinou cinco obrigações.

 

A prefeitura não poderá exigir que os funcionários atuem como fiscais de eleição, nem participar de nenhuma atividade política, nem constrangê-los para votarem em nenhum candidato nem intimidá-los com o intuito de obter engajamento político dos afetados com ameaça de perda de emprego.

 

A juíza também obrigou o Município a divulgar em seus canais o teor da decisão para que os trabalhadores possam ter amplo conhecimento da medida judicial. Na ação, movida pelas procuradoras do MPT Juliana Corbal e Geisekelly Marques e pelo procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro, são apresentados indícios de ilegalidade, como fotos, vídeos e prints de grupos de mensagem em que se convocavam servidores comissionados e terceirizados a participar de eventos de cunho eleitoral.

Bahia Notícias

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas