Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, dezembro 26, 2008

PONTO ESQUECIDO.

No próximo dia 1º de janeiro tomarão posse o Prefeito, o vice e os Vereadores de cada Município, eleitos que foram no último dia 05.10, quando será eleita a Mesa da Câmara Municipal para o próximo biênio, valendo o mandato dos integrantes para os exercícios de 2009 e 2010.

Exceto as eleições das mesas do Senado, da Câmara Federal, das Assembléias Estaduais e das Câmaras nos Municípios de grande e médio porte, de modo geral, não se dá à devida importância à eleição da mesa da Câmara Municipal o que se constitui em grave erro para a comunidade.

Como o Município é um ente federativo com autonomia e competência definidas na Constituição Federal, cada Município, por sua Lei Orgânica, disporá sobre a direção da sessão solene de posse de seus agentes políticos. Em Paulo Afonso pelo art. 24, § 3º, da LOMAN, a direção caberá ao Vereador ao mais idoso. Já no município de Jeremoabo pelo art. 23, § 1º, da LOMAN, a direção caberá ao Vereador que mais recentemente exerceu a Presidência, isso, se ele for reeleito.

Na maioria dos Municípios a Presidência da sessão de posse cabe ao Vereador mais idoso dentre os eleitos. Em seguida é dada posse aos demais Vereadores, elegendo-se a Mesa Diretiva, e em seguida, é dada a posse ao Prefeito e ao vice. Já o ato de transmissão dos cargos de Prefeito e do vice acontece fora da Câmara, na Prefeitura Municipal e em horário distinto.

A eleição da Mesa da Câmara envolve os aspectos substanciais: o financeiro e o político.

a) o financeiro. No plano financeiro quando houve a limitação do número de Vereadores pelo TSE, o Município tinha um orçamento voltado para um número maior de Vereadores e com a redução passou a haver uma sobra de receita. Segundo Bob Charles, o orçamento anual de Paulo Afonso prevê um repasse mensal em torno de R$ 485.000,00 (não verifiquei o projeto da LOA e nem fiz o mesmo em Jeremoabo). Em razão do orçamento municipal para o Poder Legislativo, exercer a presidência da Mesa da Câmara faz com que o seu exercente tenha um controle sobre um dos orçamentos mais alto de todo o Município.

b) o político. A meta de todo Prefeito é ter o controle do Poder Legislativo Municipal, o que também acontece no Governo Federal e Governos Estaduais. Se o Prefeito não faz a Mesa da Câmara e nem obtém maioria parlamentar, as dificuldades serão enormes e terá muita dificuldade para governar.

Tão logo encerradas as eleições municipais, o Prefeito eleito, se fizer minoria parlamentar corre para cercar os Vereadores de oposição. A finalidade é fazer a Mesa da Câmara e obter maioria parlamentar. Os Vereadores dos pequenos municípios são os mais vulneráveis. Isso, pela má formação política, falta de capacidade para compreender a importância de seu cargo e muitas vezes, por falta de caráter, o mais comum. É naquela base: Joga-se dinheiro para cima e o que cair é meu e o que ficar é de Cristo!

Na minha concepção e isso já traduzi para vários Prefeitos, não vale a pena a corrida e nem comprar por “30 dinares de Judas” ou em troca de cargos na administração municipal. Basta governar com transparência, abrindo as receitas e despesas para a comunidade. Informar a quem pagou e a origem da dívida. Para obter maioria parlamentar que se negocie com os Partidos a compor uma base parlamentar. Nesse caso, ninguém ficará com as mãos sujas.

O título do artigo é PONTO ESQUECIDO.

O ponto esquecido na composição da Mesada da Câmara Municipal é a proporcionalidade.

A Mesa da Câmara é composta de um Presidente, um Vice e mais o 1º e 2º Secretários. Pelo princípio da proporcionalidade todos os Partidos terão assentos na Mesa da Câmara, Se em razão do número de cargos na mesa não for capaz para absorver a representação de cada partido, observar-se a quantidade de Vereador por partido.

Isso se aplica à Mesa da Câmara e na composição das Comissões.

O Presidente Lula rompeu uma tradição republicana de que o partido com maior número de representantes fazia o Presidente da Mesa Legislativa. Pretendendo a presidência da Câmara Federal negociou com os partidos aliados e elegeu João Paulo que acabou metido no “mensalão”. Hoje pretende encaçapar Tião Viana como presidente do Senado quando o partido majoritário é o PMDB.

Como o princípio da proporcionalidade é acolhido por cada Lei Orgânica e se na eleição da Mesa da Câmara ele não respeitado, o Partido prejudicado poderá recorrer ao Poder Judiciário e inúmeras são as decisões do STJ, do TJBA e demais Cortes Estaduais de Justiça invalidando eleições quando não se observa a proporcionalidade nos cargos.

O Dr. Paulo Rogério Pereira Miranda, Consultor Jurídico da UVERGS – União dos Vereadores do Estado do Rio Grande do Sul, em Parecer datado de 19 de outubro de 2006, citando lições de doutrina e a jurisprudência, sobre o tema, se manifestou com muito acerto (http://www.uvergs.com.br/interna.php?area=noticias&id=38).

O juiz Leone Carlos Martins Júnior, titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Joaçaba-SC, concedeu liminar em mandado de segurança para anular a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, por desrespeito ao princípio da proporcionalidade partidária na composição da chapa vencedora. Integrada por nove vereadores pertencentes a oito partidos distintos (dois do PMDB e um do PT, PP, PV, PPS, PDT, PSDB e PL), a Câmara elegeu a Mesa com os dois peemedebistas em sua composição? Portanto, do total do número de membros da Mesa Diretora (quatro), o PMDB possui 50% das vagas. É fácil concluir-se, assim, que não foi observada a proporcionalidade partidária, pois, para tanto, seria necessário que tal agremiação partidária possuísse pelo menos 50% do número total de vereadores que compõem a Câmara, o que não ocorre na hipótese, interpretou o magistrado. O juiz determinou ainda que o Legislativo municipal realizasse nova eleição em sua próxima sessão. Ainda que não seja possível a estrita observância, matematicamente, da proporcionalidade partidária, deve a Mesa Diretora ser formada respeitando-se ao máximo tal proporcionalidade, desde que isto seja viável no campo fático. E no caso dos autos, frise-se mais uma vez, existia concretamente tal possibilidade, Concluiu o magistrado. (Mandado de Segurança n° 037.07.001135-0).

Se há uma fragmentação de siglas o caminho será instituir blocos parlamentares como meio de manter um equilíbrio de forças na Casa Legislativa.

A vulnerabilidade do Poder Legislativo acontece em todos os níveis da Federação porque a chave do cofre fica com o Poder Executivo. Para o Vereador, o raciocínio é o seguinte: tenho que dar assistência aos meus eleitores e preciso de atendimento médico, remédio, transporte, emprego e etc... e sem o Prefeito não tenho como sobreviver politicamente, então terei de me submeter aos caprichos.

Ora, o Setor Público, diga-se, a Prefeitura, em parceria com os Governos Federal e Estadual, presta serviços nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, pelo que caberá ao Vereador, assistindo ao seu eleitor, fiscalizar a eficácia da prestação dos serviços sem se vender, principalmente quando o Ministério Público vem tendo atuação destacada ma defesa dos direitos difusos e coletivos. Se faltar médico na região ou na localidade, exija os profissionais necessários. O PSF está ai.

O Vereador, diferentemente do que ele pensa, poderá ele ter uma atuação destacada mantendo o seu eleitorado e defendendo os interesses da comunidade sem a necessidade dos 30 dinares e postura ética. Agora, se ele se vende, deverá ser tratado como Judas na semana santa. É um problema de representatividade e cidadania.

É bom lembrar que o mandato do agente político é do Partido e não do ocupante do cargo eletivo. Tanto o princípio da fidelidade partidária impede a jogatina, como nas votações de cada matéria o partido pode fechar questão sobre a aprovação ou não da matéria e aquele que discrepar poderá vir a perder o mandato.

NOTA. No início do mandato do governador Jaques Wagner, em Antas, ele garantiu a recuperação e conservação das estradas na região em 2008 e uma recuperação total em 2009. De Ribeira do Pombal para Paulo Afonso começou uma nova recuperação com mais camada asfáltica. A BR 110, dentre as estradas federais na Bahia, recebeu a o maior aporte de recursos. Eu que nunca foi petista lembro que entrou governos do DEM(PFL) e do PSDB nada de estrada e prejuízos para a produção e agora com o governo PT já pode viajar em condições adequadas para Salvador.

FRASE DA SEMANA: “É essencial saber o que se deve observar.” Clarice Lispector.

Fernando Montalvão. Paulo Afonso, 26 de dezembro de 2008.

Em destaque

Interpretação correta dos números das pesquisas requer mais do que palpites

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do JCaesar (Veja) Maria Hermínia Tavares Fol...

Mais visitadas