Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, novembro 07, 2007

PT assina contra o 3º mandato

Brasília. Presidentes de nove partidos uniram-se ontem para repudiar a proposta de criar um terceiro mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota assinada pelo PT, PSDB, PMDB, DEM, PDT, PC do B, PP, PSC e PSB, eles que são contrários a mudanças na Constituição que possam permitir um terceiro mandato ao presidente da República, governadores e prefeitos.
"Os presidentes de partido tornam público o seu posicionamento contrário a quaisquer alterações das normas constitucionais que disciplinam as eleições para cargos de presidente da República, governadores e prefeitos visando facultar um terceiro mandato consecutivo mediante segunda reeleição", diz a nota.
Os nove fecharam questão contra as articulações argumentando que essa discussão "compromete o clima de tranqüilidade e normalidade política e institucional do país".
O vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, disse que a reunião dos partidos encerra qualquer articulação sobre o terceiro mandato.
- Queremos que seja uma pá de cal, que esse assunto seja encerrado - comentou.
Apesar de deputados petistas terem articulado nos bastidores a votação de proposta de emenda constitucional que permite o terceiro mandato aos atuais ocupantes de cargos públicos, mesmo para os já reeleitos, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, desautorizou as discussões dentro do partido.
- O PT nunca estimulou, não tem qualquer posição favorável a essa iniciativa.
O presidente do PMDB, Michel Temer (SP), afirmou que os nove partidos consideram que a discussão sobre terceiro mandato compromete o próprio desenvolvimento democrático do país.
Já o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), disse que os partidos não vão permitir que se instale no país um "clima de instabilidade democrática" como ocorre atualmente em outros países da América Latina -numa referência indireta à Venezuela.
(Folhapress)

Em destaque

Débora Regis barra aumento do próprio salário e do vice-prefeito: “Vamos cortar na própria carne para arrumar a casa”

  Foto: Tiago Pacheco/Divulgação A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil) 22 de janeiro de 2025 | 20:15 Débora Regis barr...

Mais visitadas