terça-feira, janeiro 20, 2026

Enamed: 12 cursos de Medicina na Bahia ficam abaixo da média e podem ser penalizados; veja lista

 

Enamed: 12 cursos de Medicina na Bahia ficam abaixo da média e podem ser penalizados; veja lista
Foto ilustrativa: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Doze cursos de Medicina na Bahia receberam notas 2 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Medicina (Enamed 2025). Conforme os resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (19), 26 instituições de ensino Superior foram avaliadas no estado e, entre as doze que ficaram abaixo da média, que varia entre 1 e 5, apenas uma é pública. 

 

As instituições que alcançarem conceito 1 ou 2 no exame poderão sofrer sanções. Cursos avaliados com conceito 2 terão redução de vagas para novos ingressos, enquanto os que receberem conceito 1 terão o ingresso de novos estudantes totalmente suspenso.

 

Ao todo, 4 cursos obtiveram a nota máxima (5); 7 ficaram com nota 4; 3 receberam nota 3 (satisfatória) e quase metade, ou seja, 12 das avaliadas ficaram abaixo da média (com notas entre 2 e 1), indicando que a maior concentração está nas faixas intermediária e baixa de avaliação. 

 

Confira a lista de universidades com as menores notas na avaliação: 

 

  • Centro Universitário Maurício de Nassau de Barreiras - Barreiras;
  • Centro Universitário Unime - Lauro de Freitas;
  • Centro Universitário Zarns - Salvador;
  • Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia - Eunápolis;
  • Faculdade AGES de Medicina de Irecê - Irecê;
  • Faculdade Estácio de Juazeiro - Juazeiro;
  • Faculdade AGES de Medicina - Jacobina;
  • Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna - Itabuna;
  • Faculdade Estácio de Alagoinhas - Alagoinhas;
  • Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis - Eunápolis;
  • Universidade Federal do Sul da Bahia - Teixeira de Freitas;
  • Afya Faculdade de Ciências Médicas de Vitória da Conquista - Vitória da Conquista

 

O Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)?para os cursos de medicina e permite o aproveitamento de seus resultados nos processos seletivos de programas de residência médica. Os resultados individuais dos estudantes participantes foram divulgados no dia 12 de dezembro de 2025.

 

Em declaração, o atual ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o MEC aplicará penalidades aos cursos com notas 1 ou 2. Instituições que persistirem abaixo da média por mais de uma avaliação podem enfrentar o fechamento dos cursos, suspensão total ou parcial da entrada de novos estudantes; impedimento da ampliação de vagas; bloqueio de novos contratos do Fies; e Suspensão da participação no Prouni.

 

No caso da Bahia, a única universidade federal com a avaliação abaixo da média foi a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb), em Teixeira de Freitas.

 

(Atualizada às 21h39)

Em destaque

Rede estadual da Bahia registra cerca de 500 notas acima de 900 na redação do Enem 2025

  Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia Manchete 20 de Janeiro de 2026 O desempenho dos estudantes da rede pública estadual da Bahi...

Mais visitadas