terça-feira, janeiro 20, 2026

Renan Calheiros diz que Motta e Lira pressionaram TCU contra liquidação no caso Master

 

Renan Calheiros diz que Motta e Lira pressionaram TCU contra liquidação no caso Master
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse, nesta segunda-feira (19), que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ex-presidente do Legislativo Arthur Lira (PP-AL) pressionaram membros do Tribunal de Contas da União (TCU), com o objetivo de reverter uma decisão do Banco Central que liquidou o Banco Master.


 

O senador disse em entrevista a Globo News, que recebeu informações sobre Motta e Lira terem atuado para influenciar o processo da Corte de Contas que analisa a atuação do BC no caso Master. No entanto, Calheiros não informou e detalhou como essas pressões teriam ocorrido. 

 

 "Tenho informações de que o atual presidente da Câmara dos Deputados e o ex-presidente da Câmara dos Deputados pressionaram e continuam pressionando um setor do TCU para que o Tribunal liquide a liquidação", afirmou.

 

Após ser citado na declaração, Lira se pronunciou e apontou que seria uma “fake news” do senador, um de seus adversários políticos. 

 

“Tem se especializado em criar fake news e atacar sem provas seus adversários. Além disso, usa assuntos sérios de forma leviana para chantagear o governo, o parlamento e tentar limpar a própria biografia, muito manchada por malfeitos”, indicou. 

 

O juiz Scott M. Grossman, da Corte de Falências do Distrito Sul da Flórida, reconheceu oficialmente o processo de liquidação judicial do Banco Master. Em decisão, atendeu integralmente ao pedido da EFB Regimes Especiais de Empresas, a liquidante nomeada pelo Banco Central do Brasil, e determinou o bloqueio dos ativos da instituição financeira em território norte-americano.

 

A medida judicial se estende também às empresas controladas: Banco LetsBank S.A., Banco Master de Investimento S.A. e Master S/A Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários. O magistrado emitiu uma ordem de inibição, determinando que "todas as pessoas e entidades ficam impedidas de iniciar ou prosseguir com qualquer ação ou processo relacionado aos ativos, direitos, obrigações ou passivos" do grupo Master nos Estados Unidos.


Em destaque

Rede estadual da Bahia registra cerca de 500 notas acima de 900 na redação do Enem 2025

  Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia Manchete 20 de Janeiro de 2026 O desempenho dos estudantes da rede pública estadual da Bahi...

Mais visitadas