terça-feira, janeiro 20, 2026

Em tratamento contra câncer, Roseana Sarney é internada com pneumonia

 

Em tratamento contra câncer, Roseana Sarney é internada com pneumonia

Deputada e ex-governadora do Maranhão enfrenta subtipo de tumor agressivo

Por Folhapress/UOL

19/01/2026 às 21:00

Atualizado em 20/01/2026 às 00:11

Foto: Reprodução/Redes sociais

Imagem de Em tratamento contra câncer, Roseana Sarney é internada com pneumonia

A deputada federal e ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB-MA)

Em tratamento contra um câncer de mama, a deputada federal e ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB-MA), 72, foi internada na semana passada com pneumonia.

Roseana deu a notícia na noite deste domingo (18), em seu perfil no Instagram. Ela faz tratamento contra um câncer de mama triplo-negativo, um subtipo de tumor agressivo, que representa, em média, 15% dos casos de câncer de mama no mundo. Nas imagens, ela aparece em uma cama de hospital, com a cabeça raspada, efeito da quimioterapia.

Segundo a deputada, a semana passada "não foi das melhores". Ela diz no vídeo que teve alta médica na última quinta-feira (15) e chegou a ir para casa. Contudo, no dia seguinte foi novamente hospitalizada com uma pneumonia.

Quando se recuperar da doença respiratória, a deputada disse que vai passar por uma cirurgia, parte do tratamento contra o câncer de mama. Também de acordo com ela, a última sessão de quimioterapia, que estava marcada para o dia 27, foi cancelada por causa da pneumonia.

Ela descobriu o câncer durante exames de rotina. O anúncio do diagnóstico foi feito em agosto do ano passado. Em 1998, ela já havia sido submetida a um tratamento oncológico. Roseana é atendida por Roberto Kalil, o mesmo médico do presidente Lula (PT).

Família tradicional da política maranhense

Roseana Sarney é filha do ex-presidente e senador José Sarney (MDB-AP). Governou o Maranhão por quatro mandatos e ainda foi senadora.

Ficou conhecida como a "musa do impeachment", por sua atuação no afastamento do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. Na época, ela era deputada federal e se revelou uma negociadora hábil no Congresso.

Politiva Livre

Em destaque

Rede estadual da Bahia registra cerca de 500 notas acima de 900 na redação do Enem 2025

  Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia Manchete 20 de Janeiro de 2026 O desempenho dos estudantes da rede pública estadual da Bahi...

Mais visitadas