sábado, janeiro 17, 2026

UFS oferta quase 6 mil vagas em cursos de graduação no SiSU 2026

 Processo seletivo passa a considerar o resultado das três últimas edições do Enem e amplia políticas de inclusão

Inscrições acontecem de 19 a 23 de janeiro (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está ofertando 5.940 vagas em 115 cursos de graduação para todos os campi, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2026, que estará com inscrições abertas no período de 19 a 23 de janeiro, exclusivamente pela internet.

O quantitativo inclui 300 vagas adicionais e a criação de sete novos cursos, sendo seis no Campus de Estância, que iniciará suas atividades neste ano, e o curso de Inteligência Artificial, no Campus de São Cristóvão.

De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFS), as vagas estarão distribuídas da seguinte forma:

  • 2.741 vagas para ampla concorrência;
  • 115 vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD), asseguradas como política de ação afirmativa, com uma vaga por curso, independentemente da procedência escolar;
  • 3.084 vagas reservadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo, conveniadas com o poder público, inclusive em cursos de educação profissional técnica.

“No conjunto das vagas reservadas, são respeitados os percentuais legais, contemplando candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo bruto per capita, bem como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência”, disse a pró-reitora da Prograd/UFS, Marta Élid.

Vagas para pessoas com fibromialgia

O edital da UFS traz como novidade a possibilidade de pessoas com fibromialgia concorrerem às vagas PcD, conforme a Lei nº 15.176/2025, que entra em vigor neste mês. “A medida demonstra que a universidade está atenta às legislações vigentes e reafirma seu compromisso com a equidade, o respeito às diferentes condições de vida e a construção de um acesso mais justo e sensível ao ensino superior”, explicou a pró-reitora.

Quem conseguir uma vaga na UFS, através do SiSU, deve realizar a pré-matrícula institucional de forma on-line.

Clique aqui para ver todos os editais da UFS referentes ao SiSU 2026.

SiSU 2026

O SiSU é um processo seletivo de âmbito federal para ingresso em cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de educação superior em todo o país.

Este ano, a seleção terá algumas mudanças em relação à edição anterior, passando a considerar o resultado das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025. A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas no processo seletivo terá como referência a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso, desde que o participante tenha tirado nota superior a zero na redação e não tenha sido treineiro (estudante que não terminou o ensino médio e faz o exame para fins de autoavaliação).

Vale se atentar à conclusão do ensino médio: o edital reforça que apenas candidatos que tenham concluído o ensino médio podem concorrer a uma vaga no SiSU e ingressar na educação superior, garantindo equidade e segurança jurídica.

Quanto à forma de ingresso, serão ofertadas vagas em cursos com início das aulas previsto tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2026.

Além das ações afirmativas previstas pela UFS, os candidatos também poderão concorrer às modalidades de reserva de vagas da Lei de Cotas.

“O SiSU 2026 apresenta mudanças com o objetivo de tornar o processo seletivo mais flexível, transparente e eficiente. A principal novidade é a possibilidade de utilização de notas de mais de uma edição do Enem, com o sistema considerando automaticamente a melhor nota válida para cada curso, o que amplia as chances de ingresso e reduz a dependência de um único desempenho anual. O edital também explicita os critérios de participação, restringindo a concorrência a candidatos que concluíram o ensino médio, e vincula o semestre de ingresso à classificação do candidato, para os cursos que tem entrada semestral, garantindo maior segurança jurídica, previsibilidade e melhor planejamento acadêmico”, comentou Marta Élid.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe

Em destaque

Convite à oração e à solidariedade cristã

  Convite à oração e à solidariedade cristã Convidamos amigos, familiares e toda a comunidade a se unirem em um momento de fé, silêncio e es...

Mais visitadas